Por que os gatos se lambem – saiba mais sobre esse hábito

Você está com o seu pet, fazendo aquele carinho gostoso quando de repente ele começa a passar a língua pelo próprio corpo sem parar. Esse momento é muito comum, o ritual de lambidas é diário na vida felina. Mas afinal, por que os gatos se lambem tanto?

Acredito que você já se perguntou isso, né? Eu também me deparei com essa curiosidade. Meus gatos passam muito tempo se lambendo e às vezes sobra até pra mim: sim, também ganho alguns lambeijos quando sou pega desprevenida

Cat Grooming GIF
Via Giphy

E a real é que os bonitos reservam, no geral, de 15% a 50% do tempo em que ficam acordados para esse hábito das lambidinhas. 

Tanto tempo assim só pode indicar que o ritual é algo realmente importante para eles, certo? Então vamos logo descobrir a resposta para a pergunta: por que os gatos se lambem tanto?

Leia Também: Aprenda como fazer gato e cachorro se darem bem em sua casa

A primeira lambida

Já dizia o ditado: a primeira lambida a gente nunca esquece… ou era algo próximo disso. Mas você entendeu o que eu quis dizer, vai! 

Nos gatinhos, ela geralmente é feita pela mamãe. A primeira lambida de todas é dada com a finalidade de retirar restos da placenta dos filhotes. É uma das primeiras atividades maternas depois do parto.

Além disso, ela também usa da língua para ajudar a ninhada nas primeiras respirações e no aprendizado para fazer suas necessidades. Então, nos primeiros instantes de vida o gatinho já tem contato com a ideia de que a língua é uma verdadeira ferramenta para eles.

Com o tempo eles vão aprendendo outras utilidades, como:

  • Higiene
  • Demonstrar afeto
  • Disfarçar seu cheiro
  • Deixar seu cheiro

Aprendem tudo ainda filhotes. Sim, a mãe os ensina como tomar banho, dá lambidinhas neles quando estão na natureza para se esconderem de predadores ou então para marcá-los como sua cria e usam a linguinha para fazer um carinho nos pequenos.

Então é nessa fase que eles aprendem as funções da lambida. Os filhotes costumam imitar sua mãe e criam o hábito de se lamber com apenas algumas semanas de idade.

Leia Também: Livros sobre gatos que todo gateiro deve conhecer

E por que os gatos se lambem?

Higiene

O primeiro grande motivo de porque os gatos se lambem é: para ficar limpinho.

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre como gatos são animais higiênicos, extremamente preocupados com sua limpeza. Isso é a mais pura verdade, os bichanos são bem cautelosos nesse assunto.

E como a lambida garante que fiquem limpinhos? É porque sua língua áspera faz com que ele:

  • Elimine parasitas e sujeiras
  • Impermeabilize seus pelos
  • Organize seus fios
  • Retire os pelos mortos

Essa limpeza só é possível porque seu crush pet possui uma super língua que contém papilas cônicas formadas de queratina. Elas são as responsáveis pela textura de lixa que tornam a linguinha capaz de fazer tudo isso.

Então quer dizer que eu não preciso dar banho no meu lindinho? Não necessariamente, mas falo mais sobre isso no post de como dar banho em gato.

Momento Relax

As lambidas causam uma sensação prazerosa no seu bichano, então o ritual também é importante para ele relaxar e se curtir por um momento.

Olha só que tranquilidade, que calmaria e paz a gracinha do vídeo demonstra enquanto se lambe. É disso que eu to falando.

Você imaginava que uma razão por que seu gato se lambe era por se sentir bem fazendo isso? E vamos combinar que é um motivo mais que plausível. Afinal, quem é que não gosta de um momento relax? 😀

Vitamina D

Os fofuxos amam um banho de sol. Aqui em casa vira e mexe pego meus dois nenês sentados na janela aproveitando o quentinho.

E o que isso tem a ver com o hábito deles de lamber, Bels? Tudo!

A lambida é a forma que eles têm de absorver vitamina D. Vou explicar como funciona:

  • Os gatinhos ficam um tempão no sol
  • Enquanto isso seus pelos produzem vitamina D
  • Depois eles a ingerem quando se lambem

Entendeu a relação? Então as linguadinhas pelo corpo também são importantes para que captar esse nutriente essencial vindo do sol.

Temperatura

Uma curiosidade que talvez você não saiba é que os gatinhos não possuem as glândulas sudoríparas. E isso por um acaso influência na questão das lambidas? É claro que sim!

Um dos motivos de suarmos é para controlarmos nossa temperatura. Nosso corpo produz o suor como forma de não deixar a temperatura corpórea subir muito em ambientes muito quentes (as gotículas evaporam, causando perda de calor).

E quem não tem suor…caça com saliva! É isso mesmo: seu gatinho se lambe também para reduzir o calor em dias muito quentes.

Fugir de predadores

Os felinos são animais com o olfato muuuito aguçado. É até 14 vezes maior que o de nós humanos. Por isso, uma das formas de se comunicarem com o mundo é através dos cheirinhos.

Então muitas vezes eles se lambem para disfarçar seu próprio cheiro, como uma forma de afastar predadores e não deixar seus rastros.

Logicamente esse motivo só é levado em conta para gatos que dão suas saidinhas de casa. Dando voltinhas pela rua e natureza.

Machucados

Por que os gatos se lambem? Para se curar. Calma que vou explicar melhor essa história.

Nossos machucados saram com beijinho, né? Pois os dos gatinhos saram com lambidinha!

Esse é mais um dos super poderes da linguinha deles: além de limpar as feridas com a saliva eles se previnem de infecções graças a aspereza dela que é capaz de remover células mortas da pele.

Viu como os gatos são legais? São praticamente super heróis de si mesmo. Por isso são meus preferidos <3

Por que o gato lambe outro gato

As lambidinhas tem um fator social atrelado. É uma das formas deles se comunicarem entre si, deixando seu cheirinho e até mesmo para demonstrar carinho. 

É como se estivessem estreitando os laços, mostrando confiança um com o outro e aproveitando um momento relaxante juntos. 

Pode ser também uma forma de um deixar seu cheiro no outro, querendo mostrar que se pertencem. 

De forma geral, o porquê de um gato lamber outro gato é para dizer que eles se gostam bastante e são bem próximos. Fofos, não?

Leia Também: Como fazer dois gatos se darem bem

Por que o gato lambe o dono

Você como gateiro talvez já tenha passado pela situação de receber lambidinhas dos lindinhos. E o que raios quer dizer quando eles fazem isso? Temos três alternativas:

  • Afeição: quando o gato te lambe ele quer demonstrar afeto por você, te fazendo um carinho e compartilhando a sensação prazerosa das lambidinhas.
  • Marcar território: ele está deixando o cheirinho dele em você, querendo mostrar para todo mundo que na verdade ele que é o seu dono (e não o contrário :P)
  • Gostinho bom: sim, sim, sim! Talvez ele simplesmente goste do seu sabor e queira dar uma provadinha nele vez ou outra hehe

Entendeu por que o gato lambe o dono? Então nada de ficar achando que ele faz isso por mal, hein?

E quando ele lambe demais?

Apesar de ser um hábito bastante natural de todos os gatinhos, existe um limite de tempo que ele passa se lambendo.

Quando ele faz isso em excesso pode estar relacionado com estresse felino ou até mesmo outros problemas como sarnas e machucados. O vídeo abaixo fala das causas mais comuns da lambedura fora do normal:

Se esse for o caso do seu bichinho marque uma consulta com o veterinário dele para examinar e diagnosticar o que está se passando. Lembre-se sempre que a saúde do seu queridinho não pode nunca ser deixada de lado!

Agora você entendeu por que os gatos se lambem, né? São vários motivos e tudo não passa de um processo natural dele. Conta nos comentários qual o momento que seu gatinho mais se lambe e se ele costuma te dar uns lambeijos também.

Aproveita e dá uma lidinha no nosso post sobre como ensinar o gato a usar a caixa de areia ;D

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS