[DICAS] O que fazer para o gato não arranhar o sofá – métodos simples e práticos

Junto com o gatinho veio muito amor, mas também um pouco de destruição? O tecido dos móveis aparecem marcados e detonados e você não sabe como controlar a fera? Então veio ao lugar certo porque a Crush Pets hoje vai te dizer o que fazer para o gato não arranhar o sofá!

Todo bom gateiro sabe de uma coisa: os bonitos gostam de arranhar. E, muitas vezes gostam de fazer isso no seu sofá ou em outros móveis da casa.

Nessas horas não adianta ficar nervoso com o bichinho. Principalmente porque os felinos têm o costume de arranhar de modo instintivo. 

A ação traz benefícios para eles, por ser uma forma de se exercitar e trabalhar seus músculos. Além de também afiar suas unhas.

Outro fator que influencia é que gatos são animais bastante territorialistas. Quando eles arranham um material estão deixando seu cheiro nele, como forma de dominação.

Esse ato é essencial para evitar o estresse felino. Então não adianta repreender como se ele estivesse errado. A ação em si não é negativa, mas sim o lugar em que ele a pratica.

E por isso hoje traremos essas dicas de ouro para seu gato não arranhar o sofá:

  • O problema pode ser o tecido
  • Arranhadores
  • Educar corretamente
  • Cuide do cheiro
  • Capas em móveis
  • Brincar para não arranhar
  • Cortar as unhas
  • Fitas dupla face e papel alumínio

Viu, eu disse que não precisava ficar nervoso! Existem muitos métodos de como fazer o gato não arranhar o sofá e nós vamos falar deles aqui tintin por tintin.

Então sem mais delongas, bora ver o que fazer para seu gato não arranhar o sofá 😀

Leia também: Como dar banho em gato sem se machucar

Dicas do que fazer para o gato não arranhar o sofá

O problema pode ser o tecido

Não sabe o que fazer para seu gato não arranhar o sofá da sala? Vamos começar esclarecendo então uma questão inicial que pode facilitar o processo: troque o tecido.

Sim, isso mesmo. Existem alguns tecidos que o pet não sente vontade de arranhar por não gostar da textura, e outros que ele nem mesmo consegue. No vídeo abaixo o canal Joyce Acioli fala qual o sofá ideal para o gato não arranhar:

Nós sabemos que mudar o revestimento inteiro do sofá é uma função e alto investimento. Você precisa fazer as contas e ver se é possível para você. Saiba que essa é uma alternativa válida, mas não é a única.

Caso você não consiga por causa do dinheiro ou tempo, relaxa que a conversa tá só começando. Ainda vamos falar de algumas dicas simples e mais acessíveis 😉

Arranhadores

Os arranhadores são de suma importância para quem quer fazer com que o gato pare de arranhar os móveis. Esse acessório é feito de materiais com textura agradável ao tato do gatinho, além de muitas vezes possuir brinquedos e outras distrações.

Para escolher o arranhador perfeito você deve levar em conta o tamanho que seu anjinho fica quando está de pé. É necessário que ele tenha no mínimo essa altura para que seja confortável.

Além disso, não pode correr risco de entortar. Principalmente se for muito alto. Afinal, você não quer que o animalzinho se machuque, certo?

Quando for escolher pense nos materiais que o gato mais ama. Carpete, tecido, textura de árvore… quanto mais assertivo você for nesse aspecto, mais ele irá curtir.

Comprei o arranhador, mas o gato nem tchum. E agora?

Tudo se trata de um processo. Você precisa o ensinar a usar o brinquedo. Para isso siga esse passo a passo:

  • Deixe o arranhador próximo do canto do sofá que o abençoado costuma enfiar as garras (se for mais de um canto, compre mais de um arranhador)
  • Sempre que você pegar ele arranhando o sofá, tire ele de lá e coloque em cima do objeto
  • Se necessário, mostre para ele como deve ser feito. Arranhe com suas próprias unhas o acessório
  • Uma super dica é colocar catnip (erva de gato) no arranhador. É um atrativo, além de incentivar o bichinho a se esfregar no brinquedo.
  • Quando ele finalmente usar o arranhador, dê petiscos e faça muito carinho para ele perceber que é algo positivo

O arranhador é um produto necessário. Em alguns casos você até precisará de mais de um. Por exemplo, se tiver dois nenês em casa é importante que tenha um para cada se não eles acabam não se dando bem.

Então uma das maiores dicas para o gato não arranhar o sofá é: tenha um arranhador em casa. Pode acreditar que o bichano vai amar e te agradecer com muito carinho! <3

In Love Cat GIF
Via Giphy

Eduque corretamente para o gato não arranhar mais o sofá

Essa dica não pode ser ignorada. Para aprender como fazer seu gato não arranhar o sofá, você precisa saber o jeito correto de educá-lo

Então bora começar falando que: não adianta ficar agressivo, isso só irá assustar e fazer seu pet ter medo de você. O que você precisa apresentar é uma pose de autoridade.

Diga “não” de forma séria e decidida, chamando a atenção dele e mostrando que é errado. Depois disso coloque ele no arranhador para que entenda qual o lugar certo de fazer esse exercício diário dele.

O vídeo abaixo mostra como você deve chamar a atenção do seu Crush Pet:

Cuide do cheiro

Sim. Cuidar do cheiro está dentro da lista do que você pode fazer para o gato não arranhar o sofá mais.

Mas como assim? É simples: gatos são animais com muita sensibilidade olfativa, então um cheiro diferente no sofá pode acabar afastando ele do móvel. 

Você pode começar lavando a região arranhada e então aplicar alguma dessas opções:

  • Perfumes aromatizados fortes
  • Óleos essenciais cítricos, como de laranja ou eucalipto (eles odeiam!)
  • Mistura de vinagre com água

Seu lindinho não vai querer que os cheiros acimas fique no pelo dele e nem na sua patinha. Logo irá parar de arranhar as áreas que foram perfumadas.

O vinagre é um pouco complicado por causa do odor forte e desagradável. Aqui em casa, costumamos usar os óleos essenciais porque deixam um cheirinho agradável no ambiente 🙂

Leia também: como tirar cheiro de xixi de gato

Capas em móveis

Essa dica pode não agradar todo mundo por questões decorativas, mas é uma sugestão bem eficiente.

Colocar capas plásticas por cima dos móveis arranhados provavelmente fará com que seu bichinho não veja mais graça nele. 

Ele associará o móvel à algo negativo por causa da capa. Isso tudo porque gatos costumam não gostar da sua textura e nem do seu cheiro.

Então você pode ver como uma medida provisória, talvez. Deixar a capa apenas por um tempo, até que ele não veja mais graça no sofá!

Brincar para não arranhar

Brincar com seu gatinho é sempre uma boa opção! Eles vão ficar felizes, agradecidos e ainda melhora sua relação com ele.

Agora, essa atividade fica melhor ainda por fazer parte do que você deve fazer para seu gato não arranhar o sofá. Te explico o motivo: essa é uma forma de exercitá-lo e proporcionar o trabalho seus músculos, o cansando.

É como se estivesse trocando um exercício pelo outro. E de quebra você ainda faz com que ele comece a relacionar o prazer e a diversão por outra coisa ao invés de arranhar o móvel. Um jeitinho carinhoso de tornar o sofá menos atraente para o bichano.

Se você não sabe direito como brincar com seu gato, sugerimos que leia a matéria que fizemos sobre o assunto. É só clicar no link aqui

Cortar as unhas

Uma das dicas mais essenciais dessa nossa lista sobre o que fazer para o gato não arranhar seu sofá.

Com as unhas cortadas ele perde um dos motivos para arranhar o sofá (o de precisar afiá-las). Além disso, mesmo que continue insistindo no exercício, não conseguirá enfiar as garras no tecido – porque não terá mais elas por um tempo.

E não precisa ter medo de cortar as unhas da sua gracinha! Isso não faz mal, não atrapalha a saúde dele e – se feito da forma certa – não machuca eles. Não tem nenhum ponto negativo ou contrário a essa sugestão.

A única coisa que precisa ter é atenção e cuidado se for cortá-las por conta própria. Tenha o cortador certo e saiba a região que deve ser feita a cisão, além muita cautela porque existem alguns vasos sanguíneos nela!

No vídeo abaixo temos a Isa Gateira ensinando como deve cortar a unha do gato:

Se não se sente seguro para fazer isso, procure algum veterinário ou pet shop para fazer o processo. Afinal, ninguém quer que você machuque seu Crush Pet sem querer 😉

Fitas dupla face e papel alumínio

Essas táticas são certeiras para que os bichanos percam o interesse no seu móvel favorito. E você precisa apenas de materiais simples e baratos! Se liga no passo a passo de cada uma:

Fitas dupla face

Esse método simples precisa apenas que você:

  • Pegue um pedaço de fita dupla face e enrole de forma que as pontas colem uma na outra
  • Cole ela na região mais afetada pelo capetinha da casa
  • Faça isso várias vezes até que a área esteja toda preenchida pelo material

A consistência pegajosa e grudenta não será a sensação preferida do bichinho. Logo aprenderá que arranhar o sofá não é agradável para o seu tato e evitará o exercício.

Papel alumínio

Você precisa apenas de um rolo de papel alumínio! E tudo o que deve fazer é colar no braço do sofá, ou em qualquer outra região que seja mais arranhada. Lembre de cobrir a área completamente, ok?

Mais uma vez, a textura não será agradável para seu animalzinho. Nessa tática também tem a questão do barulho do alumínio, isso provavelmente irá assustá-lo.

No vídeo abaixo você pode visualizar melhor como fazer tudo isso:

E aí, o que achou dos nossos métodos? Acha que conseguiu aprender o que fazer para o gato não arranhar o sofá?

Não deixe de contar para gente nos comentários se as dicas te ajudaram! Deixe suas sugestões também, caso saiba de alguma outra. A ideia é que gateiros ajudem uns aos outros nessas artes que os fofinhos fazem 😀

Leia também: como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

- Advertisement -

POSTS FRESQUINHOS