[Dicas] Como divulgar um Pet Shop nas redes sociais de forma efetiva

Como divulgar um pet shop nas redes sociais

Tem a sua loja, mas sente que o movimento não está como deveria? Talvez você esteja precisando aprender a como divulgar um Pet Shop nas redes sociais. Essa pode ser a solução que você precisa para reaquecer o negócio.

via GIPHY

No Brasil, esse é um mercado extremamente promissor e levado a sério. Estamos em segundo lugar no ranking de países que mais faturam nesse segmento. Só em 2018 foram R$34,4 bilhões de faturamento.

Essa alta significa uma grande oportunidade devido ao grande público, mas também mostra um meio que demanda atenção graças ao número de concorrentes.

E agora em tempos de pandemia e isolamento social o trabalho de divulgação do seu Pet Shop precisa ser ainda mais alto. Em momentos de crise a publicidade da sua empresa é uma das alternativas mais potentes para ajudar a superar.

Se faz ainda mais importante saber como divulgar um Pet Shop nas redes sociais nesse período. Segundo pesquisas, o tráfego da web aumentou em 50% e o Brasil viu um aumento de 67% nos seus consumidores online.

Essa mesma pesquisa ainda viu uma alta no mercado pet em países como EUA, Itália e Coréia do Sul. Revelando o que pode está para acontecer no Brasil.

Estamos passando por um momento onde se é necessário repensar os tipos de serviços, para oferecer algo com segurança e qualidade. Principalmente por ser um nicho que trata do Crush Pet de outras pessoas.

Por isso é hora de se dedicar muito. E para te ajudar a não deixar a peteca cair chegamos com essas dicas de ouro de como divulgar um Pet Shop. 

Então vamos aprender o melhor caminho para a divulgação de Pet Shop?

Leia Também: [Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado

Os primeiros passos de como divulgar um Pet Shop

Antes de mais nada, vamos começar bem do começo, com algumas dicas de marketing para sua empresa. É quase como um checklist para você ver se sua comunicação está alinhada ou se tem alguns problemas para resolver ainda.

1-  Você conhece seu público?

via GIPHY

Definitivamente o primeiro passo para qualquer empresa que quer se comunicar de forma assertiva é: ter um perfil de público traçado. Se você fala com todo mundo, ninguém realmente te escuta.

É necessário que você se direcione para as pessoas que realmente vão se interessar pelo seu serviço. Saiba onde elas estão, o que gostam, o que chama a atenção delas, quais são seus anseios e desejos. O que esperam de um serviço de Pet Shop.

Afinal, toda sua comunicação e a entrega do seu serviço deve ser voltada para não apenas satisfazer, como exceder as expectativas dessa persona.

Então o primeiro ponto que você deve pensar é: com quem você está falando?

Leia Também: 10 dicas para passear com cachorro! Hábitos simples para aproveitar ao máximo

2- Você sabe o seu diferencial competitivo?

Um campo com tanto concorrência como o mercado de Pet Shop é de extrema importância que você conheça seu diferencial competitivo. Aquela característica única que só a sua empresa tem. É nela que você tem que focar para atrair os consumidores.

É importante que o seu diferencial competitivo seja algo que agregue valor para o seu público. Sua estratégia deve estar alinhada com as expectativas da sua persona.

Leia Também: Como brincar com gatos – dicas para se divertir com seu bichinho

3- A presença da sua marca é forte?

Sua empresa tem uma personalidade marcante? Com missão, visão e valores definidos? Porque toda a sua comunicação deve estar de acordo com esses ideais principais. Sua marca precisa de um DNA para se destacar e ser forte.

Leia Também: [DICAS] O que fazer para o gato não arranhar o sofá – métodos simples e práticos

Se todas as questões acima forem positivas, ótimo! Você já tem um bom norte para pensar nas ações de divulgação do seu Pet Shop.

Caso tenha algum ponto negativo ou vago, esse é o momento para você refletir e se estruturar. Não adianta nada você saber como divulgar um Pet Shop, se não tiver nada bem resolvido quanto sua própria empresa.

Comunicação não faz milagre, se você tiver com pontas soltas vai acabar só divulgando algo bagunçado e nada assertivo. Se a sua ideia é atingir mais consumidores e aumentar as vendas, precisa resolver esse início para não acabar se equivocando.

E agora vamos para uma dúvida final: você possui alguma estratégia de comunicação planejada? Costuma fazer ações? Tem uma presença ativa e consistente nas redes sociais que o seu público está?

Se a resposta for negativa, sugerimos que comece a estudar muito sobre o assunto. O curso de Mídias Sociais para Pet Shop é bem completo para ações de Social Media.

Além de se dedicar ao entendimento dessa área, o ideal é que também busque ajuda profissionais. Seja por consultoria uma agência, é importante entender que comunicação profissional de qualidade é investimento para o seu negócio. Não um gasto.

Esses insights iniciais foram preparatórios para te ajudar a entender como divulgar um Pet Shop. Agora vamos para as dicas práticas e principais do post, que são…

Como divulgar Pet Shop nas redes sociais de forma efetiva

1- Frequência

É importante manter uma periodicidade nas postagens que fizer. Isso gera constância da sua página no feed do seus seguidores.

Tenha um cronograma e siga ele. Varie nos tipos de conteúdo e nas redes escolhidas. Lembre de estar presente em todos os lugares que sua persona está. 

O digital é sobre sincronicidade e ser visto pelo público. Para isso você precisa estar frequentemente presente.

Leia Também: Você sabe o que é Doghero? Aprenda como funciona e seus usos

2- Criatividade de postagens

É necessário separar um tempo para bolar os posts. Ter conteúdos relevantes para quem você quer atingir. De nada adianta ser visto, mas com uma postagem que não chama nada a atenção de quem você quer.

É como se você finalmente tivesse aquela oportunidade para conversar com seu crush e só falasse um monte de assunto que ele não se interessa. O conteúdo é a sua chance de chamar a atenção se mostrar como o Pet Shop que o bichinho dele precisa.

Algumas sugestões de conteúdos para esse período de isolamento são:

  • Curiosidades sobre pets
  • Fotos de bichinhos fofos e engraçados (quem que não quer ver algo bonitinho nesses tempos difíceis? hahaha)
  • Mostrar a higienização do ambiente e dos funcionários para passar credibilidade
  • Imagens de produtos novos e suas utilidades
  • Mídias de interação dos funcionários com pets ou clientes
  • Sorteios 

Você pode conferir mais sugestões no curso de Mídias Sociais para Pet Shop – 439 ideias. O professor tem experiência no mercado por anos, você pode retirar bons insights do que ler nele.

O mais interessante é que você também crie as suas postagens para se diferenciar dos demais. Lembra que não existe receita de bolo, cada público reage de uma forma e você tem que descobrir o que é que chama a atenção do seu 😉

Leia Também: Animais de estimação para apartamento: quais as melhores espécies?

3- Responda sempre que puder

via GIPHY

Seja inbox ou comentários, deixar seu consumidor sem resposta é algo que provavelmente vai fazer com que se estresse. 

Se uma pessoa se engaja o suficiente a ponto de comentar em algum post ou responder algo via direct, é porque ela tem muito potencial de se tornar cliente final.

Algum sentimento sua marca despertou nela, saiba trabalhar isso direitinho e não perca a oportunidade.

Afinal, ninguém gosta de ficar no vácuo, não é mesmo?

Leia Também: [DICAS] Como saber se o gato está obeso – cuidados e tratamento

4- Seja bem claro (e de preferência direto) com as mensagens

Estamos passando por um momento de excesso de informação. Muitas pessoas conectadas, muita gente produzindo conteúdo digital, muitas lives e projetos… mas será que tem tanto interesse no consumo de tudo isso?

Hoje em dia todo mundo é muito impaciente. Não gostam de ler, se informam por manchetes e quanto menos trabalho tiver para encontrar algo, melhor.

Portanto, lembre de ser bem claro com suas mensagens. Uma dúvida gerada pode ser o suficiente para alguém desistir de você.

Objetividade também é um ponto forte para conversar com esse comportamento da sociedade atual. Quanto mais você informar em menos espaço, melhor. Se for em vídeo então, aí fica supimpa hehe

Só não vai virar uma máquina sem nenhuma emoção e só informação, hein? Lembre de manter a personalidade da marca! Isso é muito importante para gerar afinidades.

Leia Também: Como viajar com cachorro: Tudo sobre viagens de carro, ônibus e avião

5- Parcerias bem planejadas

Parcerias com marcas afins ou até mesmo influenciadores pode ser algo bem oportuno e que rende bastante frutos. Só que lembre: é muito importante que você estude e acompanhe o trabalho desses parceiros potenciais. 

Você não quer seu Pet Shop ligado a algum perfil que não esteja alinhado com as crenças e valores dele, certo?

E sempre tenha na cabeça o público que você quer atingir. Esse parceiro conversa com a parcela dele que você não alcançou ainda? Que tipo de ação que vocês podem fazer em conjunto?

Mas como assim parceria agora. O que eu consigo fazer em um momento como esses de pandemia?

Muita coisa! Um sugestão é alguma ação beneficente para um canil da sua cidade, doando rações e alguns produtos. 

Se essa for uma ideia viável e alinhada com sua marca, ela é bastante interessante e tem muito apelo. Além de ser uma boa atitude que você vai estar fazendo 😉

Lembrando que essa foi só uma ideia rápida, dá para pensar em mais coisas. Seja criativo sempre! Mas não se esqueça nunca respeitar as medidas de segurança, ok?

Leia Também: Veja quais frutas pode dar para cachorro! E quais não podem!

6- Anúncios pagos

Anunciar nas redes sociais é um dos melhores custos benefícios para comunicação. Dependendo da plataforma e dos seus objetivos, é possível conseguir um bom resultado com um investimento não tão alto.

Só não se esqueça de segmentar bem o seu público e ter uma estratégia bem traçada. Promover um post solto e aleatório pode não fazer sentido e nem agregar tanto assim a marca.

Saiba o que vai anunciar, onde e como. Tudo isso influencia no resultado final. Fique sempre de olho nas métricas também para saber o que foi acertado e o que não funcionou tanto assim.

Conseguir o resultado que deseja é assim. É preciso planejamento estratégico e também uma dose de lógica e atenção para entender os números finais e o que levou a eles.

O ideal é que você tenha um auxílio profissional de alguém da área de comunicação. Mas se quiser arriscar por conta própria, tenha todos esses pontos que colocamos aí em mente.

Leia Também: Como cuidar de uma calopsita: Guia completo para um pet feliz e saudável

[DICA EXTRA] Não esqueça da vida real!

Nossa sétima e última dica de como divulgar Pet Shop é simples: não esqueça da vida real.

Falamos muito de estratégia para o online aqui, mas é essencial que a experiência do consumidor no espaço offline converse com tudo o que ele viu nas redes sociais. Os dois meios devem se complementar.

Se uma pessoa viu um post com foto dos funcionários de máscara e higienizando tudo, mas na hora ele chega na loja e não tem nada disso ele vai ficar decepcionado. Provavelmente não volta mais e talvez até fale mal para amigos.

E lembre que o boca a boca é um dos meios de divulgação mais fortes. Se algum amigo seu que você confia te indica algo você fica mais propício a experimentar. Agora se ele fala mal, você provavelmente não vai querer nem passar perto.

Além disso, é possível pensar em algumas ações offline também para incentivar as vendas. Cartões fidelidades, voucher de descontos para consumidores antigos e algo novos também.

São momentos difíceis, todo mundo está interessado em algum benefício. Algo pequeno pode conquistar alguém para que volte e indique o seu Pet Shop ;D

via GIPHY

Leia Também: [Dicas] Como tirar cheiro de xixi de gato: deixe sua casa cheirosa de novo

E aí, o que achou do nosso post com dicas de como divulgar um Pet Shop nas redes sociais? Conta para a gente nos comentários.

As sugestões que deixamos aqui são para não esquecer nunca mais! Ah, e para mais dicas sobre Mídias Sociais de negócios para pet é só fazer esse curso completo.

Comente Abaixo