Alergia a gato na pele humana? Saiba a causa e o que fazer

Quando rola alergia a gato na pele humana a situação pode ser um tanto cansativa. Só quem tem sabe como que incomoda a coceira e vermelhidão. Além disso, ainda ter que dar conta dos espirros… é tenso.

Sneeze Sneezing GIF - Find & Share on GIPHY

Mas é que os gatos são tão fofinhos, então às vezes a gente não aguenta e acaba se aconchegando em um, né? A gente te entende!

E por isso nesse post nós te ajudamos a saber o que fazer com a alergia de gato na pele humana. Afinal, uma a cada três pessoas sofrem de algum tipo de alergia hoje em dia, então tem bastante gente precisando dessa mãozinha que vamos dar hoje.

Vamos falar sobre quais são os primeiros sintomas de alergia a gato, qual a causa e sobre possíveis tratamentos. Explicar tudo bem direitinho pra não ficar dúvida! 😉

Então segue o fio para saber o que fazer com quando a alergia de gato chega na pele humana.

Leia Também: Como acalmar um gato: 7 dicas para tranquilizar sua fera agora

O que causa a alergia a gato?

Se você acha que o causador são os pêlos do felino, está muito enganado. Na verdade o que realmente está por trás do seus atchins é uma proteína presente na saliva, pele e urina do bonito.

Isso é bastante complicado porque os gatos possuem um hábito de se lamberem bastante como forma de se limpar. Isso faz com que espalhem essa proteína completamente.

Além disso, o bichano passa por uma descamação da pele. Ou seja: essa proteína fica espalhada pela casa e em todos os lugares que ele se esfrega.

Com isso, sabemos que não existe gato hipoalergênico. Nem mesmo o Sphynx, que tem menos pêlo :/

Leia Também: [DICAS] Como saber se o gato está obeso – cuidados e tratamentos

Quais os primeiros sintomas de alergia a gato?

Se você faz parte dos alérgicos, sua crise pode se desencadear assim que entra em contato com o bichinho ou ter algum efeito retardado. Além disso, é possível que tenha uma reação só de encontrar com alguém que tem pet.

E os primeiros sintomas que surgem de cara são:

  • Tosse
  • Coriza
  • Espirros
  • Nariz entupido
  • Vermelhidão no olho
  • Coceira
  • Dor facial
  • Bolinhas na pele
  • Chieira e dificuldade para respirar

Então sim, pode ser que um dos sintomas da alergia a gato seja as manchas na pele. Fique atento a esses sinais para saber se está ou não tendo uma crise.

Leia Também:

Tipos de alergia a gato

Os tipos de alergia a gato são mais relacionados à respiração. 

O mais comum é a rinite alérgica, com o nariz entupido, espirros e coceiras. Em casos mais graves, podemos ter um quadro asmático, com dificuldades respiratórias.

A alergia a gato se mostra na pele humana com vermelhidão e inchaços. Muitas vezes na região dos olhos. Isso pode gerar coceiras e incômodos.

E se você quer saber se alergia a gato tem cura, já chegamos com uma resposta um tanto desanimadora. Não, a alergia a gato não tem cura.

Mas nem tudo está acabado, existe um tratamento que pode te ajudar a lidar com essa alergia.

Leia Também: Como cuidar de filhote de gato – atenção redobrada com os fofos

Qual o tratamento para alergia a gato na pele humana?

Chegamos na parte que mais interessa para os alérgicos. Qual o tratamento para alergia a gato na pele humana? O que eu posso fazer? Vou pode ter gatos? 

O tratamento depende de cada caso. O ideal é que procure um médico para que ele te indique se você precisará tomar remédios e quais loções você pode passar para aliviar a coceira ou cuidar da alergia a gato que deu manchas na pele.

Quanto a questão de poder ter gatos, a boa notícia é que é possível sim. Você precisará dar banhos no seu crush pet com frequência e limpar bem a casa todos os dias.

Uma outra dica é a de deixar um cômodo fechado, sem seu gato entrar. Isso é bom para você ter um espacinho seu, livre dos alérgenos onde você pode respirar um pouquinho.

No vídeo abaixo do canal Sociedade dos Pets você confere oito dicas do que fazer para tornar sua alergia a gato tolerável:

Logicamente, nossa indicação é que você converse com seu médico alergista antes de tomar essa decisão. É importante que você saiba sobre sua alergia e tenha a opinião de um profissional que te conheça antes.

Leia Também: Amor em dobro: passo a passo de como fazer dois gatos se darem bem

Minha alergia atacou, o que fazer?

O primeiro passo é se afastar do bichano (ou da pessoa que tem pet) para evitar que piore o quadro. Em seguida é se medicar, seguindo o protocolo que seu médico tiver te passado.

Caso você se encontre com sintomas graves, como extrema falta de ar, o indicado é que vá para uma emergência. Complicações alérgicas podem ser perigosas.

Leia Também: Como cuidar de uma calopsita: Guia completo para um pet feliz e saudável

Entendeu tudo sobre a alergia a gatos na pele humana e os problemas respiratórios que podem surgir? Se tiver ficado com alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Aproveita que chegou até aqui e leia nosso post sobre os melhores animais de estimação exóticos. Será que você tem alergia a algum dessa lista? hahaha

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS