Tipos de miado de gato: o que seu pet quer te dizer?

Tipos de miado de gato

Quem tem um gatinho provavelmente já se pegou conversando com ele depois de ouvir um de seus miaus. É difícil conciliar essa comunicação, mas trazemos hoje um guia com tipos de miado de gato para te ajudar nessa situação.

Tipos de miado de gato
Via: Giphy

O dia ainda por raiar e o bonito sobe na sua cama, vem andando calmamente em cima de você, até que cutuca seu nariz com a patinha e solta um miaaaaaau. O que você faz? Acorda e se pega perguntando: “O que você quer de mim a essa hora, peste???”

E o pior é quando o fofo não pára. Você levanta para ver se é comida e o pote tá lá, cheio!

Essas e outras situações fazem a gente querer se tornar o próprio Dr. Dolittle para conseguir falar com o nosso bichinho, né? 

Tipos de miado de gato
Via: Giphy

Infelizmente, não temos tecnologia para isso ainda. Mas ao longo da nossa convivência com os gatinhos a gente conseguiu desvendar o que alguns tipos específicos de miados de gatos querem expressar.

Já tá curioso para saber? Então faz o pspspsps e chama o seu crush pet para acompanhar a lista com você.

Leia também: Como acalmar um gato

Os gatos só se comunicam por miados?

Não! Na verdade, os gatos costumam usar o miau para vocalizar o que estão sentindo para nós humanos. Com outros gatos eles costumam usar outros barulhos e expressões, como no vídeo abaixo:

Muito fofinho, não? Mas meiguice a parte, os felinos geralmente demonstram o que querem por outras formas. O balançar do rabo, o jeito que a orelha está, o olhar e a posição do corpo… tudo é um sinal de como ele está se sentindo.

As orelhas e o rabo são os mais expressivos. Uma pesquisa publicada no DailyMail fala um pouco mais sobre a linguagem dos rabos. Se você quiser entender como seu gato está se sentindo, observe o rabo dele. Por exemplo, se ele estiver dormindo mas com o rabo balançando muito quer dizer que ele está relaxado mas atento a alguma coisa ao seu redor.

Essas e outras características do movimento que ele faz com o rabo ajudam na comunicação. Deixando o seu pet menos misterioso e facilitando a sua compreensão dele.

Quanto à vocalização, varia muito de gato para gato. Existem raças, como Maine Coons, em que é muito raro miar, mas também existem raças, como os siameses, que é bem falante e tende a tagarelar bastante.

É importante conhecer e entender os sinais que seu pet deixa para você. Independente dos tipos de miado de gato, você deve estar atento aos trejeitos dele para conseguir diferenciar o que ele quer te falar.

Encontramos um vídeo que fala um pouco sobre os barulhos que o seu bichinho faz. Dá uma olhadinha e comece a entender qual sentimento que cada um deles revela:

E o que está por trás de cada tipo de miado de gato?

Antes de tudo, entenda que cada miau é um pedido que o gato está fazendo ao seu humano. Por exemplo:

  • Me alimente
  • Me dê carinho
  • Limpe a minha caixinha de areia
  • Brinque comigo
  • Coloque água para mim
  • Tire isso de perto de mim

Portanto, esteja sempre ligado ao contexto do barulho. Se ele mia e vai andando até o potinho de ração, muito provavelmente quer que você dê mais comida para ele. Se ele mia e logo em seguida roça pelas suas pernas deve estar querendo carinho.

Um outro fator muito importante de se analisar é a altura e tempo de cada miado.

Leia Também: Aprenda como fazer gato e cachorro se darem

5 tipos de miados de gatos

1. Tom médio e curto

Esse é o tipo de miado de gato não muito alto e geralmente diz respeito a alguma necessidade. Muitas vezes quer dizer que está com fome e quer ser alimentado.

Quando é vocalizado repetidamente, de forma mais insistente, pode estar relacionado a outro fator além da ração. Como por exemplo quer que a caixinha de areia seja limpa, ou que reponha a água.

2. Grave e arrastado

Longo e grave, costuma ser soltado como um resmungo ou protesto. É o indicativo de que algo está irritando o seu gatinho ou até mesmo que ele está prestes a brigar.

Fique atento à outros sinais do bichano quando ele soltar esse tipo de miado de gato, pode ser que ele esteja estressado e você precise acalmar.

3. Agudo e curto

Esse tipo de miado de gato geralmente é soltado como um cumprimento. Como quando ele quer te dar um “oie!” depois de você ter passado muito tempo fora de casa.

Costuma ser carinhoso e animado, como uma saudação de quem não te vê há muito tempo. Se for soltado repetidamente é porque ele está muito feliz em te ver <3

4. Miado do cio

É o miado que as fêmeas não castradas quando estão no cio. A intenção é anunciar para os machos próximos de que ela está disponível. Costuma ser um miado repetitivo, alto e constante.

É um dos mais fáceis de se reconhecer, principalmente por ser por um período certo do mês.

5. Miado de calor

Sim, isso pode acontecer! Os gatos possuem a temperatura corporal mais elevada que a nossa. Por isso, em dias muito quentes, é comum que eles sintam muito calor e reclamem com esse tipo de miado.

Então, caso seu gato esteja miando muito em um dia de verão daqueles beeem fortes, procure formas para refrescá-lo.

Agora que você já quais são os principais tipos de miado de gato vai conseguir entender bem melhor o seu amiguinho! <3

Só não se esqueça: gatos são animais de personalidade forte e variada. Se ele for mais quietinho e começa a miar muito, ou o contrário, leve ao veterinário para entender o que causou a mudança no comportamento.


Deixe agora nos comentários qual o miado que o seu costuma soltar mais. E leia também nossas dicas sobre como dar banho em gatos sem se machucar 😉

Comente Abaixo