[Dicas] Como brincar com gato filhote. 11 ideias criativas!

Como brincar com gato filhote é algo divertido e engraçado! Se você precisa de dicas do que fazer para entreter o seu lindinho agitado, aqui temos ideias criativas para você explorar.

A verdade é que as brincadeiras vão além de apenas diversão, sendo responsáveis pelo bem estar dos pequenos. Se você não investir um tempo do seu dia com os bonitos, provavelmente eles ficarão estressados e agitados demais.

Essa atividade também evita problemas de mau comportamento futuros ou obesidade felina. Então está na hora de incentivar a diversão, porque ela agrega esses e outros benefícios na vida dele.

Às vezes é difícil de aguentar o pique, todo mundo que já teve gatinho sabe como os pequenos são ligados a duzentos por hora. Por isso quanto mais variedades de brincadeiras para gato filhote hiperativo, melhor. 

A boa notícia é que para eles o mundo é como se fosse uma selva, então não é difícil prender a atenção. Eles gostam de correr de um lado para o outro, pular, agarrar as coisas. 

Só que relaxa, entender como brincar com gato filhote é muito mais fácil do que imagina, só precisa de alguns cuidados. 

Pensando em tudo isso, trouxemos 11 ideias divertidas para vocês (incluindo ainda brincadeiras baratas para gatos filhotes). 

Ao fim explicamos também como funciona a mentalidade do gatinho. É  para você entender tudo e ainda saber sobre algumas coisas que não são indicadas de serem feitas.

Resumindo, é um guia completo de como brincar com gato filhote! Você vai sair daqui sabendo exatamente o que deve fazer com seu crush pet 😉

Leia Também: [Super Guia] Petiscos caseiros para gatos. Mimos naturais.

11 Ideias de como brincar com gato filhote

1- Caixa de papelão

O primeiro da nossa lista de 11 ideias de como brincar com gato filhote é esse item famosíssimo que poderia ser considerado de luxo para os felinos. A famosa caixa de papelão é praticamente uma unanimidade de queridinha dos gatos.

Eles amam entrar dentro e se esconder, arranhar, pular. São diversas as brincadeiras possíveis com esse material simples. É sério, eles adoram.

Você pode transformar a caixa em uma casinha para eles se divertirem. Basta cortar uma janelinha e portinha. No vídeo abaixo vemos dois filhotinhos lindos se divertindo com uma:

E a boa é que essa é uma das brincadeiras baratas para gatos filhotes 😀

Leia Também: [Passo a Passo] Como fazer dois gatos se darem bem em 6 etapas

2- Rolo de papel higiênico

Essa aqui também é uma opção para entreter seu bichano com algo simples. É possível fazer diversos brinquedos diferentes com um simples rolo de papel higiênico.

Nada melhor do que um bom DIY (Faça Você Mesmo) para ajudar nas atividades, né? Lembre que isso provavelmente ainda reforçará o seu relacionamento com o bonito.

Se você quer saber como criar essa brincadeira para gato filhote hiperativo, o vídeo abaixo te mostra 4 alternativas usando o rolo de papel higiênico:

Leia Também: [GUIA] Tipos de miado de gato: entenda seu crush pet

3- Camundongos

Ei, calma, não são camundongos de verdade! Essa é uma sugestão de brinquedinho para te ajudar a como brincar com seu gato filhote <3

O clássico de que gato ama caçar rato, certo? Então um item que imite o bichinho com certeza vai chamar a atenção.

Seja ele pequeno, maior e com rodinha ou amarrado em um fio. Muito provavelmente seu gato será atraído pelos camundongos de brinquedo e vai adorar se divertir com ele.

Abaixo três sugestões para você dar uma olhada:

Leia Também: [Dicas] Como tirar cheiro de xixi de gato em 5 passos

4- Penas

Isso mesmo, brinquedinhos com penas também são uma ideia. Você pode fingir que é algum passarinho, ou apenas usar para chamar a atenção.

Da mesma forma que o camundongo, existem muitas opções desse tipo no mercado. Desde algo mais simple até produtos mais complexos.

Deixaremos também alguns links para você já adquirir o seu se quiser:

Leia Também: [Dicas] 8 formas de como ensinar o gato a usar caixa de areia

5- Varas de pescar

As varinhas são uma ótima forma de como brincar com gato filhote. Incentiva eles a saltarem e gastar a energia. É até uma alternativa para você treinar os saltos do fofinho hehe

Basicamente o brinquedo é uma vara de pescar, com algo na ponta da linha. Aí pode ser algum item com petisco dentro, algum bichinho ou barbantes coloridos. Qualquer coisa que chame a atenção do pequeno <3

Só fique atento aos materiais do que você usar. Lembre também de guardar a varinha ao fim da sessão de diversão para evitar que ele engula a linha enquanto brincar sozinho.

Abaixo temos uma opção para você mesmo fazer, caso seja do tipo que gosta de pôr a mão na massa:

Leia Também: Melhores cachorros para apartamento: 12 raças + indicadas

6- Brinquedos dispensadores de alimentos

Quer estimular a inteligência do seu filhote? Então tente os brinquedos dispensadores de alimentos.

O primeiro passo que você deve ter com eles é o de colocar petiscos, guloseimas ou erva de gato dentro. Em segundo lugar, você provavelmente fechará o brinquedo e entregará ao gatinho.

Atraído pelo cheiro, ele ficará um bom tempo entretido tentando pegar o prêmio que está guardado dentro. 

