Você ama muito o seu bichinho, certo? Então com certeza precisa aprender a como saber se o seu gato está obeso. A obesidade felina é questão de saúde e ninguém quer ver seu amorzinho mal, né?
Eu sei, gatinhos gordinhos podem ser muito fofinhos. Dá aquela vontade de esmagar e fazer carinho na barriguinha até não poder mais.
Mas devemos nos preocupar com nossos crush pets para além da fofura, viu? O sobrepeso nos felinos pode causar algumas doenças e diminuir a qualidade de vida deles.
Ainda não acredita que é assunto sério? E se eu te disser que, segundo pesquisa realizada pela APOP em 2018, temos 60% de gatos obesos ou com sobrepeso nos Estados Unidos.
Além disso, outras pesquisas indicam que gatos obesos chegam a viver de 5 a 10 anos a menos que gatos saudáveis.
Motivos de sobra para entender mais sobre o assunto e ficar de olho no seu nenê. É pelo bem estar dele! E no post hoje vamos falar sobre tudo isso, olha só:
- Como saber se o gato está obeso
- Perigos da obesidade felina
- Descobri que meu gato está obeso: o que fazer agora
- Rações para gatos obesos
Lembrando que tudo o que trazemos aqui é para você ler e conhecer mais sobre os perigos da obesidade felina. Nunca faça um diagnóstico completo baseado em blogs, se você suspeitar que seu pet está obeso não deixe de levar à um veterinário.
Então fica com a gente que logo logo você não vai só aprender como saber se seu gato está obeso como também quais os cuidados necessários.
Leia Também: Como fazer para o gato não arranhar o sofá
Ok, mas como saber se o gato está obeso?
Essa é a pergunta rondando sua cabeça agora? Sabemos que muitas vezes nós tutores não percebemos os excessos nos nenês só de olhar. A gente se acostuma com a estrutura do bichinho e acha muito linda de qualquer jeito <3
Por isso, iremos te dar algumas dicas simples para checar se o seu gato está realmente obeso e precisando de ajuda ou não.
Cheque as costelas
Esse é um método bem simples e gostosinho. Faça carinho no seu lindinho na região do tronco, pressione suavemente e veja se consegue sentir as costelas dele.
Não é possível tatear esses ossos em gatos obesos sem ter que fazer muita pressão. Esse indicador irá te ajudar a ter uma noção melhor do porte físico dele.
Dê uma olhada na cintura
Essa é uma super dica de como saber se o seu gato está obeso: repare a cinturinha dele.
É sério. Em gatos obesos fica muito difícil distinguir a cintura por causa do abdômen extremamente redondo.
Existe um sistema que diz respeito ao formato de corpos de cães e gatos em diferentes fases, desde subnutrido até obesos. Você pode dar uma olhada nela clicando aqui, é uma boa para você comparar o corpo do seu fofinho com os das ilustrações.
Faixa de peso ideal de gato
Essa questão do peso ideal de gato depende bastante. Existem algumas raças, como a Maine Coon, que um felino adulto pode chegar a pesar até 6kg e ainda ser saudável.
Então são muitas variáveis acerca desse ponto. Porém, podemos dizer de um modo geral que o peso normal de gato para fêmeas adultas costuma variar entre 3-4kg.
Já para os machos isso aumenta um pouco: o peso normal desses gatos variam de 4 a 5kg.
Isso é apenas uma faixa para você ter uma noção. Lembre sempre que cada caso é um caso.
Dificuldade de locomoção
Os felinos são animais ativos, graciosos, que vivem pulando e escalando lugares altos.
Quando o peso deles se torna um problema, atrapalha essa locomoção tão específica e ágil da espécie.
Portanto se você notar que seu gato não consegue pular tão alto mais ou não corre na mesma velocidade, deixe o sinal amarelo ligado. É hora de se atentar para a saúde e bem-estar dele.
Procure um veterinário
Todas as dicas que citamos aqui são mais para sinalizar a situação para você. Se algumas delas baterem com o seu gato, está na hora de marcar uma consulta com o veterinário dele.
Apenas o médico especializado poderá te dizer com certeza se o seu felino está realmente acima do peso ou não. Como falamos ali em cima, cada caso é um caso, então tem que ser analisado minuciosamente.
É tido como obeso gatos que possuem uma porcentagem de gordura corporal entre 15% e 20%. O veterinário provavelmente analisará esses e outros fatores no seu bichinho para chegar no diagnóstico exato.
Leia Também: Como tirar cheiro de xixi de gato
E quais os perigos da obesidade felina?
Bom, já te demos algumas dicas de como saber se seu gato está obeso. Agora é hora de falar sobre os perigos dessa doença para você entender porque é tão importante tratá-la.
O sobrepeso nesse pequeno animal vai além de um mero problema estético. Ele pode acarretar diversas complicações na saúde, como por exemplo:
- Diabetes
- Problemas no coração
- Problemas nas articulações
- Hipertensão
- Triglicérides alto
- Colesterol alto
- Depressão
- Estresse felino
- Pancreatite
E essa lista só aumenta dependendo do nível da obesidade e da predisposição do seu animalzinho para certas doenças.
Tudo isso afeta a vida do seu gatinho, diminuindo sua qualidade e a expectativa também. E todos nós sabemos que pet fofo de verdade é pet feliz e saudável, certo?
Então bora cuidar dos bonitos que a gente tanto ama <3
Leia Também: Amor em dobro – como fazer dois gatos se darem bem
Descobri que o meu gato está obeso: o que fazer
O primeiro passo deve ser procurar o veterinário dele. Somente o médico do seu queridinho vai saber exatamente o que deve ser feito para o caso dele. Além de ser extremamente importante para avaliar se já possui alguma complicação ou não.
Além disso, existem algumas pequenas atitudes que podem ajudar a melhorar a situação já de cara:
- Incentivo de atividades físicas: o sedentarismo com certeza influencia no peso do bichinho. Um exercício legal e divertido tanto para o pet quanto para o dono com certeza são as brincadeiras
- Evite petiscos: eles amam, mas infelizmente pode ser um dos motivos para o ganho de peso :/
- Dieta regrada: esse ponto o veterinário é quem vai te direcionar, mas esteja sempre atento a quantidade de comida que ele consome
- Rações apropriadas: esse aqui também depende do médico, mas é fato que existem algumas rações que engordam gatos e outras para o tratamento da obesidade
Essas mudanças na rotina podem não agradar o bichano de primeira, mas lembre sempre que o que você está fazendo é para o melhor dele. Ser gateiro é ser responsável com muito amor e carinho, então não deixe de fazer o tratamento correto.
Rações para gatos obesos
Nós falamos ali em cima sobre a questão das rações apropriadas para gatos obesos. Vamos trazer alguns exemplos aqui para você saber quais são as melhores para essa situação e quais você deve evitar.
Mas antes de comprar alguma, faça uma consulta com o veterinário. Só ele poderá te indicar a ideal para o caso do seu gordinho.
- Boas opções: o ideal é procurar rações ricas em proteínas e com pouco carboidrato. No mercado já existem algumas rações denominadas como lights que são de baixa caloria, apenas fique de olho se elas não carecem do omega. Se esse for o caso, devem ser dadas apenas por um curto período de tempo
- Evite: rações com muita gordura e carboidratos, petiscos e alimentos como agradinhos, pelo menos até ir na consulta com o veterinário e ter uma conversa melhor com ele. E lembre de sempre dar rações especiais para gatos castrados, elas geralmente possuem fórmulas com menos gorduras e mais proteínas.
Esses foram apenas alguns conselhos para você se atentar. Só quem realmente irá te dizer o que deve ser feito é o veterinário.
Curtiu nossas dicas de como saber se o gato está obeso? Deixe nos comentários se esse post te ajudou ou indique para aquele amigo gateiro. Isso é muito importante para gente 😀
Uma outra matéria que fiz direcionada para pais/mães de gatos é a de tipos de miados de gato, dê uma lida e entenda o que o seu pet quer te dizer!