Como dar banho em gato sem se machucar: 7 dicas e 6 passos

como-dar-banho-gato

Muitas vezes gatos quietinhos se transformam em verdadeiros tigres ferozes quando colocados próximo da água. Essa reação de completa repulsão pode gerar uma dúvida nos donos do pet: como dar banho em gato e não sair machucado?

Imagine a seguinte cena: banheiro fechado, o chão inteiramente molhado, toalhas no chão, ambiente completamente revirado e pessoa ferida com arranhões. Quem será o culpado por tamanho caos?

Alfred Hitchcock Cat GIF
Via: Giphy

Oh, pode acreditar, baby! Essa coisa fofa pode sim deixar tudo de pernas pro ar desse jeito.

Se você já tiver tentado dar banho em um bichano, provavelmente entende o que estou querendo dizer. Essa simples tarefa pode fazer com que seu banheiro se pareça com um verdadeiro barco depois de uma tempestade – completamente encharcado.

Mas não precisa se desesperar! No post de hoje nós trazemos um passo a passo para que você saiba como dar banho em gato arisco sem que ele destrua tudo.

Pera aí, me explica só uma coisa antes: pode dar banho em gato?

A resposta para essa pergunta é: sim! O banho nos felinos não é sempre necessário, pois gatos são animais extremamente higiênicos. Se limpam diariamente e fazem isso de forma minuciosa graças a sua língua que higieniza os pelos.

Segundo uma matéria da SuperInteressante a língua de gato possui poderes mágicos e pode ser considerada a mais potente das escovas. Com espinhos que desembaraçam o pelo, evitando nós doloridos.

Mas, apesar disso, pode ser que o seu bichinho apareça sujo com algum produto que não saia com facilidade, como por exemplo graxa de carro. Nesse momento é importante que você comece a se preparar para banhar o queridinho da casa.

Então sim, você pode dar banho em gato! Você deve ter alguns cuidados especiais, como com a temperatura da água, o estresse que causa nele e da frequência.

Não é aconselhado que seja feito de maneira contínua porque o banho em excesso pode retirar alguns óleos essenciais para o pelo do felino. O intervalo entre uma lavagem e outra deve ser de, no mínimo, um mês.

É uma atividade que, feita na frequência e do jeito certo, não atrapalha na saúde do seu filhinho. Sendo o banho uma ótima alternativa para pais/mães de pet que são alérgicos.

Procure o veterinário do bichinho e converse sobre a sua vontade de dar banho nele. O profissional é a pessoa mais indicada para dizer qual o espaçamento de dias que ele deve ter entre um banho e outro.

Então agora me explica: como dar banho em gato?

Já vamos começar a falar sobre isso, apressadinho! Antes devemos mencionar alguns cuidados que você deve ter para os primeiros banhos:

No início a tarefa pode ser bem árdua 

É importante lembrar de nunca lutar com o gato para forçar o banho. Primeiro para não estressar muito o bichinho, segundo porque você pode acabar se machucando de verdade.

 Cortar as unhas do felino é uma boa ideia 

Só não corte perto da hora do banho. Duas situações estressantes próximas uma da outra provavelmente mexerá muito com o temperamento dele. Além de fazer com que associe o banho à um momento de raiva.

Carinho do início ao fim!

O processo pode ser bem difícil e é possível que você fique estressado, mas não desconte nunca no gatinho. Isso deixará o animal ainda mais apavorado. Seja carinhoso, fale com voz calma e se mantenha tranquilo.

 Pode dar banho em gato a noite? 

É melhor aproveitar o dia para que o gato se seque no sol e não corra risco de passar frio. Porém sim, você pode dar banho no seu gato a noite.

Fique de olho na temperatura 

A temperatura corporal do gato é maior do que a nossa, então tenha cautela quanto a água. Use sempre uma água morna para que ele não sinta frio e se estresse ainda mais. E cuidado com a água quente demais também para não causar queimaduras no bichano.

 Pode dar banho em gato com shampoo de gente? 

Os shampoos específicos para gatos contém substâncias indicadas para seus pelos. Nossos shampoos muitas vezes são tóxicos para o bichinho. Portanto, você não pode dar banho em gato com shampoo de gente.

 Não jogue o gato dentro da água

Irá assustá-lo e deixá-lo ainda mais nervoso. Tenha um copo de água ou chuveirinho para ir molhando ele aos poucos.

Agora sim: passo a passo de como dar banho em gato arisco

  1. Em primeiro lugar coloque a banheira dentro do boxe ou em cima da pia. Deixe o gato ali dentro e vá fazendo carinho por seu corpo para ganhar sua confiança.
  2. Molhe apenas do pescoço para baixo. Tenha cuidado a todo momento para não deixar entrar água e nem outros produtos nos olhos, narizes, ouvidos e boca dele. Isso pode causar uma infecção indesejada 🙁
  3. Comece a passar o shampoo (específico para gatos) na área que já está molhada. Espalhe bem por toda a extensão do corpo. O uso de luva-escova é interessante para retirar os nós do pelo enquanto a limpeza é feita.
  4. A hora da lavagem precisa de bastante atenção para que o shampoo saia completamente. Não deixe passar nenhum ponto sem enxaguar, o gatinho pode acabar se lambendo depois e ingerindo substâncias pesadas para ele.
  5. Depois é a hora de secar. O ideal é que a secagem seja feita com toalhas. Caso você não tenha tempo, pode utilizar secador de cabelo em uma temperatura baixa, contanto que não assuste e nem machuque a pele do bichinho.
  6. Por fim, libere o snack favorito do seu amiguinho. Ele precisa associar a experiência do banho a algo positivo para que não fique tão assustado nas próximas vezes. A recompensa do petisco é a melhor de todas para eles.

O que levar para o banho do seu gato

Não basta só saber como dar banho em gato, você precisa estar preparado para o momento, com todos os produtos necessários para não faltar nada. Fizemos uma listinha com o que você precisa:

  • Shampoo específico para gatos (peça indicação do melhor para seu veterinário)
  • Banheira de plástico
  • Toalhas ou secador
  • Escova ou luva-escova
  • Algodões para os ouvidos
  • Um copo de água ou chuveirinho
  • Petiscos para o final

Agora que você aprendeu como dar banho em gato e já sabe o que levar para o banheiro, está preparado para o momento! Só não se esqueça de vestir uma blusa de manga comprida por precaução ;D

Ah, e não esquece de contar para a gente depois aqui embaixo nos campos dos comentários como foi a experiência de dar banho no seu gatinho.

Comente Abaixo