[Cuidado] 10 Alimentos tóxicos para gatos. Melhor evitar!

Bateu a preocupação com a alimentação do seu crush pet? Nessa lista você confere 10 alimentos tóxicos para gatos, os principais que você deve evitar!

É muito importante para qualquer tutor ter consciência de quais são aqueles alimentos proibidos para gatos ou os alimentos que fazem mal para gatos. 

É fato que os bichinhos possuem um sistema digestório diferente do nosso, portanto nem tudo o que comemos é indicado para eles. Até mesmo algumas comidinhas que eles podem gostar e ficar cheirando, te olhando com carinha de pedinte.

Sei que gostamos de dar agradinhos para os bonitos, mas que seja de forma consciente para que eles não passem mal depois, né? Por isso, às vezes compensa conhecer Petiscos Caseiros para Gatos. São uma opção mais saborosa e saudável 🙂

Pensando nisso, fizemos esse post. Os 10 alimentos tóxicos para gatos que você encontra aqui são:

  • Carboidratos
  • Açúcares
  • Alho
  • Cebola
  • Carambola
  • Uvas
  • Leite e derivados
  • Comidas enlatadas
  • Carnes gordurosas
  • Sobras

Ao fim ainda trazemos uma dica extra, falando um pouco mais sobre alimentação saudável para pets. Legal, né?

Vale ressaltar que essa não é uma lista completa, existem alimentos tóxicos para gatos a mais do que os que citamos aqui. É apenas para você ter uma base, caso queira saber todos os que são proibidos para seu pet, converse com o veterinário dele.

Então continue com a gente até o final para saber todos os detalhes sobre esse assunto e não ter mais dúvidas na hora de dar algo para seu gatinho! 🙂

Lista – 10 Alimentos tóxicos para gatos

1- Carboidratos

Fonte/Reprodução: Brasil Escola

O primeiro da lista de alimentos nocivos para gatos são os carboidratos. Vale uma explicação rápida para você entender como funciona.

Os gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, a principal fonte de nutrientes na sua dieta são as proteínas. Por isso, o organismo deles possui uma baixa tolerância (dependendo, até recusa total) ao carboidrato.

Isso não quer dizer que eles não consomem nenhum tipo de carboidrato. Só que conseguem processar apenas em poucas quantidades, visto que geram muita energia e aumentam sua glicose.

Então, de preferência, evite dar carboidratos para o seu bichinho. As doses que eles consomem desse tipo de alimento já estão presentes na ração. No caso de quem segue a linha de alimentação natural, elas estão nos vegetais e frutas.

Alguns dos alimentos tóxicos para gatos que são carboidratos:

  • Batata inglesa
  • Milho
  • Massa crua de bolos e pães (principalmente nesse caso por causa dos fermentos que causam desconforto aos bichinhos)

Uma dieta com excesso de carboidrato pode acabar deixando o seu gatinho diabético e obeso. Então tome cuidado!

2- Açúcares

Fonte/Reprodução: Sinjus

Se os carboidratos não são indicados, tampouco são os açúcares. O motivo é o mesmo, visto que também geram um aumento de glicemia.

Por isso você deve ficar atento, por exemplo, na hora de dar frutas para o seu bichinho. Muitas são liberadas, mas em pequenas quantidades. Nessa lista mais para frente você confere algumas contraindicações desse tipo de alimento.

Outro caso que merece uma atenção redobrada é o chocolate. Nós amamos, certo? Mas para os felinos ele é extremamente tóxico.

Por possuírem a substância da teobromina, são danosos para a saúde cardíaca do bichano. Dependendo da dose pode gerar arritmia ou convulsões. Sendo então um dos alimentos potencialmente fatais.

Evitar açúcares é uma das formas que você possui para Cuidar Melhor do Seu Gato. Não vacile quanto a isso.

3- Alho

Fonte/Reprodução: Jasmine Alimentos

Se você está interessado em alimentação natural para gatos, precisa se ligar que o alho é um dos alimentos tóxicos para gatos. Então nada de querer temperar com ele quando estiver cozinhando a comidinha do pet, ok?

Seu composto sulfuroso causa sensibilidade no estômago do bichinho, provocando até gastrite. Além disso, é um alimento que pode dar anemia porque ataca as hemácias dele.

4- Cebola

Fonte/Reprodução: G1

Seguindo a mesma lógica do alho, cebola e ainda a cebolinha também são alimentos tóxicos para gatos. 

Também podem gerar uma gastrite e anemia no bonito. Então da mesma forma que o alho, é indicado evitar dar para ele.

5- Carambola

Fonte/Reprodução: Alergia Imunosp

Sim, essa fruta é um dos alimentos que fazem mal para gatos. A carambola conta com uma substância que pode ser prejudicial aos rins do bichano.

