O que é pet shop móvel: como funciona, vantagens e mais!

O que é pet shop movél, suas vantagens e como ter o seu. Um guia completo sobre essa alternativa para quem está buscando sobre como entrar no mercado pet por um meio muitas vezes mais acessível.

O pet truck é uma alternativa mais viável e interessante para empreendedores no setor de cuidados com bichinhos domésticos. Para isso, é importante entender o que é o pet shop móvel e para explicar falaremos sobre:

  • Como funciona
  • Vantagens do pet shop móvel
  • Como ter o seu pet truck

Ainda deixamos alguns exemplos no decorrer do post para você conhecer mais e ter referências. Portanto, salve a página nos favoritos e retorne, vai que você realmente resolve seguir em frente com esse projeto?

Aproveite também e veja nosso guia de marketing para pet shop, com 8 ações que gastam pouco e vender mais. 

Já tem aqui um guia inicial de por onde começar. Então, fique com a gente até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é pet shop móvel

É uma espécie de food truck só que de pet shop. Ou seja, ao invés de ter o espaço do pet shop em uma casa ou loja, ele está em uma van sobre rodas, adaptado para as necessidades de um pet shop.

Basicamente, é isso o que é pet truck ou pet shop móvel. Essa tendência surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil logo em seguida. 

O relevante é que somos o quarto maior país com população total de animais de estimação do mundo, segundo dados da ABINPET. Além da previsão da CNN que indica um crescimento de 14% do setor pet em 2022.

Sendo assim, podemos considerar que temos um solo fértil para investimento nesse setor. Por isso o pet shop móvel pode ser considerado interessante para empreendedores.

Como funciona

O pet shop móvel pode funcionar de diversas formas, adequando ao que for mais possível para a sua realidade. Só que, de modo geral, podemos dizer que o cliente agenda o horário e você vai com a sua van para buscar o pet.

Todos os serviços estão instalados dentro da van. Oferecendo então algo como:

  • Banho e tosa
  • Venda de produtos
  • Atendimento veterinário
  • Pet groomer

O foco é no bem-estar, saúde e estética dos pets. Tudo isso sem a necessidade do cliente ir até o espaço. Graças ao fato de que esses e outros serviços podem estar disponíveis no pet shop móvel, tudo depende de como o automóvel estará adaptado.

Para te ajudar a entender mais sobre o pet shop móvel, confira o vídeo abaixo. Ele mostra uma empresária falando sobre o negócio dela:

É um exemplo significativo e que ilustra bem como funciona esse empreendimento. Só lembre que os valores passados na reportagem estão desatualizados, visto que não é recente.

Você pode também conferir nosso conteúdo com o top 3de curso de banho e tosa online. É bem útil caso esteja estudando mesmo a ideia de abrir um pet shop.

Vantagens do pet shop móvel

Você pode analisar essas vantagens em dois pontos de vista. Primeiramente, vamos falar para quem está interessado em empreender:

  • O mercado de pets está em crescimento
  • Investimento menor do que ter uma loja
  • Atende diversas regiões
  • Proposta com diferencial competitivo

Agora, quando pensamos para o lado do cliente, vemos que:

  • Praticidade
  • Comodidade
  • Rapidez
  • Menor estresse no pet

Assim, conseguimos ver que o pet shop móvel é uma boa para ambos lados, certo?

Como ter o seu pet truck?

Ok, entendi o que é, como funciona e suas vantagens. Agora, por onde eu começo para conseguir ter o meu pet shop móvel? Vamos lá, alguns pontos para dar conta dos primeiros passos:

  • Planejamento: o primeiro de tudo, ter um planejamento de ações. Dessa maneira você não fica perdido e sabe quando conseguirá realizar a inauguração de pet shop móvel.
  • Financeiro: sim, é mais em conta, mas ainda assim há um investimento inicial. Então, veja suas finanças e realize uma pesquisa e controle financeiro para ter noção de quanto irá gastar. Assim você consegue viabilizar o projeto.
  • Equipe: provavelmente precisará de uma equipe reduzida para não ficar sem espaço no truck. Então procure por profissionais especializados e proativos para dar conta de todos os serviços que está se propondo.
  • Automóvel: a van ou o truck adaptados são fundamentais, sem eles não há pet shop móvel.
  • Itens: tudo o que for vender para seus clientes. Além disso, há também os itens necessários para realizar os serviços do pet shop.
  • Comunicação: por último, mas não menos importante, foque na comunicação do seu negócio. Se será com uma agência, com um profissional do marketing, ou por conta própria. De um jeito ou de outro, comunicação é essencial.

Nós já fizemos uma lista onde separamos 8 equipamentos para pet shop. Todos os obrigatórios para banho e tosa, assim pode ser uma checklist para seu pet shop móvel.

Entendeu o que é pet shop móvel?

Agora que já sabe, confira quais são as tendências do mercado pet. Assim você fica por dentro de tudo o que está em alta e vê quais opções são possíveis de inserir no seu plano de negócio.

Isabela Montovani
Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS