Melhor areia para gatos: tipos, marcas, recomendações e mais!

Quer descobrir qual a melhor areia para gatos? Aqui você encontra todos os tipos, indicações de marcas e ainda recomendações de como escolher qual a melhor para seu pet.

Em outras palavras, trazemos aqui um guia completo sobre qual a melhor areia para gatos. Para isso, passaremos pelos seguintes tópicos:

  • Tipos de areia para gatos
  • Como escolher qual a melhor areia para gatos
  • Marcas de areia para gatos mais conhecidas

Ao longo dele deixamos também alguns links para você adquirir a sua areia online pela Amazon. Às vezes essa compra virtual compensa pela praticidade e até mesmo pelos valores. Bom que você compara com os valores do lugar onde já compra.

Guia completo mesmo, viu? Outro conteúdo que pode ser interessante para você é o nosso post sobre como ensinar o gato a usar a caixa de areia. Caso esteja tendo problemas com isso, pode te ajudar.

Agora, vamos ao que interessa.

Tipos de areia para gatos

O primeiro passo para conseguir a melhor areia para gatos, é saber as diferenças entre os tipos de areias. Sim, existe uma boa diversidade com materiais diferentes e isso influencia na decisão final.

Então, um rápido guia dos principais tipos que você encontra no mercado. Já deixamos os links para você comprar a sua aqui mesmo. Assim você analisa os prós e já compra a que mais parece adequada para seu pet.

1- Sílica

A primeira da nossa lista é tida como a melhor areia para gatos por diversos tutores. Esse material conta com granulados que absorvem internamente os dejetos e, por isso, costumam conter bastante os odores.

Ela tem ganhado maior popularidade recentemente, algumas contam também com uma tecnologia que muda a cor das pedrinhas. Sinalizando, dessa forma, quando você deve realizar a troca da areia.

Os relatos colocam que, por causa dessas suas características, costuma durar mais tempo. Ao invés de trocar toda a areia semanalmente, há quem diga que elas duram de 20 a 30 dias.

Logicamente isso varia muito, principalmente se você tiver muitos gatos. Só que, de modo geral, a durabilidade dela é maior.

Seus pontos negativos podem se dar à adaptação dos pets, que se forem acostumados com areias normais é possível que estranhem. Trata-se também de um investimento mais alto do que a média do mercado.

Por fim, há quem não goste de usar a areia de sílica e prefira entregar opções mais naturais para seu pet. Principalmente se houver uma adesão de comportamentos mais voltados a esse sentido, como por exemplo a alimentação natural para gatos.

Ainda assim, é uma das opções do mercado. Segue abaixo algumas indicações de areias de sílicas bem usadas por gateiros e gateiras:

2- Argila

A areia de argila é bem comum, sendo muito popular entre os tutores. Sua base de argila é, na maioria das vezes, a bentonita, que absorve bem os líquidos e formam torrões que são mais fáceis de tirar.

Tem como ponto forte seu custo-benefício, mas como ponto fraco o fato de que pode formar lama. Isso faz com o que o gato possa levar sujeira para casa, sendo necessário limpar mais vezes a caixinha.

As areias de argila são bem variadas. Diferentes tipos de granulados, tamanhos, com perfume (não recomendadas) e até mesmo sendo de outro tipo de argila. Só que o indicado é que você adquira uma de bentonita, que é mais interessante para higienização.

Essa é a melhor areia para gatos para quem quer economizar um pouco mais. Se liga nos produtos abaixo:

3- Cereais

As areias de cereais são uma alternativa biodegradável bem interessante. Geralmente você encontra feitas com milho ou mandioca, mas a matéria-prima dessa areia higiênica pode variar.

Elas possuem uma boa absorção, normalmente contam com granulados pequenos e que não machucam a patinha dos gatos. 

São naturais, algo que para algumas pessoas torna de maior qualidade que a de sílica, sendo biodegradáveis. Podem ser descartadas até mesmo no vaso sanitário, confira antes na embalagem a recomendação da que você adquirir.

Se você gosta de oferecer opções mais naturais para seu pet, confira o conteúdo em que falamos sobre petisco natural para gatos. Respondemos se é uma boa ideia e ainda deixamos algumas receitas!

Como lado negativo está o fato de que podem grudar um pouco nas patinhas, sujando a casa. Outro ponto é por não serem tão comuns de se encontrar, podendo ser um problema.

Se tiver interesse, confira as opções abaixo. A compra online é uma das possíveis soluções para o fato de não ser tão comum:

4- Madeira

Por último, é hora de falar desse tipo de areia para gatos. Sim, há granulados feitos de lascas de madeiras biodegradáveis que são 100% naturais e que contam com bons pontos fortes.

Primeiro que trata-se de uma opção mais em conta. Em segundo, ela possui uma alta durabilidade, dado que os granulados se dissolvem e viram uma espécie de serragem quando tem contato com líquidos.

Além disso, o fato de ser natural é interessante para seu gatinho, principalmente se ele tiver algum tipo de alergia. Também estamos falando de uma areia que não deixa tanto o odor das necessidades do bichinho ficar pelo ambiente.

O único ponto é que essa é uma areia que demanda uma caixinha de peneira. Como essas abaixo:

Assim fica mais fácil e prático para você conseguir limpar. Se não tiver, é possível que seu pet acabe pisando na areia dissolvida e sujando a casa.

Para conferir os preços de algumas marcas, veja abaixo:

Como escolher qual a melhor areia para gatos?

Agora, vamos deixar alguns critérios e questões que você deve ter em mente na hora de escolher qual a melhor areia para seu gato. Isso pode facilitar tanto seu processo de decisão, como o da fase de testes.

1- Adaptação

O primeiro critério é a adaptação do felino com a areia que você testar. É importante que ela seja uma alternativa que ele consiga se acostumar e se sinta confortável. Caso contrário, pode acabar acontecendo dele parar de usar a caixinha.

Isso acarreta problemas de saúde e da higiene da sua casa. Principalmente se ele fizer as necessidades em outro lugar.

Portanto, de nada adianta você querer forçar seu pet a usar a areia que você pensa que seja a melhor. É necessário entender qual a preferência dele, além de tentar fazer a troca do tipo de areia aos poucos.

O indicado é que você compre um pacote menor de início e vá fazendo a troca de forma gradual. Comece misturando a areia antiga com a nova, até que depois você usa apenas a nova e observa como ele vai reagir.

2- Limpeza

O segundo critério a se ter em mente é a limpeza, ou seja, a durabilidade da areia na caixa. Quanto tempo você consegue ficar sem precisar trocar a areia toda? Fazer esse descarte com muita frequência além de ser trabalhoso pode gerar desperdício.

Então isso também faz parte do momento de testes. Você pode comprar um tipo de areia e não funcionar bem, ficando muito suja, então tendo que limpar mais vezes.

Esse parâmetro varia de acordo com diversos fatores, como quantos gatos você tem em casa, qual o tamanho das caixas e como fica a sua casa. No geral, dizem que a areia deve ser trocada no mínimo semanalmente.

Só que, como já falamos quando apresentamos a sílica, há quem diga que certos tipos de areia seguram mais. Então é sobre se atentar a esse detalhe e ver qual é o melhor para o seu caso.

Se você preza pelo conforto do seu Crush Pet em primeiro lugar, veja nossa lista de melhores camas para gatos. Não é só sobre a areia, é preciso pensar em todos os detalhes para se certificar do bem estar dele!

3- Odor

O odor é algo bem desagradável, ainda mais quando falamos de gatinhos. A urina do gato tem um cheiro bastante forte e que impregna o ambiente, sendo um ponto de atenção para muitos tutores.

Existem areias que seguram mais o odor do que outras. Isso pode variar do tipo e até mesmo pela marca, então na hora de escolher qual a melhor areia para gatos, leve em conta esse aspecto.

Um conselho de muitos veterinários é o de não adquirir areias perfumadas. Muitos gatinhos se sentem incomodados com a fragrância e isso os afasta da caixinha. Sem contar se você tiver um pet alérgico, nesse caso é ainda mais complexo.

Veja dicas de como tirar cheiro de xixi de gato em 5 passos e melhore a situação do ambiente. Principalmente se o felino anda fazendo fora da caixinha!

4- Custo/Benefício

É de se esperar que o custo/benefício seja um critério relevante para os tutores. É necessário conseguir encontrar uma areia que atenda as necessidades de higiene e bem-estar, mas que também não pese no seu bolso.

Isso varia de cada caso e de quanto você tem disponível no seu orçamento. Um ponto que pode te ajudar a chegar a uma conclusão de bom custo/benefício é o de pechinchar e pesquisar.

Às vezes comprar online pela Amazon ou outros e-commerces, por exemplo, fica mais em conta do que comprar no pet shop do seu bairro. 

Verifique também se não há pet shop móvel ou outras lojas não tão convencionais para pets. Às vezes você encontra promoções de areias nesses lugares.

Marcas de areia para gatos mais conhecidas

Agora, para fechar nosso guia completo sobre qual a melhor areia para gatos, vamos listar algumas marcas que mostramos aqui. Deixaremos links para site ou reviews de cada marca, assim você pode conhecer com mais detalhe:

E aí, qual a melhor areia para gatos na sua opinião?

Conta para a gente nos comentários, principalmente se você tiver alguma recomendação para outros tutores. 

Aproveite que chegou até aqui e veja como treinar seu gato e estreitar as relações com ele. Pode ser interessante caso esteja tendo dificuldade com o uso do pet com a caixinha.

Isabela
Isabela
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária que ama música, livros, viajar e vídeos animaizinhos fofos. Nas horas vagas curte fazer playlists ou escrever.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS