Como brincar com gatos – dicas para se divertir com seu bichinho

Você ama o seu crush pet, mas não sabe direito como brincar com gatos? Calma, pode ficar tranquilo que hoje a gente traz dicas de como se aproximar e se divertir ainda mais com o lindinho! E relaxa, é mais fácil do que parece.

Gatos são bichinhos engraçados e imprevisíveis, por isso todo bom dono já deve ter visto alguns momentos divertidos. O fato é que muitas das travessuras que eles aprontam acontecem por causa da curiosidade natural deles.

E é esse lado curioso que os fazem sempre se entreter com algo novo. Então a chave para começar as brincadeiras é saber despertar seu interesse e você consegue fazer isso de formas bem simples, como:

  • Caixas de papelão
  • Jogos no celular
  • Brinquedos com penas
  • Luzes
  • Brinquedo recompensa
  • Vara de brincar

Essas são algumas dicas, mas fica com a gente e você nunca mais vai ter que se perguntar: como vou brincar com meu gato? 😉

Leia também: como dar banho em gato sem se machucar.

Antes de tudo: cuidados que devemos ter

Isso mesmo, cuidados! Os felinos são muito fofinhos, mas suas brincadeiras podem ficar um pouco… agressivas.

Então para aprender a como brincar com gatos de forma saudável, você deve tomar alguns cuidados básicos para que nem ele e nem você saiam perdendo. 

Afinal, a ideia é se divertir 😀

Não use suas mãos

Às vezes o gatinhos podem ficar atiçados vendo nossas mãos e dedos mexendo ou batucando. Isso nos instiga a mexer e provocar ainda mais, na ideia de brincar e se divertir, mas numa dessas você pode acabar se machucando.

O que acontece é que na verdade ele relaciona as suas mãos à uma presa, devido aos seus instintos de caça. 

Para evitar futuros arranhões e mordidas, reserve suas mãos única e exclusivamente para carinhos <3 

Selecione os objetos com cautela

Gatos podem achar qualquer coisa interessante, principalmente os filhotes. Portanto, esteja sempre bem atento com o que ele estiver brincando. 

Objetos pontudos e cortantes são bastante perigosos. Linhas também devem ser observadas com cautela para não se enforcarem. E plásticos ou objetos pequenos podem acabar sendo engolidos.

Mais importante do que saber como brincar com gato, só mesmo saber o que você está dando para ele brincar. Ninguém quer ver seu amorzinho se machucar no final, né?

Laser nos olhos jamais!

Você já deve ter visto algum vídeo de gato brincando com laser, né? Caso não tenha, vou deixar um logo aqui embaixo porque todo mundo merece ver um desses um dia!

https://www.youtube.com/watch?v=pK3TnfWlaVw

Vamos combinar que é bem divertido. Se você quiser fazer essa brincadeira em casa, com certeza vai render bons momentos. 

Só tome bastante cuidado para não acertar o olhinho do seu pet! Corre sério risco de cegar o seu bichano. E terminar a brincadeira desse jeito não seria nada legal 🙁

No final ele sempre deve ganhar

É importante ressaltar que gatos são animais caçadores e para ele a brincadeira as vezes é uma forma de caçar. Ele não está apenas perseguindo o brinquedo, mas sim caçando.

Então se no final da brincadeira você não deixar ele capturar o brinquedo, ele vai se frustrar. Saindo mais estressado do que feliz do momento de diversão. E já falamos uma vez sobre como o estresse felino é negativo, não é mesmo?

A nossa sugestão é que você sempre deixe ele pegar a “presa” antes de terminar a brincadeira. Dessa forma o seu filhinho sai feliz e satisfeito do momento juntos.

Agora que você já sabe os principais cuidados que deve tomar, podemos finalmente chegar nas super dicas de como brincar com gatos.

Leia Também: Como fazer gato e cachorro se darem bem

6 Dicas de como brincar com gatos

1. Caixa de Papelão

Sim, sim, sim! A primeira dica de como brincar com gatos só podia ser essa! O motivo? Bom, porque eles simplesmente amam essas tais caixas de papelão.

Como brincar com gatos
Via Giphy

De verdade, essa é uma super dica e é bem tranquila porque vale qualquer caixa. É só deixar ela no chão e você logo verá o seu gatinho entrando nela e se escondendo.

Você pode brincar com ele fazendo barulhos do lado de fora, enquanto ele persegue na parte de dentro. Ou também usar algum brinquedo na tampa para que ele fique caçando, como no vídeo abaixo.

Garanto que ele vai amar receber essa caixa de presente e você vai amar ver ele se divertindo com algo tão simples.

2. Jogos de celular para gatos

Por que não usar da tecnologia para entreter seu gato? Se até a gente se diverte com joguinhos no celular ou outros dispositivos, imagina então os felinos como ficam.

Se você for no youtube encontrará diversos vídeos de jogos para gatos. Como esse aqui embaixo que é de ratinhos passando e fazendo barulhos.

As cores, os sons e a velocidade com certeza vai despertar o interesse dele. Tente uma vez e você verá como ele vai reagir a essa novidade. 

Além dos vídeos no youtube, você pode baixar alguns jogos também. Como por exemplo o Cat Alone ou o Friskies CatFishing 2.

O ideal é usar celulares com telas maiores ou mesmo tablets. Dessa forma o gatinho terá uma boa visibilidade do que está acontecendo.

3. Brinquedos com penas

Uma ótima ideia pode ser adquirir alguns brinquedos que tenham penas artificiais. Os gatinhos amam esse tipo de brinquedo e é sempre bom trazer algo novo para ele.

Felinos são muito inteligentes e por isso costumam enjoar rápido das novidades, portanto tenha sempre cartas na manga. As penas são leves e possuem uma boa movimentação, isso é o suficiente para chamar a atenção do seu amiguinho.

Você pode comprar um desses brinquedos ou então fazer um em casa mesmo. Trazemos aqui um vídeo que ensina o que você precisa fazer:

4. Luzes

Nós já falamos sobre os lasers lá em cima. A real é que os lindinhos ficam encantados com luzes, amam perseguir e brincar com reflexos.

Você pode fazer alguns reflexos com a luz do sol batendo em CD. Ou em alguma outra superfície que pode brilhar, como vidros, relógio, metal. É certo que ele vai ficar impressionado.

O único cuidado que você precisa ter aqui é com a questão da frustração final. A luz é algo que eles não conseguem efetivamente capturar, então não deixe de trocar de brincadeira antes de terminar o momento juntos. 

5. Brinquedo Recompensa

Esse tipo de brinquedo além de divertido é estimulante para intrigar seus gatos. Vamos explicar melhor para você entender.

Se trata de uma bolinha que solta petisco quando o gatinho brinca com ela. É só você colocar a ração dentro dela e deixar ele ir atrás do cheiro. Ele ficará curioso e tentará fazer o petisco cair.

Incrível, não? Você pode estimular também a caça, jogando a bolinha longe para ele ir atrás.

Caso não queira comprar, você tem a opção de fazer uma versão dele com garrafa pet também 🙂

6. Vara de brincar

Esse deve ser um dos brinquedos preferidos dos gatos. Uma vareta com uma linha na ponta e algum brinquedo amarrado na linha. É como uma vara de pescar para os bichanos caçarem.

A diversão é garantida e você pode brincar com ele de diversas formas. Deixando mais em cima da cabeça dele para ele pular e brincar, fazer o brinquedo da ponta ficar “saltando” no chão para chamar a atenção dele, balançar a linha de um lado para o outro.

Não tem jeito certo, você precisa ver o que mais vai instigar o seu pet. É uma ótima alternativa para vocês se aproximarem e você conhecer ele mais ainda. 

Esse vídeo dá para ter uma ideia de como brincar com gatos usando a varinha né? E muito fofo o gatinho, peloamordedeus <3

E aí, conseguiu responder a pergunta de como brincar com gatos depois de ler as nossas dicas? Deu para perceber que é tranquilo, certo?

As brincadeiras devem ser diárias e é muito importante para desestressar e incentivar o gato a fazer exercício. E o melhor de tudo: é um momento para você aproveitar com o seu fofinho!

Se você quer aprender mais sobre essas fofuras, existem vários materiais online que explicam de forma profissional como cuidar de gatinhos desde a alimentação, a brincadeiras e principais doenças! Para todos os gateiros, indicamos esses dois materiais abaixo que são bem em conta e vão te ajudar a ter um pet mais feliz ❤️🐱

Deixa aqui nos comentários qual brincadeira o seu crush pet mais gosta, a gente vai amar saber 😀

Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS