[Guia] Cuidados com hamster – gerais e de cada raça

Pensando em ter um roedorzinho lindo? Então você precisa saber sobre os cuidados com hamster. Eles são muito fofos e tranquilos, mas mesmo assim devemos ficar atentos a alguns detalhes.

Ótima opção para quem quer um pet, mas não tem muito espaço em casa. Os hamsters são bichinhos pequenos, fofinhos e fáceis de cuidar. Talvez por isso seja um pet tão popular no Brasil.

Se você tem crianças em casa vai amar ainda mais. Não tem como não cair nos encantos desses bonitinhos.

Adorable Hamster GIF - Find & Share on GIPHY
Via Giphy

A longevidade dos nossos amiguinhos costuma ser de 2 a 4 anos e sua média de preço é entre R$10,00 e R$50,00

Nesse post trazemos informações sobre os cuidados gerais e logo em seguida falamos um pouquinho de cada raça. Sendo elas:

  • Sírios
  • Chinês
  • Roborovski
  • Anão Russo

Então bora logo que você vai sair daqui sabendo todos os cuidados com hamster. Prontinho para ter seu crush pet <3

Cuidados com hamster [geral]

Ambiente para hamster

Um dos primeiros fatores que você deve se atentar é a gaiola. uma casa espaçosa ajudará no bem estar do seu bichinho, dando para ele conforto e evitando estresse. O tamanho padrão para se ter como base é 60x40cm.

A gaiola precisa ser colocada em um lugar onde o sol não incida diretamente sobre o pet, tomando cuidado para que ele não tenha insolação. Uma área ventilada, mas não tão fria é o indicado.

Fique bem atento aos seguintes aspectos:

  • Tamanho da grade: analise se é seguro para seu hamster, ou se corre risco dele conseguir escapar entre elas
  • Chão: você deve cobrir com algo, como papel ou álamo. Veja o que é mais indicado para seu hamster.

Alimentação para hamster

A alimentação para hamster é bem simples. Você deve ter um comedouro instalado na gaiola. Deixe distante da casinha para que ele não acabe confundindo e comendo ela. O ideal é comprar uma ração específica para os bichinhos em lojas de pets.

Além disso você pode dar alguns petiscos para eles:

  • Frutas
  • Legumes
  • Verduras
  • Sementes

Não pode ser nada industrializado ou muito temperado para não afetar a saúde deles. De preferência, peça ao veterinário indicação dos melhores agradinhos que você pode dar para seu novo lindinho.

Eles adoram as sementes ou algo mais duro que dê para roerem. Afinal, eles são roedores por natureza e se divertem com isso.

Quanto a água, se certifique de deixar o bebedouro sempre cheio e de trocar com frequência para algo fresco. É importante que eles possam se hidratar sempre que sentirem necessidade.

Limpeza

Não é necessário que você banhe seu hamster, eles não costumam ter nenhum cheiro e limpam seu próprio pelo. A gaiola precisa de uma higienização de cinco em cinco dias.

O ideal é que você retire o pet no dia da lavagem e o deixe em algum outro lugar que ele não fuja. Lave a base da gaiola com detergente/sabão neutro e seque completamente. Depois é só forrar novamente o chão.

O comedouro e bebedouro devem ser limpos diariamente com esponja e sabão. A frequência é importante para não correr o risco de transmitir doença para o roedor.

Brinquedo

Uma coisa que você precisa saber sobre hamsters é: eles são muito ativos. Esse crush pet é agitado e gosta de se entreter. Por isso, é importante que tenha brinquedos para mantê-los distraídos e exercitados.

A rodinha é a clássica, mas é bom ter outras opções na manga. Ele vai adorar! É possível improvisar algumas diversões facilmente. Uma opção é espalhar comidinha pela gaiola e deixar que ele fique procurando por elas. 

O vídeo abaixo do canal AnimalPetFans mostra alguns Do It Yourself (Faça Você Mesmo) de 9 brinquedos com rolo de papel:

[específicos]

Cuidados com hamster filhote

Ao comprar o hamster em petshops de confiança, você provavelmente vai adquirir o bichinho mais adolescente do que realmente filhote. 

