[Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado

É importantíssimo aprender como acalmar um cachorro agitado. Do contrário, a agitação pode trazer problemas de comportamento e até mesmo de saúde. 

A agitação pode ser um reflexo de diferentes tipos de situações. Desde estímulos externos a até mesmo falta de exercícios. Portanto separamos as melhores dicas que vão ajudar você a aprender como acalmar cachorro agitado.

Neste artigo nós vamos te ensinar como acalmar cachorro de qualquer raça. E você verá que um cachorro calmo, além de ser um cachorro mais feliz, ainda promove o bem estar de todos a sua volta.

Aprendendo como acalmar um cachorro agitado

Normalmente estes problemas de excesso de agitação vêm com cães que não praticam nenhum tipo de exercício, seja ele físico ou mental. 

A quantidade de energia que um cachorro pode ter vai variar de raça para raça, porém uma coisa é certa: todas elas precisam drenar essa energia!

A primeira coisa que você deve entender é o motivo da agitação. E só a partir daí tomar a decisão correta de como acalmar um cachorro. Portanto vamos as nossas dicas.

Se a agitação do seu pet vem por meio de latidos em excesso, indicamos a leitura do artigo; [REVELADO] Como fazer o cachorro parar de latir: 7 dicas 🐶”

Faça exercícios com o seu cão

Fazer exercícios é a principal dica que podemos te dar sobre como acalmar cachorro agitado. Isso porque cachorros são animais muito ativos, e todos eles precisam gastar sua sua energia de alguma forma.

Redirecionar esta energia de seu cão para exercícios físicos e mentais é uma forma eficiente de drenar sua energia. Para isso invista em passeios e brincadeiras que irão ajudá-los.

O passeio, além de uma ótima forma de gastar energia, também ajuda seu amigo peludo a não ficar estressado em um ambiente confinado como uma casa e principalmente um apartamento é.

como acalmar cachorro

Passeios diários promovem a saúde mental de seu cachorro, conectando-o ao mundo a sua volta além de dar oportunidade a ele de conhecer outros aromas e ambientes que ele não tem acesso em sua casa. Tudo isso contribui para a drenagem de energia física dele.

Outras formas de drenar energia são brincadeiras ou exercícios mentais que irão exigir esforço de seu cachorro para que ele resolva as situações que você apresente para ele. Alguns exemplos de exercícios mentais são:

  • Bolinhas com comida dentro: Você já deve ter visto alguns brinquedos que dão a oportunidade do cachorro ter de se esforçar para retirar a comida de dentro. Mantenha um nível médio de dificuldade para que ele nem consiga tão rápido nem desista de conseguir sua comidinha.
  • Ensinar algum truque: Ensinar truques para seu cão é uma ótima forma de fazê-lo gastar energia mental. Quando ensinamos truques, eles ficam focados em entender o que estamos querendo e isso, além do gasto de energia, ainda é uma ótima forma de conectá-los a você.
  • Esconder brinquedos: Esta é uma boa brincadeira para fazer com seu amigo de 4 patas! Mostre a ele um brinquedo que ele já conheça, esconda sem que ele veja e comece a perguntar por ele. No início você vai precisar ajudar ele enquanto faz a pergunta para que ele entenda o que deve fazer. Comece com lugares mais fáceis e em pouco tempo ele vai entender que quando você perguntar pelo brinquedo, ele terá que encontrar.

Todas estas atividades são básicas para qualquer cachorro. O principal causador de problemas de comportamento vem da falta de atividades. Portanto não espere que seu amigo tenha problemas para começar a agir.

Alguns tutores de animais não gostam de passear com seus cachorros porque eles apresentam mal comportamento na rua. Para evitar problemas você não deve cortar o passeio, basta seguir algumas dicas. Leia em; 10 dicas para passear com cachorro: fim do mal comportamento”. 

Promovendo momentos de relaxamento

Marcar um local da casa como o ponto de relaxamento de seu cachorro vai te ajudar a acalmá-lo em um momento de estresse. 

Um local de relaxamento pode ser marcado por um tapete que ele goste de ficar deitado, uma caminha, ou qualquer outro lugar que ele possa se sentir à vontade para deitar. Desta forma, assim que você quiser que ele se acalme, por qualquer que seja a situação, leve-o para este local, faça-o sentar e só deixe ele sair quando estiver calmo e relaxado.

Isto é um treinamento. Portanto esteja atento à estes pontos:

  • Dê um nome ao local e sempre que chegar nele com seu cão, diga em voz alta para que ele associe ao lugar;
  • Leve-o com uma guia para facilitar pegá-lo quando ele sair.
  • Esteja disposto a repetir diversas vezes sempre que ele sair, até que sua persistência seja maior que a dele;
  • Você irá começar a ver os sinais de relaxamento quando seu cão deitar e diminuir sua respiração. Até você praticamente nem ouvir. Neste momento você pode tirá-lo de lá, terminando o treinamento.

Uma observação importante: Não use o local como forma de punição! O local deve ser apenas um local em que tire a atenção dele para o resto das coisas e o faça relaxar.

Com o tempo você irá observar que ele irá para lá sozinho em momentos de descanso e relaxamento.

Um bom exemplo de uso: Se seu cachorro é daqueles que ficam eufóricos quando a campainha toca, este momento é uma ótima hora de colocá-lo em seu lugar de relaxamento. Assim que ele entrar no clima de agitação você deve pegá-lo e levá-lo até seu local. Lembre-se que você não deve ficar segurando-o com a guia lá. Ele deve permanecer parado por conta própria e apenas ser corrigido caso saia.

Ignore-o

Esta é de partir o coração, nós sabemos. Mas cães, em muitos casos, ficam agitados pelo excesso de atenção que nós damos a eles. Portanto em momentos como chegar em casa e agitar o seu cão “fazendo festa” só vai alimentar uma agitação que não vai passar tão rapidamente.

como acalmar cachorro

Cães são extremamente ativos e dispostos a brincar, portanto deixe para colocá-los neste estado quando você realmente estiver disposto a gastar esta energia deles.

Portanto nunca recompense a agitação! Isso só vai incentivá-lo mais a agir assim.

Observe sua própria energia

Você já deve ter ouvido que os cães são a cara dos donos, não é verdade?! Então saiba que de certa forma eles são sim. Os cães são mestres em ler nossos comportamentos e saber quando estamos agitados ou deprimidos. Portanto nossas atitudes podem se refletir neles.

Esteja bem com você mesmo, nervosismo e ansiedade são facilmente percebidos por nossos amigos de 4 patas.

Seja um exemplo para seu cachorro

Seguindo nossas dicas de como acalmar um cachorro agitado, sendo um exemplo, além de aproximar a relação entre vocês dois, você ainda passará a ter mais contato com ele. Dessa forma você será o exemplo que ele precisa para não sentir a necessidade de tomar a frente de nenhuma situação. Ele entenderá que pode apenas confiar em você e relaxar.

Ter seu amigo sempre por perto é sempre um prazer, principalmente quando ele segue o seu espírito tranquilo e companheiro, não é mesmo? Mas além da agitação outros fatores podem ser um incômodo, como o cheiro de urina. Então, se você quer ter um ambiente limpo, cheiroso e com seu pet por perto, acesse nosso artigo; Como tirar cheiro de xixi de cachorro: 2 dicas direto no 🎯”.

Comente Abaixo