Aprenda como fazer gato e cachorro se darem bem em sua casa

Como fazer gato e cachorro se darem bem

Vamos aprender como fazer gato e cachorro se darem bem, com algumas técnicas que irão facilitar a aproximação dessas duas espécies de animais que a gente adora! 

Como fazer gato e cachorro se darem bem

Apesar do que nós crescemos ouvindo, cães e gatos não são inimigos mortais. A aproximação entre eles é perfeitamente plausível e na maioria das vezes apenas exige alguns cuidado e algumas técnicas de como fazer gato e cachorro se darem bem.

No entanto você deve agir com muito cuidado e cautela pois muitos fatores vão ser determinantes aqui. Cachorros e gatos tendem a ser muito territorialistas e esse tipo de comportamento, sem os devidos cuidados, pode trazer problemas durante a introdução.

Portanto, vamos aprender como fazer gato e cachorro se darem bem neste artigo, que vai te dar as dicas necessárias para que você promova a aproximação correta entre cada um deles.

Como fazer gato e cachorro se darem bem

Aprender como fazer gato e cachorro se darem bem é o primeiro passo que você deve dar antes de querer introduzir um ou outro em seu ambiente.

Por isso, antes de introduzir um novo amigo peludo em casa é importante que você saiba como proceder e não coloque nenhum dos dois em perigo. Garantir a segurança dos dois é responsabilidade sua e você deve ter consciência disso.

A idade de seu cão ou gato podem ter grande influência na relação deles durante a introdução. Tanto cães ou gatos de maior idade terão mais resistência a introdução de um novo membro em casa. E isso também vale para o cachorro receber um novo cachorro quanto para um gato receber um novo gato. O motivo aqui não é exatamente a espécie mas sim o território.

Dê sempre preferência a unir as duas espécies quando filhotes. Dessa forma eles ainda estarão acostumando com o mundo ao seu redor e farão a adaptação juntos. Sem contar que o risco de um fazer mal ao outro é muito menor.

Como fazer gato e cachorro se darem bem

Se este não é o seu caso, vamos continuar com nossas dicas e dividi-las em duas situações: 

  • como introduzir um gato no ambiente de cachorro e;
  • como introduzir um cachorro no ambiente do gato.

Dessa forma poderemos focar nossas dicas na situação específica a qual você precisa. Então, vamos começar!

Como introduzir um gato no ambiente de cachorro

O primeiro passo e mais importante deles é a segurança de seus bichinhos. Conheça bem o seu cachorro e tenha controle sobre ele. Se você tem um cachorro que normalmente já não é sociável, pode não ser uma boa ideia trazer um gato para dentro do ambiente dele.

Portanto o primeiro passo é conhecer o seu cachorro e perceber se você terá controle sobre ele nas situações que poderão existir. Por isso a segurança é tão importante.

Para isso uma boa forma de como introduzir um gato no ambiente de cachorro é usando uma caixinha de transporte. Leve o gato até sua casa na caixinha de transporte e deixe-a em um local confortável para ele. Em cima de um sofá com vista para o ambiente é uma boa escolha. Caso não tenha uma caixinha de transporte, você também poderá usar cômodos diferentes, apenas com uma porta entre eles.

Procure estar com seu cachorro calmo para fazer a aproximação. Nós já falamos como acalmar um cachorro, portanto você pode promover este encontro após um bom passeio que deixe seu cão cansado.

Leia também: 10 dicas para passear com cachorro: fim do mal comportamento

Com a guia sob o seu controle, deixe que seu cachorro veja a caixa com o gato e apenas mantenha-o perto. 

Se ele não estiver se comportando agressivamente, dê petiscos a ele e ao gato ao mesmo tempo, mantendo os dois a uma distância segura. Isso servirá para aliviar o pensamento de ambos os animais da tensão do encontro.

A partir daí, permita que seu cachorro se aproxime, quando e caso ele queira, da caixa. O cenário ideal aqui é o seu cão ver o gato e não se importar mas provavelmente o que ele fará é ir até ele para cheirá-lo, o que não é nenhum problema.

Deixe que eles se conheçam pelo faro e só chame a atenção caso algum comportamento indesejado aconteça por parte do cão.

Caso seu cachorro saia de perto da caixinha por vontade própria, você pode recompensá-lo pelo seu bom comportamento. Assim como o gato também, caso tenha se comportado. Isto pode demorar para acontecer, portanto tenha paciência com o tempo deles.

A partir daí você pode abrir a caixa e permitir que o gato saia porém com seu cão ainda na guia e sob o seu controle. Deixe que seu gato explore sua casa e controle o comportamento de seu cão, desviando a atenção dele para outras coisas.

Enquanto seu gato estiver solto, nos primeiros momentos, horas e até mesmo dias, esteja atento ao comportamento de ambos. Não deixe que seu cachorro associe a chegada do gato a um momento ruim contigo pois ele poderá descontar esta culpa nele.

Cachorros são mais dependentes de atenção humana, portanto use isto a seu favor. Dê atenção normalmente a seu cachorro, caso ele esteja se comportando bem, e mostre a ele que nada mudou.

Como introduzir um cachorro no ambiente do gato

Assim como no primeiro exemplo, garanta a segurança de seus dois companheiros. Deixe que seu gato fique em um local que ele se sinta bem e confortável mas que fique visível ao cachorro.

Normalmente introduzir um cachorro no ambiente do gato é mais fácil do que o contrário. Isto porque o cachorro é mais territorialista e dependente e ele pode achar que terá de disputar você.

Como fazer gato e cachorro se darem bem

No caso do gato, normalmente, ele apenas se importará com os locais em que ele gosta de estar e seus brinquedos. Dificilmente ele brigará pela posse da casa toda.

Esteja atento ao comportamento de ambos e assim como na introdução do gato, mantenha seu cachorro na guia e faça uma introdução lenta permitindo que os dois conheçam o cheiro um do outro sem que precisem ficar em contato direto. E só a partir do conhecimento prévio olfativo e costume um do outro, permitir que se conheçam com maior liberdade.

Outros cuidados sobre como fazer gato e cachorro se darem bem

Outros cuidados em como fazer gato e cachorro se darem bem é você respeitar os limites de cada um deles. Gatos gostam de ter seu espaço. Reservar um espaço em algum local alto, fora do alcance de seu cachorro, pode ser prazeroso para seu gato.

Separar a comida e o local onde eles fazem suas necessidades também é importante para evitar brigas e problemas com mau comportamento.

Esteja atendo aos sinais para parar a aproximação. Nunca force demais para os dois ficarem bem um com o outro. Algumas vezes esta introdução será muito arriscada e só funcionará com profissionais especializados.

Esperamos que com estas dicas você consiga socializar seus dois amigos peludos para que eles tenham um bom relacionamento dentro de casa, e possam ser amigos também um do outro.

Gatos são animais mais independentes e em geral mais calmos que cachorros, por isso, acalmar seu cão também pode ser uma boa estratégia de como fazer gato e cachorro se darem bem. Para isso leia o artigo; [Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado”.

Comente Abaixo