Então o que você deve se atentar para hamster recém comprados será os pontos gerais que falamos ali em cima:

  • Ambiente
  • Alimentação
  • Brinquedos
  • Limpeza

Isso rola porque os filhotes de roedores são muuuito delicados, então a venda geralmente se dá depois que estão mais velhos. São algumas questões de segurança.

Não é aconselhável a reprodução doméstica de hamsters justamente por causa disso. Pode ser um processo danoso para a mãe, além de muitas vezes a ninhada ser extremamente difícil de cuidar.

Mas, caso aconteça mesmo com você evitando, sugerimos que confira o vídeo abaixo sobre cuidados com hamster filhote:

Cuidados com hamster sírio

Para saber os cuidados com hamster sírio, você deverá entender as características específicas da raça.

Essa é a mais popular e uma das maiores quando comparada às outras. Pode chegar a 17cm, portanto lembre-se de alimentar bem eles. São onívoros, então além da ração e das verduras também comem insetos.

Vivem em média 2 anos e podem ter problemas se conviverem com mais mais bichinhos em uma gaiola pequena. É possível que isso gere estresse nos seus pets, portanto se quiser uma família de hamster saiba que precisa estar bem preparado.

Mas de modo geral são bichinhos calmos com humanos, sendo bem dóceis. Possuem hábitos noturnos, tendo o costume de passar o dia dormindo.

Alguns dos possíveis problemas de saúde deles são:

  • Diarreia
  • Pneumonia
  • Pulga/Piolho
  • Perda de pêlo
  • Crescimento excessivo dos dentes
  • Obesidade

Então tenha o contato de um veterinário fácil. É importante ter um profissional certo para te ajudar a cuidar direitinho do seu pet.

Cuidados com hamster chinês

Essa raça é de um bichinho com corpo comprido e fino, além de uma cauda pequena. Parece bastante com ratinhos. Costuma medir entre 14 e 16cm.

Ele é mais arisco, então vá se aproximando aos pouquinhos. Se for devagarzinho ele com certeza vai se acostumar e ficar dócil. Tenha paciência, siga direitinho os cuidados com hamster chinês e evite o estresse.

Ficam muito fofos quando inflam a bochecha para esconder alimentos. Característica bem marcante desse bonitinho.

Esse é um hamster proibido no Brasil. O motivo? A portaria 93/98 do IBAMA torna ilegal a exportação e importação de espécimes vivos.

Cuidados com hamster panda

Esse fofinho na verdade é um outro tipo de hamster sírio. E o que ele tem de diferente? A coloração especial, geralmente com a cabeça preta e corpo branco. Similar aos pandas.

Essa característica diferente faz com que esse roedor seja queridinho de crianças. Tem um pelo curto, corpo robusto e uma pequena cauda.

São inteligentes e brincalhões, então é importante ter uma variedade de brinquedos para eles se distraírem. 

Além disso, tenha bastante atenção aos dentinhos graças ao crescimento excessivo. Não esqueça de ter um profissional confiável para caso role algum problema de saúde. Esse é um dos cuidados com hamster panda que serve para todas as raças também.

Cuidados com hamster roborovski

Essa é uma das menores raças, sua média é de 5cm. São de origem asiática e por isso são proibidos no Brasil.

Os principais cuidados com hamster roborovski são relacionados ao seu pequeno porte. Como por exemplo, alimentos pequenos e o fato de escaparem facilmente da mão.

Além disso, deve ficar atento às grades da gaiola. Pequenos e flexíveis, podem se esgueirar e acabar sumindo dependendo espaço dela.

Cuidados com hamster anão russo

Esse anãozinho possui entre 7cm e 10cm. São mais ariscos que os sírios, com uma pelagem curta e macia.

Muito agitados, demandam muita brincadeira. Costumam ser dóceis e sociáveis depois que se acostumam com o dono.

Os cuidados com hamster anão russo devem ser, assim como os do roborovski, focado em seu pequeno tamanho. Alimentos menores, grades da gaiola menos espaçadas.

O que achou desse post sobre cuidados com hamster? Qualquer dúvida sobre o tema pode deixar nos comentários.

Se quiser saber mais curiosidades e cuidados sobre pets, deve conferir nosso post sobre os melhores animais de estimação exóticos. Você vai encontrar até jiboia na lista! :O

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS