Petisco natural para gatos é uma boa ideia? Resposta + receitas

Pensando em dar petisco natural para gatos para o fofinho da casa, mas em dúvida se é uma boa opção? Nesse post falamos tudo o que você precisa saber sobre os prós e contras de dar um mimo caseiro e ainda deixamos algumas receitas para você.

Os pets amam uma guloseima diferente da ração. É só você chegar com um petisquinho que eles já fixam o olhar na delícia que está na sua mão. Então, vira e mexe gostamos de dar esse agradinho para deixá-los felizes.

Principalmente se queremos adestrar e ensinar algum truque novo para o pet. Nesses casos o petisco é essencial por fazer parte da etapa do reforço positivo. Só que será que não compensa dar petisco natural para gatos ao invés dos industrializados?

Para responder essas e outras dúvidas sobre petisco natural para gatos, trazemos aqui:

  • O que é petisco natural para gatos
  • Prós e contras do petisco natural para gatos
  • Vale a pena dar petisco natural para gatos?
  • Receitas de petisco natural para gatos

Assim você entenderá tudo sobre o tema e, ao final, se chegar a conclusão que é uma boa ideia, ainda confere receitinhas práticas para fazer para seu lindinho.

Se tiver um doguinho na família, também pode conferir nosso conteúdo sobre como fazer biscoitos naturais para cachorro. Você encontra receitas fáceis nele!

O que é petisco natural para gatos

Também são conhecidos como petiscos caseiros. Em resumo, são petisquinhos que você mesmo faz, com alimentos frescos e preparados de forma natural. Diferentes dos petiscos industrializados de grandes marcas.

É uma alternativa muito buscada por quem é adepto da alimentação natural para gatos (ou cachorros também). Nesses casos, os pets não se alimentam nem de ração, tendo seu cardápio completamente com preparação caseira e natural.

É válido dizer que esse tipo de conduta demanda uma boa preparação e alinhamento com o ou a veterinária. Para inserir a alimentação ou petisco natural para gatos de forma saudável é necessário ter um cuidado especial e estar disposto a se empenhar nisso.

Não é só sobre dar restos de comida, é preciso elaborar e fazer de forma realmente nutritiva. Assim não vão faltar as vitaminas necessárias para seu pet.

Portanto, é importante elaborar o cardápio em conjunto com a pessoa profissional que sabe de nutrição animal. Quanto ao petisco natural para gatos, é muito importante também esse alinhamento.

É necessário saber se seu pet possui alguma intolerância a algum alimento específico, além de conhecer quais são os alimentos tóxicos para gatos.

Prós e contras do petisco natural para gatos

Agora vamos falar um pouco sobre os pontos positivos e negativos de oferecer esse tipo de alimentação para seu pet. 

Prós

  • Se feitos corretamente, são mais saudáveis
  • Você tem um maior controle dos alimentos selecionados para o petisco
  • Maior controle sobre a qualidade visto que é caseiro
  • São saborosos e fresquinhos

Contras

  • São mais trabalhosos
  • Demandam uma atenção extra
  • Precisam ser feitos com medidas corretas
  • Precisa de uma orientação inicial para introduzir esse cardápio

Vale a pena dar petisco natural para gatos?

Se você seguir da forma correta, saudável e necessária, vale sim a pena. Nessa matéria da Hypeness, vemos como os alimentos industrializados para pets possuem conservantes e substâncias que pesquisas indicam como cancerígenas.

Então, com esse cenário, vale a pena investir seu tempo em preparar opções mais naturais e saudáveis. Isso, claro, se for algo possível de se encaixar no seu dia a dia, pois demanda mais tempo e trabalho do que apenas comprar e deixar a ração lá.

Só lembre de que é necessário ter uma conversa com seu vet antes para fazer receitas que realmente fazem bem para o felino.

Afinal, os gatos são bichinhos bem diferentes da gente. Existem certos alimentos que nós comemos que o estômago deles não processam muito bem. Cebola, por exemplo, é bem prejudicial e tóxica para eles.

Assim já dá para ter uma ideia que de temperos é melhor ficar sem nenhum, né? Esse é só um detalhe para você saber, existem ainda mais peculiaridades.

Não esqueça também que para oferecer uma alimentação natural realmente positiva, é preciso ter responsabilidade. Não deixar que falte nenhum nutriente no cardápio, caso contrário o efeito pode ser o inverso do esperado e fazer mal para seu bichinho.

Leia Também: Ração ou alimentação natural: prós, contras e a resposta

Receitas de petisco natural para gatos

Agora, para finalizar o conteúdo, seguem duas receitas de petisco natural para gatos para você ter na manga. Se quiser, você consegue conferir mais no e-book com receitas de petiscos caseiros para gatos.

Biscoito de cenourinha com atum

  • 1 colher de sopa de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de farelo de aveia
  • ½ cenoura ralada
  • 1 atum

Misture tudo em uma cumbuquinha. Coloque primeiro a farinha, o farelo e a cenoura. Depois acrescente o atum e misture tudo até ficar uma massa úmida.

Depois é só fazer pequenas bolinhas com a massa (ou formar do jeito que preferir) e colocar no forno por uns 10 minutinhos.

Biscoito de salmão

  • 50g de salmão
  • 1 ovo
  • 25g de farinha
  • 100g de aveia
  • 2 col. de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

Comece pré-aquecendo o forno a 200º. Depois misture tudo em um recipiente. Você deve ficar com uma massa homogênea.

Faça bolinhas com ela, amasse e coloque sobre a assadeira com papel manteiga ao fundo. Daí é só deixar no forno por aproximadamente 10 minutos, até dourar. Então pronto, sirva essa delícia para seu gatinho 😀

Lembrando que os petiscos dessas receitas não substituem nutritivamente a ração. É para oferecer como agradinho, viu?

Se quiser, temos ainda um super guia com receitas de petiscos caseiros para gatos. Nele você encontrará mais opções também.

E aí, o que achou da ideia de petisco natural para gatos?

Não deixe de salvar nos favoritos para retornar sempre que quiser fazer essas receitinhas para seu pet. Lembrando que para conferir mais opções tem o e-book com receitas de petiscos caseiros para gatos.

Se quiser também temos um conteúdo completo com receitas de alimentação natural para gatos. Deixamos nele 7 alternativas de banquetes para você verificar com seu vet se é um bom cardápio para iniciar nessa rotina 😉

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS