[Dicas] 8 formas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia

A relação dos gatos com a caixinha normalmente é instintiva, mas pode acontecer do seu pet não ter essa noção ou mesmo desacostumar dela. Nesses momentos você precisará saber como ensinar o gato a usar a caixa de areia novamente.

A explicação por trás desse comportamento instintivo é puramente de sobrevivência. Basicamente, o gato precisa cobrir seus rastros depois de fazer suas necessidades para se proteger de predadores.

Cat Box GIF
Via Giphy

Agora, existem vários motivos que podem fazer seu gato deixar de usar a caixinha. Alguns deles são:

  • A caixa em si
  • A areia
  • O local em que ela foi colocada
  • A falta de limpeza dela
  • Estresse felino
  • Questão de saúde
  • Falta de conhecimento

Qualquer um dos casos exige sua atenção e dedicação. Por isso hoje te ensinaremos como fazer o gato usar a caixa de areia. Trazemos algumas dicas e técnicas essenciais para o processo.

Fica com a gente e confira as melhores formas para educar seu Crush Pet e ensinar como seu gatinho deve usar a caixa de areia <3

Dicas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia

1- Escolha a caixa certa

Não sabe como fazer o gato usar a caixa de areia? O primeiro ponto é verificar se a caixa está adequada para ele. 

Caixas muito pequenas são incômodas para o pet. Eles não possuem espaço suficiente para mexer na areia, nem para enterrar.

Outro problema comum são caixas perfumadas. Existe grande possibilidade do cheiro diferente afastar o bichano.

Depois de escolher a caixa certa, com um tamanho confortável para o felino, você precisa conferir se a quantidade de caixas é suficiente. Às vezes você precisa adquirir uma segunda caixa, principalmente se tiver mais de um gato em casa.

Leia também: como fazer dois gatos se darem bem

2- Escolha a areia certa

Outra dica importante para você aprender a como ensinar o gato a usar a caixa de areia é confirmar se a areia dele é a ideal para seu animalzinho.

Pode parecer simples, mas escolher a areia certa na verdade exige trabalho. São vários tipos de areia que existem no mercado e cada pet pode preferir uma diferente. Esse pode ser um dos motivos dele estar fazendo xixi fora da caixinha, principalmente se tiver mudado de marca recentemente.

Tente de primeira areias aglutinadoras com grãos mais fino e de sílica, porque são melhores para neutralizar os odores. Ah! Sempre evite areias perfumadas, elas podem afastar o gatinho da mesma forma que caixas com fragrância.

3- Escolha o local certo

Sim, o local onde você deixa a caixa influencia bastante o uso dele. Evite deixar ela:

  • Perto de onde ele come e bebe água
  • Em lugares de muita movimentação e barulho
  • Em pontos muito altos que dificultem o acesso

O ideal é que ela esteja em um local que dê certa privacidade para o felino. Onde ele possa ir e fazer suas necessidades sem que nada o atrapalhe.

Uma despensa mais afastada da casa é uma boa sugestão para deixar a caixinha. Você só precisará mostrar para ele onde ela está nas primeiras vezes.

4- Limpeza 

Todo gateiro sabe bem sobre como gatos são higiênicos. Um dos motivos para isso é também instintivo: ele cobre seus rastros para não atrair predadores. Uma matéria publicada na Reader’s Digest fala mais sobre esse e outros motivos dessa higiene.

Portanto a limpeza da caixinha de areia é essencial para que seu bichinho continue indo fazer as necessidades nela. Afinal, se ela estiver com mau cheiro não adianta que ele cubra seus rastros, além de que ele não se sentirá à vontade.

Se seu gato fez algo fora dela de forma pontual, pode ser um sinal de que você deve limpar ela.

E não esqueça de limpar direito a bagunça feita em outro lugar! Se ficarem resquícios de cheiro ali, o bichano pode retornar a fazer suas necessidades no mesmo lugar. Então é importante que você saiba também como tirar o cheiro de xixi de gato.

Caso ele tenha feito cocô fora do lugar, uma alternativa é pegar as fezes com a pázinha e deixá-la na caixa, ao invés de jogar fora. Dessa forma ele irá sentir o cheiro dela lá e começará a entender que deve ser feito nela.

5- Incentive o uso da caixinha 

Uma boa forma de como ensinar o seu gato a usar a caixa de areia é incentivando ele em situações propícias. Para isso, você precisará conhecer bem a rotina do seu bichinho.

Eles normalmente fazem suas necessidades depois de brincar, de comer ou de tirar uma soneca. Então leve ele para o cômodo da caixinha em um desses momentos.

Para incentivar o uso você deve colocar ele dentro da caixa e mostrar o que fazer. Não, calma, você não precisa fazer suas necessidades nela! (hahahaha). Coloque uma luva e faça movimentos de enterrar a areia com suas mãos perto da patinha da frente deles.

Não os force a fazer esses movimentos com as próprias patas. Isso pode irritá-los e só vai criar aversão a caixinha. Lembre sempre de ser paciente e calmo nesse momento.

A ideia é que aos poucos ele aprenda o que deve ser feito. É trabalhoso, mas é o jeito certo de como se ensina o gato a usar a caixa de areia.

6- Reforço positivo quando o gato usar a caixa de areia

Nada de esfregar o focinho, bater com jornal para assustar ou gritar com seu amorzinho. Isso só vai gerar uma situação de estresse e fazer com que ele sinta medo de você.

Afinal, seu crush pet não faz as necessidades fora do lugar de propósito para te irritar. Então não tente ensinar pelo terror, existem outros meios de fazer dar certo.

Por isso trazemos a dica do reforço positivo! Ela é bem simples e tenho certeza que funciona bem mais do que os berros. Sempre que o gatinho fizer a necessidade no lugar certo você deve premiá-lo com um petisco, carinhos e muitas falas amorosas. Isso é reforçar um bom comportamento de forma positiva, o agradando.

Logo ele vai associar o uso da caixinha com os agradinhos, então começará a entrar na rotina. Porque todo mundo é conquistado com prêmios né, vamos combinar?

Feel Good Cat GIF
Via Giphy

Seja sempre carinhoso, ele vai entender o recado e será melhor para relação de vocês dois <3 

7- Tática do confinamento

Essa dica de como ensinar seu gato a usar a caixa de areia deve ser feita somente se nenhuma das outras acima funcionarem. Se trata de confinar seu gato em um cômodo por um período de tempo do dia com a caixinha.

O primeiro passo para executar ela é ter certeza que o lugar onde você está deixando ele é amplo o suficiente, com brinquedos e distrações necessárias para que não fique nervoso. Se certifique disso e siga os seguintes passos:

  • Deixe o pote de ração e água em um canto do ambiente
  • A caixinha deve ficar no lado oposto
  • Ele deve ficar temporariamente alocado nesse espaço
  • Se ainda assim ele não souber onde fazer as necessidades, espalhe um pouco de areia no chão próximo a caixinha

Atenção! Não deixe seu gato sozinho e isolado nesse cômodo. Lembre de entrar e passar um tempinho com ele, brincando e fazendo carinho. Você não quer que ele se sinta abandonado, certo?

8- Veterinário 

Caso nenhuma das dicas acimas ajudarem, procure o veterinário do seu fofinho.

É crucial para entender o que está acontecendo. Gatos tendem a se comunicar com seus donos de formas inusitadas, com movimento do rabo, tipos diferentes de miados ou até mesmo fazendo as necessidades no lugar errado.

Ele pode estar querendo te mostrar algo. Fique atento e, se persistir, leve para o profissional analisar se não é algum problema comportamental ou até mesmo de saúde.

Se você quer aprender mais sobre essas fofuras, existem vários materiais online que explicam de forma profissional como cuidar de gatinhos desde a alimentação, a brincadeiras e principais doenças! Para todos os gateiros, indicamos esses dois materiais abaixo que são bem em conta e vão te ajudar a ter um pet mais feliz ❤️🐱

Nossas dicas te ajudaram a entender como ensinar o gato a usar a caixa de areia? Conta para gente nos comentários o que está acontecendo e se elas funcionaram para seu Crush Pet 😀

Leia também: Como dar banho em gato sem se machucar.

Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS

- Advertisement -