[Dicas] Como tirar cheiro de xixi de gato: deixe sua casa cheirosa de novo

A sua casa não está tão cheirosa mais desde que seu bichinho chegou? Bom, nesse caso não adianta se estressar. Você precisa ser prático e saber o que fazer para afastar os maus odores. E a Crush Pets te ajuda na missão de como tirar cheiro de xixi de gato! 🙂

Ter bichinho é muito bom e a gente sabe bem disso. Eu particularmente sou encantada pelos felinos, completamente apaixonada pelos meu dois nenês.

Via Giphy

Mas não podemos pensar que é tudo um mundo cor de rosa apenas com pontos positivos. Um pet traz mais alegria e mais trabalho para casa também. Devemos ser ainda mais atentos e higiênicos depois que o animalzinho entrar para a família. 

Por exemplo, o odor da urina do gato pode ser muito incômodo graças à bactéria de decomposição que deixa um cheiro forte de amônia depois de um tempo. Além disso, o cheiro do xixi pode indicar doenças como infecções, tampão uretral e até mesmo câncer.

Por essas e outras, não dá para simplesmente ignorar questões que envolvem o xixi do seu gato. Não esqueça que seu papel como dono exige amor, carinho e também muita responsabilidade!

Então vamos logo aprender as dicas de ouro de como tirar cheiro de urina de gato.

Dicas de como tirar cheiro de xixi de gato

Limpeza da caixinha de areia

Como tirar cheiro de xixi de gato

A primeira dica de como eliminar o cheiro de urina de gato é referente a limpeza da caixinha de areia. Fazer a higienização de forma correta é essencial para evitar maus odores pela casa. 

Além de ser importante para que o bicho não comece a fazer suas necessidades fora dela. Gatos são animais extremamente higiênicos, então se a caixinha não for limpa com frequência eles vão procurar outro lugar para servir de banheiro.

Por isso você deve manter uma rotina rigorosa, sendo o ideal:

  • Diariamente fazer uma limpeza retirando os pontos de fezes e urina
  • Semanalmente fazer a higienização completa, trocando toda a areia

Se você faz a limpeza de forma correta e mesmo assim está tendo problemas com o cheiro, deve ficar atento a alguns outros fatores como:

Quantidade

Se você tiver apenas uma caixinha de areia esse pode ser o problema. Às vezes o seu gato precisa de duas para conseguir dar conta da bagunça. 

Esse fator merece ainda mais atenção caso tenha mais de um gato em casa. Manter uma caixa para dois gatos ou mais é desproporcional e com certeza vai causar estresse e mau cheiro.

Leia também: como fazer dois gatos se darem bem

Tamanho

O tamanho da caixa também influencia na falta de higiene. Se você comprou uma muito pequena, com o tempo pode precisar trocar para uma maior.

Seu gato cresce e consequentemente vai deixar de caber de forma confortável nela.

Tipo de areia

Sim, isso pode ser um dos motivos. Essa é outra dica inesperada sobre como tirar cheiro de xixi de gato da casa. Existem vários tipos de areia no mercado de pet shop e talvez você precise comprar alguma de qualidade melhor.

Local

Saiba escolher bem o local onde você deixará a caixinha. Quanto mais isolado, melhor será para afastar o mau cheiro dos demais cômodos.

Repensar o ambiente que você selecionou para ser o banheiro do seu amorzinho pode ser uma boa forma de como tirar o cheiro de xixi de gato da casa.

Acidentes fora da caixa

Todo bom dono de pet sabe que acidentes infelizmente acontecem. Então seu animalzinho pode acabar urinando fora da caixa.

Nesse caso não adianta se estressar e nem espernear. Você deve ser prático e objetivo na hora para limpar e evitar que a situação fique ainda pior. 

Aprenda como eliminar o cheiro de urina de gato do chão e outros lugares seguindo esse passo a passo:

Como tirar cheiro de xixi de gato: fora da caixa! 

1. Ache o local

O primeiro passo é identificar o local onde o gato fez xixi. Essa tarefa não é tão simples quanto parece, visto que pode ter sido feito em lugares escondidos ou no carpete ou sofá.

O quanto antes você encontrar e começar a limpeza melhor. O cheiro do xixi de gato piora conforme vai secando, além de ficar cada vez mais difícil de encontrar.

Pode parecer nojento, mas talvez você precise buscar cheirando bem próximo do chão ou até mesmo ter que passar a mão pelo local para confirmar. É a maneira mais indicada para se ter certeza de onde foi.

Portanto, lembre-se de usar luvas desde o início da limpeza.

2. Comece a limpar

Depois você deve começar a limpar. Aqui é importante ressaltar que você não deve esfregar o local de primeira. Isso pode fazer com que o xixi penetre mais o material, ficando mais difícil de retirar por completo.

O indicado é que você use algum papel absorvente ou um pano para colocar em cima do xixi. Retirando de verdade o líquido, ao invés de fazer com que ele adentre cada vez mais.

Caso a urina já esteja seca você vai precisar colocar um pouco de água fria em cima do lugar antes de passar o papel.

O processo deve ser feito o mais rápido possível. Portanto caso precise acelerar a absorção dê tapinhas em cima do papel/pano ou pise em cima dele de sapato.

3. Retire o cheiro

O seguinte passo é como você vai tirar o cheiro de urina de gato. 

Depois de absorver os rastros do xixi, você deve aplicar um pouco de produtos que quebram as moléculas dele. Um detergente enzimático é o principal indicado para isso.

Você pode adquirir algum comercial ou trabalhar com alguma receita caseira. Mais abaixo trazemos um tópico com uma lista de produtos que neutralizam o mau cheiro, então agora iremos focar no que você pode fazer em casa:

  • Comece aplicando uma mistura de vinagre com água no local. Use duas partes de água para uma de vinagre e deixe reagir no local entre 5 a 10 minutos
  • Depois retire o excesso com papel toalha. Fique atento caso o local seja de pedra (pisos de granito ou mármore, por exemplo), essa mistura pode causar mais uma mancha
  • Em seguida despeje um pouco de bicarbonato de sódio e o deixe absorver o xixi
  • Por fim você deverá jogar uma mistura de água oxigenada com um pouco de detergente de lavar louça por cima do bicarbonato
  • Retire tudo com um pano, esfregando bem
  • Caso tenha resquícios do bicarbonato quando tudo estiver seco, aspire o excesso para finalizar

Atenção! Nunca use água sanitária nessa limpeza. É um produto que contém amônia, assim como a urina. O resultado disso será o seu animalzinho fazer xixi no mesmo lugar depois.

4. Repita quantas vezes for necessário

Caso a mancha ou o odor continuem você deverá repetir todo o processo mais de uma vez. Pode ser trabalhoso, mas não tenha preguiça. Depois você ficará feliz por ter a sua casa cheirosa novamente 😀

Não deixe que se torne rotina

Se não quiser ter o trabalho de fazer a limpeza do chão com frequência, cuide para que não se torne rotina o xixi fora da caixa.

Para isso, você deve entender os motivos que levou o seu bichinho a fazer xixi ali. Alguns deles são:

  • Caixinha de areia suja
  • Demarcação de território
  • Estresse felino
  • Problemas de saúde
  • Mudança do lugar da caixa

Portanto, identifique o que pode ter acontecido. A limpeza e remoção do odor é o passo principal para evitar que ocorra novamente, visto que os rastros do cheiro pode fazer com que o bichinho urine mais vezes lá.

Se necessário, ensine novamente o gato a como usar a caixinha de areia.

Se notar algo de diferente, procure o veterinário

Como tirar cheiro de xixi de gato

Gatos são animais misteriosos, que usam de variadas formas para tentar se comunicar com seu dono. Desde seus miados e movimentação do rabo até comportamentos como o xixi em lugares diferentes.

Esteja atento aos sinais do seu amiguinho e tente entendê-lo. Caso essa situação ocorra junto com outras mudanças dele, procure o veterinário para saber o que pode estar causando isso.

A saúde dele vem em primeiro lugar, não deixe de cuidar dela!

Como tirar cheiro de xixi de gato
Via Giphy

Depois dessas dicas sobre como tirar o cheiro de xixi de gato você está pronto para voltar a viver com a casa cheirosa! Leia também nosso post sobre como dar banho em gato para mais aprendizados de higiene do seu crush pet. 

Se você quer aprender mais sobre essas fofuras, existem vários materiais online que explicam de forma profissional como cuidar de gatinhos desde a alimentação, a brincadeiras e principais doenças! Para todos os gateiros, indicamos esses dois materiais abaixo que são bem em conta e vão te ajudar a ter um pet mais feliz ❤️🐱

Se tiver alguma dúvida relacionada a como tirar o cheiro de xixi de gato, deixe para gente nos comentários! <3

Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS

- Advertisement -