Existem algumas opções por aí e você pode encontrar esse brinquedo de diversas formas. Se quiser alguma indicação, pode começar visualizando esse aqui:

Leia Também: Como cuidar de uma calopsita: da alimentação às brincadeiras

Você pode procurar por vídeos no YouTube que sejam jogos para gatos, como esse aqui:

Ou então baixar alguns apps que tenham esses games. Alguns nomes são:

  • Paint for cats
  • Magic piano
  • Game for cats
  • Cat alone 2

Leia Também: [Guia] Cuidados com hamster – gerais e de cada raça

8- Arranhadores

Existem arranhadores que são verdadeiros playgrounds. Super indicados para quem está disposto a investir um pouquinho mais para deixar o ambiente mais curioso para o companheirinho explorar.

Essa é uma ideia interessante porque além de ser uma forma de divertir o seu gato também ajuda como opção para que ele não arranhe o sofá.

Se liga no porte de alguns arranhadores:

Leia Também: [LISTA] Livros sobre gatos que todo gateiro deve conhecer + bônus

9- Brinquedos sonoros

Os estímulos sonoros servem como um atrativo a mais para seu gatinho não perder o interesse tão rápido. Você pode procurar por esse tipo de brinquedo em lojas de pet shop.

Jogar algo que tenha sininhos e faça barulho para ele ir buscar pode ajudar no seu instinto de caça. Ele provavelmente ficará curioso com o objeto e vai querer ver como é.

Leia Também: Por que os gatos se lambem – entenda os lambeijos

10- Brinquedos caseiros

Durante o post já deixamos algumas sugestões de brinquedos que rola de você fazer por conta própria, mas vale um tópico completo ressaltando essa opção. Esse é um caminho de ter brinquedos baratos para gatos filhotes, dos quais eles vão amar.

O legal é que também é um modo bem carinhoso e simples de mimar a gracinha da casa. O processo de fazer o brinquedo pode ser trabalhoso, mas é algo gostoso.

Estreita os laços entre vocês e é gratificante na hora que você vai colocar em prática e vê o seu crush pet amando o que você fez!

Então se você quer saber como brincar com gato filhote e ver mais ideias de brinquedos que pode fazer por conta própria, o vídeo abaixo te dá uma luz:

Lógico que tudo depende muito do resultado, mas vale a pena a tentativa 🙂 

Leia Também: Como fazer laços para PET: passo a passo de 3 modelos famosos

11- Meias

A última sugestão da lista é usar meias antigas! É bem simples, tudo o que você precisa é de um par de meias que não usa mais. Se elas forem coloridas, melhor ainda.

Você pega as duas peças e dá um nó as unindo. Depois corte as duas pontas livres, fazendo algumas franjas e prontinho, está feito.

Você pode brincar balançando de um lado para o outro, chamando a atenção do nenê e depois jogando. Outra ideia também é pendurar em uma varinha e incentivar os saltos.

Leia Também: Alergia a gato na pele humana? Saiba a causa e o que fazer

Por que brincar com gato filhote?

Dos benefícios que você encontra, podemos citar que brincar com gato filhote:

  • Ajuda a desenvolver a comunicação e melhora a relação entre vocês
  • Evita estresse e mau comportamento
  • Incentiva o exercício físico, deixando o gato saudável
  • Trabalha sua inteligência

O modo que os gatos encontram de brincar é como se simulasse uma caça. Eles gostam de se espreitar, perseguir, pular e capturar objetos. 

O estímulo deles é o instinto predatório e se você quer saber como brincar com gato filhote é importante ter isso em mente. Principalmente porque os lindinhos são ainda mais enérgicos e curiosos que os adultos.

Então tenha paciência. Entenda que muitas vezes você deverá usar dessa brincadeiras com o gato filhote hiperativo como uma forma de distraí-lo e acalmar os ânimos.

Algumas coisas que você deve ter atenção na hora de começar a se divertir são:

  • O lindinho deve sempre capturar a “presa” no final. Isso evita estresse e frustração no felino.
  • Não use suas mãos, dedos ou pé. Pode parecer inofensivo de início, mas isso incentiva o comportamento de arranhar e atacar nosso corpo. Quando ele cresce se torna um problema.
  • Sempre confira os brinquedos que estiver usando. Cuidado para não pegar algo cujo material seja tóxico para o pequeno.
  • Ao final da sessão divertimento, guarde os instrumentos. Dessa forma não corre o risco dele se machucar brincando sozinho.
  • Mantenha o ar de novidade com as brincadeiras. Gatos são inteligentes, se você usar todos os artifícios de uma só vez eles vão se entediar rápido. Aproveite que a nossa lista tem muitas ideias e vá variando entre elas 😉

Leia Também: Como dar banho em gato sem se machucar: 7 dicas e 6 passos

Gostou do nosso tutorial de como brincar com gato filhote? Depois que testar as opções conta pra gente nos comentários o que seu crush pet achou 😀

Aproveita e compartilha o post para aquela pessoa bem gateira que tem um filhotinho lindo em casa. Aposto que as ideias vão ajudar ela a se divertir de forma criativa com o  nenêzinho.

Já que chegou até aqui, você precisa conferir nosso post com dicas de como cuidar de gato filhote. Falamos sobre a atenção redobrada que você deve ter com os pequenos, tudo explicado tintin por tintin para você!

Comente Abaixo