Seu ácido oxálico é insolúvel e, dependendo, leva aos cálculos renais. Caso tenha dado essa fruta ao seu pet fique atento a qualquer sintoma diferenciado. Como por exemplo:

  • Salivação excessiva
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Sangue ou cristais na urina
  • Alteração na hidratação

Dependendo de como estiver o quadro, leve a um veterinário.

6- Uvas

Fonte/Reprodução: Revista Adega

Isso mesmo, uvas ou passas são bastante tóxicas e podem ser listadas como um dos alimentos fatais para gatos.

Não se sabe ao certo o motivo, mas há muitos casos de pets que consumiram uvas e tiveram o rim danificado. Alguns sofreram até de falência renal súbita, chegando ao óbito.

Se o seu gatinho já consumiu antes e nunca teve nada, que sorte! Mas aconselhamos seriamente que você não siga dando essa frutinha para ele, por mais que goste. É melhor prevenir, certo?

7- Leite e derivados

Fonte/Reprodução: BBC

Muita gente se assusta com esse aqui. Como assim, sempre vi em desenhos e filmes uma tigela de leite para os felinos tomarem. Faz realmente mal?

A resposta é sim, leite e derivados são alimentos tóxicos para gatos, por incrível que pareça. 

Os bichanos na fase adulta possuem uma certa intolerância à lactose, podendo então render em diarreia, vômitos, dores de barriga e mal estar. Tudo isso com frequência é prejudicial à saúde dele e também pode causar estresse felino.

8- Comidas enlatadas

Fonte/Reprodução: BetterDeals BR

Vamos combinar que essa aqui é por motivos óbvios, certo? Comidas enlatadas e embutidos contam com alta dose de sódio e ainda temperos. Tipos de alimentos fazem mal para o seu pet.

Até mesmo peixes enlatados como atum não são indicados. Mesmo que seja uma opção que eles adoram, não vale a pena dar e colocar a saúde deles em risco.

9- Carnes Gordurosas

Fonte/Reprodução: Segredos do Mundo

Mais uma para quem está interessado em alimentação saudável para gatos ficar ligado. Como já falamos, eles são carnívoros obrigatórios, então as proteínas são essenciais na dieta.

Apesar disso, nem todas são indicadas. Carnes muito gordurosas ou com ossos podem ser maléficas para eles. Portanto fique ligado nesse aspecto na hora de oferecer um pedaço para ele.

O mais indicado é que você procure um veterinário para te auxiliar em quais peças são as ideais para seu crush pet 😉

Outra opção é começar testando com petiscos caseiros para gatos. Depois ir introduzindo a alimentação mais natural.

10- Sobras

Fonte/Reprodução: Vix

Para finalizar nossa lista, precisamos falar sobre as sobras. Também conhecida como Restos Da Nossa Comida Que Damos Para Os Gatos.

Esse é um hábito muito comum, mas que às vezes reúne diversos alimentos tóxicos para gatos de uma vez só.

Por exemplo, dar um resto de carne sua do almoço pode ser prejudicial para seu nenê pelo simples fato de ter sido feita com alho e cebola.

Para garantir que seu pet esteja saudável, é preciso ter uma dieta balanceada e bem regrada. Não adianta, mesmo se eles ficarem pedindo você precisa ser forte e não ceder. É para o bem deles!

[Dica Extra] Pet saudável

Agora chegamos na nossa dica final para você que se preocupa com a saúde do seu pet. A alimentação saudável é apenas um dos pilares que garantem isso, diversos fatores podem influenciar diretamente nesse quesito.

Portanto, é importante ir além de só ficar atento com o que ele está comendo ou deixando de comer. Fazer um check-up no veterinário de tempos em tempos é a única forma de avaliar como está o seu bichinho.

Além disso, também indicamos o Guia Definitivo de Gatos da RollerCat. Nele você recebe uma coleção completa com 5 obras que trazem tudo o que você precisa saber para aumentar a expectativa de vida do seu pet. Cada uma delas fala sobre:

  • Métodos para manter o gato menos estressado dentro de casa
  • A origem da fuga dos gatos
  • Alimentos proibidos e doenças
  • Gateiro de primeira viagem
  • A verdadeira missão dos gatos

Tudo isso elaborado pelo dono da RollerCat junto com o auxílio de veterinários, adestradores e jornalistas. Vale dar uma olhadinha, né?

Se tiver interesse, é só clicar aqui e saber mais! 🙂 

Curtiu a lista de alimentos tóxicos para gatos?

Conta para a gente nos comentários qual desses você não conhecia. Se conhecer mais algum outro alimento que não apareceu na lista, deixa para gente ali embaixo também.

Ah, aproveita que chegou até aqui e dá uma olhada no nosso post com livros sobre gatos. Reunimos os principais para quem é gateiro de verdade conhecer.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

- Advertisement -

POSTS FRESQUINHOS