Animais de estimação para apartamento: quais as melhores espécies?

Animais de estimação para apartamento

Se você está pensando em ter um animal de estimação e não sabe bem qual escolher, nós vamos te ajudar. Que tal descobrir quais são os melhores animais de estimação para apartamento? 

Um apartamento pode até limitar um pouco a sua escolha por animais de estimação, ainda mais com algumas regras rígidas que alguns condomínios têm. Mas ainda assim, existem diversas opções de animais de estimação para apartamento que podem satisfazer você.

A companhia de um animal de estimação é ótima para nossa saúde e já existem pesquisas que mostram isso. Como as pesquisas demonstradas nesta reportagem da Revista Exame, que apresenta vários estudos relacionando os benefícios que a companhia de um animal de estimação pode fazer.

Ok! Eu já estou convencido! Mas e aí? Quais são os melhores animais de estimação para apartamento?

É o que você verá agora! Confira nossa lista!

Melhores animais de estimação para apartamento

Separamos para você, esta lista com os melhores animais para ter de estimação em apartamento. São eles: 

  • Peixes;
  • Pássaros;
  • Hamster;
  • Porquinho-da-Índia;
  • Coelho;
  • Cães;
  • Gatos;

Para facilitar a sua escolha, iremos falar um pouco mais sobre cada um deles. Segue com a gente e saiba qual melhor animal de estimação para apartamento!

Peixes

Os peixes são os animais de estimação para apartamento mais comuns. 

Os peixes, além de deixar os ambiente muito mais bonito com seus aquários, dispensam menos trabalho que outros animais de estimação.

Além disso, os peixes não fazem barulho e não trarão problemas para você com a sua vizinhança.

Porém, vale ressaltar que os peixes exigem alguns cuidados básicos:

  • cada espécie precisa de um tamanho mínimo específico de aquário;
  • cuidados com a temperatura da água;
  • limpar o aquário regularmente;
  • cuidado ao misturar espécies diferentes. Nem todas elas vivem bem em conjunto;
  • lembrar de alimentá-los, é claro!

O único contra que podemos dizer é que peixes não são animais que vão interagir com você.

Animais de estimação para apartamento

Pássaros

Pássaros, além de serem lindos, são ótimas companhias. Eles trazem cor ao ambiente e são a companhia perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar de seus bichinhos.

Pássaros não fazem muita sujeira e não ocupam muito espaço. Além disso seu canto dificilmente vai incomodar algum vizinho.

Existem vários tipos de espécies de pássaros que você pode ter legalmente em casa. Dentre elas:

  • Periquito;
  • canário belga;
  • calopsita;
  • agapórnis
  • Cacatua, entre outros.
Animais de estimação para apartamento

Hamster

Os hamsters são animais muito inteligentes e de fácil manutenção. Não fazem barulho e fazem pouca sujeira. 

Seus cuidados não exigem grandes desdobramentos. Basta dar a eles uma gaiola com um bom espaço interno, para que ele fique a vontade, e equipamentos para que ele possa se exercitar. 

Se lembra da clássica rodinha? 

Ela não pode faltar!

Animais de estimação para apartamento

Preencha a sua gaiola com adereços como pedrinhas, rampas e alguns brinquedos para que ele gaste energia e não fique entediado. 

Hamsters são muito ativos e precisam de um bom espaço com boas atividades.

Hamsters são dóceis e se adaptam muito bem às pessoas e estão entre os melhores animais para ter de estimação em apartamento. Só tenha muito cuidado ao soltá-lo de seu viveiro. Por conta de seu tamanho, é fácil perdê-los de vista.

Porquinho-da-Índia

Porquinhos-da-Índia são bem parecidos com hamsters. Porém precisam de um espaço ainda maior em seu viveiro. São animais que não lidam muito bem com calor, então é importante deixá-los em lugares frescos, sem o alcance do sol.

Também são animais muito dóceis e carinhosos, que se adaptam muito bem à vida em um apartamento. Também não fazem barulho e o custo para manter é baixo.

Animais de estimação para apartamento

Coelho

Coelhos são boas opções de animais de estimação para apartamento. 

Além de não ocupar muito espaço, coelhos são silenciosos e independentes. Mas não pense que eles não são carinhosos. 

Eles são sim e se apegam muito facilmente com a gente.

Eles até podem ser criados soltos, mas existem gaiolas especializadas para eles. Mas mesmo usando gaiolas, é importante que você deixe que eles se exercitem fora dela por longos períodos. Assim como outros animais, eles precisam de exercícios e atividades para gastar energia.

Porém tome muito cuidado com seus móveis e fios dentro de seu apartamento. Para te ajudar, você pode cercar uma determinada área e deixar brinquedos e atividades para que ele possa se distrair.

Animais de estimação para apartamento

Cães

Cães também podem conviver muito bem dentro de apartamentos. Mas aqui você deve se atentar há alguns detalhes importantes:

  • raça;
  • tamanho;
  • nível de energia;
  • barulho;
  • pêlos.

A primeira coisa a considerar na escolha de um cachorro para apartamento é a raça. Logo pela raça você já terá uma ideia do que esperar dos outros aspectos.

Normalmente, cachorros maiores demandam mais espaço, portanto tamanho é um importante cuidado que você deve ter. Além disso, cachorros maiores tendem a ter mais energia. E isso pode se tornar um grande problema, se ele não tiver espaço suficiente para drenar toda esta energia. 

Uma dica para gastar a energia do animal é passear com cachorro diariamente! 

Altos níveis de energia não drenados, podem levar os cachorros a latirem mais e até mesmo destruírem seus móveis, apresentando comportamentos inadequados.

Por isso é preciso se preparar para aplicar técnicas de como fazer um cachorro parar de latir.

Um outro aspecto importante, é observar o tipo de pelagem que sua escolha apresenta. Existem diversas raças de pequeno porte que mal soltam pêlos, e pode acreditar: você não vai querer ficar varrendo e tirando pêlos de tudo em sua casa. Todos os dias.

Apesar destes cuidados, os cães estão entre os animais que mais interagem e criam laços com os humanos. Todos esses cuidados valem a pena!

Escolheu o cachorro? Acesse nosso artigo;Melhores cachorros para apartamentos: 12 raças + indicadas” e decida qual é a raça ideal para você!

Animais de estimação para apartamento

Gatos

Gatos são ótimas companhias para se ter em apartamento. Eles são carinhosos e companheiros, e ao contrário do que muitos pensam, existem várias formas de brincar com gatos. Eles sentem muito a falta de seus donos e reconhecem todo amor e afeto que nós damos a eles.

Existem diversas raças e a sua maioria, exigem poucos cuidados. 

Gatos são independentes e basta um local limpo com água e comida regularmente, e um outro local com uma caixa de areia, para que ele resolva seus problemas sem maiores cuidados da sua parte.

Leia também: [Dicas] 8 formas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Gatos não fazem muito barulho (mas possuem diferentes tipos de miado), entretanto dois cuidados são fundamentais para quem pensa em ter gatos:

  • seu apartamento precisará de telas nas janelas;
  • e gatos, no geral, soltam muitos pêlos.

Portanto não deixe de comprar escova e realizar a escovação deles regularmente. 

Primeiro para que sua casa não fique cheia de pêlos e segundo que gatos têm problemas com a ingestão de pêlos ao se lamberem. 

Dessa forma, realizar a escovação regularmente, irá prevenir também problemas de saúde.

Animais de estimação para apartamento

Já escolheu o seu?

A escolha entre os melhores animais para ter de estimação em apartamento exige muita responsabilidade. Animais não devem ser dados como presente e devem ser escolhidos de acordo com a sua capacidade de cuidar deles até o fim de sua vida.

Portanto escolha o seu animalzinho de estimação com responsabilidade. Tome todos os cuidados, estude bem os cuidados que sua escolha vai exigir e decida qual melhor animal de estimação para apartamento é o seu.

Comente Abaixo