6 melhores comedouros para gatos: escolha o ideal para seu pet

Quer conferir os melhores comedouros para gatos e saber como escolher o ideal para seu pet? Selecionamos todas as informações necessárias para você entender qual a melhor forma de agradar seu pet com esse item tão essencial.

Pode parecer bobeira e uma compra qualquer, mas o pote de ração para gato demanda uma boa atenção na hora de decidir. Ele influencia diretamente na saúde e bem estar do pet, visto que uma escolha ruim pode acarretar até mesmo em doenças intestinais.

Então, para te ajudar a ter uma ideia melhor a respeito desse assunto e ter um cuidado maior com o pote de ração para gatos, fizemos esse guia completo. Aqui você confere os melhores comedouros para gatos além de como escolher comedouro para gatos.

Em resumo, aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre esse item. Se está pensando cada vez mais no conforto e bem estar do seu crush pet, confira também nosso conteúdo sobre as melhores camas para gatos.

Agora, vamos ao que interessa!

Melhores comedouros para gatos

Para isso, trazemos aqui alguns dos tipos de comedouros para gatos mais famosos que você consegue encontrar no mercado. Vamos descrever um pouco mais sobre cada um, falando sobre seus prós e contras.

Ao final você encontra também links da Amazon para adquirir o comedouro que preferir agora mesmo. Assim, fica mais fácil para você decidir qual será o comedouro ideal para seu crush pet.

1- Cerâmica

O primeiro tipo de pote de ração para gato é de cerâmica. Essa é uma opção interessante por causa dos modelos que você encontra, que são bem fofos e bonitos, servindo até como decoração.

A cerâmica também é uma boa devido a sua facilidade de limpeza. Essa higienização fácil vale a pena para o dia-a-dia de qualquer tutor, além de prevenir a proliferação de bactérias.

Gosta de mimar seu gato e entregar sempre os melhores itens, produtos, alimentos? Veja então nosso conteúdo sobre petiscos naturais para gatos, entenda o que é e confira algumas receitas.

2- Vidro

O comedouro de vidro tem as mesmas vantagens do de cerâmica no que diz respeito à facilidade de limpeza. Seu material é simples e não mantém cheiro, sendo mais atrativo para o felino, além de mais higiênico.

3- Funcional

Esse é tido por muitos como o melhor comedouro para gatos, dado que é funcional e possui um bom custo/benefício. É bem comum e convencional de se encontrar no mercado.

Seu formato faz com que seja um pote raso e côncavo na maioria das vezes. Evitando o desperdício e sendo positivo para a saúde do pet. Isso acontece porque o gato não precisará se abaixar tanto para se alimentar, sendo benéfico para sua saúde.

Você encontra muitas alternativas de plástico. Não é o material mais recomendado, mas é uma opção bem comum. 

Veja nossa lista de alimentos tóxicos para gatos e saiba o que não deve dar para seu pet em nenhum comedouro!

4- Comedouro lento

Se o seu gatinho costuma comer de forma acelerada isso pode acarretar diversas questões de saúde. Como por exemplo, ter problemas digestivos ou até mesmo uma obesidade felina.

Nesse caso, essa é a opção mais indicada. Pelo seu formato peculiar, acaba que o gatinho não consegue comer tão rápido. Como usar o comedouro para gatos que é lento? É só colocar a ração, as barreiras da espirais deixam a alimentação do pet mais devagar.

O vídeo abaixo do canal Gatos no Divã fala sobre alguns erros que deve evitar com esse tipo de comedouro:

5- Interativo

Esse é um tipo indicado para quem quer saber como brincar com gatos também. Os comedouros interativos são verdadeiros brinquedos que mantêm o pet entretido por bastante tempo.

Existem diversas alternativas e modelos, então é bem ampla a escolha para esse. Abaixo você vê algumas opções:

6- Automático 

Para fechar nossa lista, chegamos ao melhor comedouro para gatos para quem busca algo mais prático e tecnológico. Esse é um tipo que mescla com tecnologia, como uma câmera para identificar que o pet está ali.

É interessante para quem precisa passar horas fora de casa. Com esse tipo de comedouro é possível programar horários para a comida ser despejada para o pet, como um robôzinho.

Abaixo o canal Vale Minha Grana? fez uma avaliação completa do comedouro:

A única questão desse modelo é seu preço. Por causa da tecnologia, acaba sendo um custo mais alto.

Como escolher o melhor comedouro para gatos?

Mais importante do que saber qual o melhor ou como usar comedouro para gatos, é sacar como escolher. Alguns detalhes são bem importantes para determinar o conforto e bem estar do seu pet.

Veja um guia rápido de qual a quantidade de ração para gato saudável. Entender sobre isso é tão importante quanto saber sobre os comedouros para gatos.

1- Tamanho

O primeiro ponto é o tamanho do potinho. É muito relevante que as bordas dele não esbarrem nos bigodinhos dele, pois eles detestam. Então, dê preferência para tigelas largas e rasas.

2- Limpeza

A higienização é bem importante, dado que ela cuida tanto em questão da saúde quanto também de como mantém a comida atraente para o pet. Os felinos sentem o aroma da ração e perder isso se torna desinteressante para ele.

Por isso o indicado é que você busque por comedouros que sejam de fácil limpeza. Isso ajuda na praticidade para seu dia-a-dia.

3- Local da casa

É necessário ter atenção para onde será deixado o comedouro. Deve ser em um ambiente seguro, onde o gato não se sinta ameaçado.

Assim ele não ficará com medo na hora de ir comer, sendo mais amistoso para ele.

4- Profundidade

Por fim, o último ponto para te auxiliar na escolha é a profundidade do pote. Se o comedouro for muito profundo, os gatinhos vão ter que se abaixar muito para conseguir comer.

Esse esforço pode fazer mal, gerando um problema intestinal para o gatinho. Então busquem por tigelas mais rasas e largas.

E aí, qual é o melhor comedouro para gatos na sua opinião?

Fale com a gente nos comentários. Aproveita que chegou até aqui e veja nossa lista comparativa de melhor areia para gatos, outro item bem importante para o bem estar do pet e das pessoas ao redor dele <3

Isabela
Isabela
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária que ama música, livros, viajar e vídeos animaizinhos fofos. Nas horas vagas curte fazer playlists ou escrever.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS