[Lista] Raças de gatos para apartamento. 9 sugestões + extra

Quer saber quais são as melhores raças de gatos para apartamento? Selecionamos aqui 9 opções para você decidir qual será a sua. No final ainda deixamos um extra.

Por aqui, somos bem gateiros. Afinal, não tem nem como não amar essas coisas fofas, né? Só que, na hora de ter o seu, às vezes surgem dúvidas como: 

Qual gato é mais caseiro? Quais são as raças de gatos mais mansos e dóceis? Quais são os melhores gatos domésticos? Se você estiver com esses questionamentos na cabeça, saiba que aqui você encontrará as respostas.

Vale dizer que todo gatinho é lindo e querido. Não precisa ser de raça para ter valor e ser amado (e ainda falaremos mais disso)

Só que com as raças é possível ter uma ideia melhor de traços de comportamento, o que pode ser um fator relevante para moradores de apê. Pensando nisso, as melhores raças de gatos para apartamento que trazemos aqui hoje são:

  • Maine Coon
  • Ragdoll
  • Persa
  • Scottish Fold
  • Munchkin
  • Himalaio
  • Burmês
  • Siamês
  • Exotic Shorthair

Já quer saber mais sobre cada um? É só continuar com a gente que esse é quase que um guia definitivo de gatos de apartamento. Ah, se você já tiver um gatinho, confira nossa publicação de como fazer dois gatos se darem bem.

Agora bora logo descobrir detalhes sobre as melhores raças de gatos para apartamento.

Raças de gatos para apartamento

1- Maine Coon

Fonte/Reprodução: Cobasi

Começamos nossa lista de raças de gatos para apartamento com o Maine Coon. Essa raça charmosa é queridinha de muitos. Conhecida por seu porte imponente e pelos compridos.

De modo geral, é tranquila, carinhosa e muito inteligente. Bem companheiros e gentis, também apegados aos donos e tendem a gostar de crianças.

Sua inteligência é reconhecida por muitos, tido para alguns como a raça mais inteligente. Se você está com interesse em treinar o seu gato, pode ser uma boa opção. Maine Coon costuma ser ótimo para ensinar alguns truques e aprender coisas novas.

2- Ragdoll

Fonte/Reprodução: Terrazoo

Esse é um dos melhores gatos domésticos. Muito brincalhões e amáveis, os Ragdolls são muitas vezes comparados com cachorros. É uma ótima opção também para quem já tem um doguinho em casa.

Inclusive, se precisar, temos um conteúdo com 3 dicas de como fazer cachorro e gato se darem bem em sua casa.

Em geral, são bem saudáveis e tranquilos de cuidar. Também são uma ótima ideia para quem curte ensinar truques e brincadeiras, eles costumam aprender rápido novas coisas.

Se você é gateiro e se preocupa com a saúde do seu pet, confira esse E-Book sobre alimentação natural para gatos. Aproveite e veja também esse aqui sobre Petiscos Caseiros para Gatos.

Eles são dóceis e carinhosos, mas também bastante carentinhos. Se ele tiver que passar muito tempo sozinho em casa sem companhia, talvez não seja a melhor opção.

3- Persa

Fonte/Reprodução: Ednaldo Rações

Persa é uma das raças de gatos mansos. Bastante calminho e na deles, são muito indicados para apartamento e quem gosta de bichinhos mais tranquilos.

Eles são bem afetuosos e adoram estar por perto de seus donos. Apreciam carinhos, brincadeira e atenção. Se quiser saber como brincar com gato, é só visitar nosso post.

É um felino de pêlo longo e macio, sendo essa uma das suas características visuais mais reconhecidas. Os persas são bem fofos e obedientes, o que é perfeito para quem procura por um pet que não faça tanta bagunça.

Qual gato é mais caseiro? Podemos dizer que é o Persa, então se você tem um certo medo de fugas, pode preferir ele. 

4- Scottish Fold

Fonte/Reprodução: Vida Ativa

Definitivamente o Scottish Fold precisava aparecer em uma lista de raças de gatos para apartamento.

Carinhosos e amáveis, esses lindinhos da orelha dobrada são super charmosos e queridos. Em geral se dão bem com crianças e outros animais, além de serem bem apegados à família.

Costumam miar pouco e são bem adaptáveis, sendo algo positivo para quem mora em apartamentos. 

5- Munchkin

Fonte/Reprodução: Pinterest

Conhecido como gato das pernas curtas, os Munchkin são uma das raças de gatos mais dóceis e fofinhas. Isso se dá por conta de uma mutação genética que faz com que as perninhas deles sejam mais curtinhas que as de outros felinos.

Pode ser comparado com um salsichinha versão felina, para você entender. Além dessa característica física, são bastante conhecidos por serem curiosos e amáveis com seus donos.

É uma das raças de gatos para apartamento, mas você precisa ter certos cuidados específicos. Por causa das patinhas e perninhas menores, esses bichinhos podem acabar tendo problemas de coluna com o passar do tempo.

Portanto, é bom fazer um acompanhamento com o veterinário bem de perto e desde novinho. Assim você saberá como cuidar caso tenha algo.

Além disso, devido às perninhas, ele tem algumas limitações quando diz respeito a saltar ou até mesmo correr. Então é importante que fique de olho se ele não estiver em um lugar alto do qual não consegue descer, para não se machucar.

6- Himalaio

Fonte/Reprodução: Cachorro Gato

Uma das melhores raças de gatos para apartamentos com toda certeza e é também favorita de muitos. O Himalaio é um pet brincalhão e bastante fiel aos seus donos.

Ele vem de uma mistura entre o Persa, que já falamos, e o Siamês. Então seu físico apresenta características de ambas raças, fazendo com que seja bem único.

Sua pelagem normalmente é puxada dos Persas enquanto o rostinho mais achatado vem dos siameses. Além disso, o comportamento dele é uma mesclagem de ambas raças também.

Ele é de porte médio, se dá bem com crianças e outros pets também. Se tiver um doguinho em casa, é uma boa opção. Nesse caso, aproveita e dá uma puladinha no nosso post sobre como fazer cachorro e gato se darem bem.

7- Burmês

Fonte/Reprodução: Royal Canin

Tanto o Burmês Americano quanto o Europeu são ótimas raças de gato para apartamento. São bastante interativos e sempre animam o ambiente de alguma forma divertida.

São extrovertidos e amam dar saltos ousados para lugares altos e diferentes. Sempre surpreendendo os donos dessa forma.

É também uma raça que gosta de atenção e faz de tudo para consegui-la, até mesmo deitando no seu colinho.

Não gostam de ficar sozinhos, portanto se você fica o dia fora de casa e não tem nenhum companheirinho para ficar com ele, é melhor repensar. Seu Burmês talvez não fique tão feliz se isso acontecer, podendo até ficar mais bagunceiro e destrutivo.

O que fazer para gato não arranhar o sofá? Confira nossas dicas práticas.

8- Siamês

Fonte/Reprodução: Cobasi

Os famosos gatos siameses. Sim, são uma das melhores raças de gatos para apartamento e, se você vive em família, vai agradar muito a dinâmica.

Conhecidos por serem agitados, dóceis e interativos, os siameses são bastante ativos e brincalhões. Além de serem também muito sociáveis e conversados com os integrantes. Se for ter um, já vale ir conhecendo os tipos de miados de gato.

São bem curiosos e inteligentes, o tipo de gato bastante explorador e não são uma das raças mais obedientes. Costumam gostar da liberdade para fazer o que quiserem e não são tão previsíveis no comportamento.

Uma das suas características visuais principais são os olhos azuis bem clarinhos que chamam a atenção e conquistam corações.

9- Exotic Shorthair

Fonte/Reprodução: Geração Pet

O Exotic Shorthair é um gatinho que tem similaridades com o Persa, podemos dizer que é um Persa de pelagem mais curta. Ele vem ganhando muito o carinho das pessoas e é uma das raças de gatos para apartamento.

Assim como o Persa, é um gatinho mais calmo e apegado. Inteligente e observador, porém um pouquinho mais curioso que seu similar.

Além disso, é bastante afetuoso com seus donos. Gosta de colo e curte demonstrar carinho com lambidinhas e ronronadas.

É silencioso, porém bastante interativo. Gosta de brincar com bolinhas e ficar por perto do que o dono está fazendo.

Também é uma raça muito apegada que não é indicada para ficar sozinha por muito tempo em casa. Se precisar viajar ou sair por muito tempo, procure serviços como o DogHero (que também tem Pet Sitter para gatos), para alguém cuidar do seu gatinho.

[Extra] SRD

Fonte/Reprodução: Petz

Nesse tópico extra vamos falar de um assunto importantes sobre os gatinhos SRDs (Sem Raça Definida ou Vira Lata). A gente sabe que para apartamento pode haver algumas exigências sobre comportamento e tamanho dos pets.

Além disso, às vezes existem algumas raças que chamam a nossa atenção por acharmos interessantes e fofinhas. Mas não podemos deixar de falar sobre os vira latas, que também são ótimos companheirinhos.

Há uma variedade imensa de gatos vira latas abandonados em canil. Com isso, não tem muito como prever como será sua adaptação ou personalidade em casa. Fazer isso com gatos de raça já é complicado, com os que não tem então é mais ainda.

Só que é possível encontrar também um gatinho que tenha afinidade para sua família que não tenha raça. Então achamos importante ressaltar aqui que vira latas também são para apartamento <3

Curtiu nossa lista de raças de gatos para apartamento?

Qual deles você acha mais fofinho? Conta para a gente nos comentários e compartilha com aquela pessoa que é tão gateira quanto você <3

Temos também uma lista de melhores cachorros para apartamento. Selecionamos as 12 raças mais indicadas.

Isabela
Isabela
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária que ama música, livros, viajar e vídeos animaizinhos fofos. Nas horas vagas curte fazer playlists ou escrever.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS