Como fazer alimentação natural para gatos? Vale a pena?

Já ouviu falar sobre, mas ainda não sabe como fazer uma alimentação natural para gatos? Nesse post reunimos os principais pontos que você precisa saber sobre o assunto para dar os primeiros passos nesse caminho.

Muito tem se falado sobre possíveis malefícios das rações industriais, mas na prática como funciona isso? O que devo fazer para fazer uma alimentação natural para meus gatos? É realmente interessante?

Então hoje, tiramos suas dúvidas sobre o tema. Mostramos como a AN pode ser uma opção de alimentação saudável para gatos, ajudando a Cuidar do Seu Gato.

Além disso, trazemos uma lista com alimentos nutritivos para gatos e falamos um pouco sobre como deve ser o cardápio de alimentação natural para gatos.

Vale ressaltar que o que trazemos aqui são apenas algumas sugestões e insights iniciais. O mais indicado é que, caso tenha interesse mesmo em migrar para essa rotina alimentar do seu crush pet, procure um veterinário.

Principalmente se o seu nenê tiver alguma questão de saúde, como alergias, diabetes, problemas renais ou obesidade. Um acompanhamento profissional é essencial, ok?

Primeiro: Por que fazer alimentação natural para gatos?

Antes de falar sobre como fazer uma alimentação natural para gatos, você deve entender os motivos para fazer isso. De onde surgiu essa questão em primeiro lugar?

Bom, é claro que o principal ponto é a saúde do seu bichinho. Há muitas controvérsias sobre as rações industrializadas, principalmente as que possuem alto índice de transgênicos ou sódio.

Vamos combinar que faz sentido, certo? Afinal, se cada vez mais nos preocupamos com os industrializados na nossa própria dieta, por que para os bichinhos teria que ser diferente?

Além disso, há relatos de benefícios para quem elabora um cardápio de alimentação natural para gatos. Por exemplo:

  • Pelos mais brilhantes
  • Melhora a saúde do bichano
  • Diminui a queda de pelos
  • Deixa o odor das fezes mais fraco
  • Mais hidratação para o seu nenê
  • Muitos gatos preferem o sabor, ficando mais felizes

Esses são só alguns pontos positivos que revelam que essa pode ser a melhor alimentação para gatos. 

Se ainda estiver em dúvida, temos um conteúdo só sobre ração ou alimento natural: prós, contras e a resposta. Vale dar uma conferida 😉

Exemplos de alimentos nutritivos para gatos

Ok, agora é hora de falar sobre alguns tipos de alimentos que são realmente nutritivos para gatos. 

É muito importante ter consciência de que AN é interessante e positiva somente se você se responsabilizar de verdade na construção da dieta do seu Crush Pet. 

Isso se dá porque existem alguns nutrientes e vitaminas que são essenciais para ele, portanto é necessário que garanta o consumo deles. Em contrapartida, deve ter muita cautela com alimentos que são potencialmente tóxicos.

Nem tudo que é bom para a gente vai ser bom para nosso filhote, entende? Vou deixar aqui embaixo uma lista com algumas opções que são interessantes:

Carnes (preferência as que não sejam muito gordurosas e desossadas)

  • Frango (peito, coxa desossada, moela e sobrecoxa desossada)
  • Bovina (músculo, lagarto, língua, patinho, coxão mole, coxão duro)
  • Peixe (sardinha, salmão, tilápia)
  • Coração
  • Vísceras (fígado, rim, passarinha, miolo, bofe)
  • Ovo

Vegetais

  • Folhas (alface, agrião, rúcula, salsinha, espinafre)
  • Quiabo
  • Chuchu
  • Alcachofra
  • Pepino
  • Tomate
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Batata Doce
  • Inhame
  • Mandioca

Frutas

  • Melancia 
  • Melão
  • Maçã (sem semente)
  • Pera (sem semente)
  • Morango
  • Mirtilo
  • Banana

Você deve ficar muito atento à qualidade dos alimentos, conferindo sempre a procedência de onde comprou. Outro fator de destaque é a quantidade, falaremos um pouquinho mais sobre isso no próximo tópico.

Uma ideia para você começar descobrindo quais os alimentos que seu lindinho prefere, é fazer alguns Petiscos Caseiros para Gatos de início. Assim você começa a sondar o paladar dele, descobrindo o que agrada mais ele 🙂

Cardápio de alimentação natural para gatos

Agora é hora de falar um pouquinho mais sobre as quantidade indicadas e a preparação. Lembrando novamente: o que falamos aqui não substitui uma ida ao veterinário, ok? É apenas para você conhecer as opções existentes para seu bichinho.

Outra questão que vale destaque (e que você vai perceber claramente agora) é que AN para pets não é oferecer os restos de sua comida. 

Se você não fizer de forma extremamente cautelosa e responsável, existem grandes chances de ser uma mudança arriscada para a saúde do seu bichinho.

Para começo de conversa, é preciso estar bem claro para os tutores que gatos são animais carnívoros obrigatórios. Diversos aspectos de sua fisionomia indicam isso, como a sua dentição e as propriedades do seu estômago.

Dessa forma, as proteínas não são apenas essenciais como as principais fontes de nutrientes para seu bichinho. Portanto, uma dieta adequada para o bonito contém por volta de 65% de carne no total de alimentos.

Além disso, o coração e as vísceras são categorias à parte por serem muito importantes. É indicado que 10% da alimentação seja de coração e 10% de vísceras.

As carnes não podem ser muito gordurosas e devem estar desossadas. Quanto ao preparo, você pode fazer cozidas (sem tempero e mal passadas). 

No caso dos peixes, o indicado é dar no máximo um dia por semana como fonte de proteínas para o nenê.

Você pode deixar para ele a peça inteira de peixinhos pequenos, com vísceras, cabeça e tudo ou, se preferir, dar em filé. A segunda opção é indicada para quem acredita que o bichano vai se engasgar com os espinhos.

Existe uma linha de alimentação natural que prefere oferecer as carnes cruas. Só é preciso ter cuidado quanto às bactérias e zoonoses que podem existir. Consulte o veterinário para saber o mais indicado para seu pet.

Porém atenção, os peixes não devem ser dados crus em hipótese alguma. Sempre os cozinhe moderadamente para destruir qualquer parasita.

As quantidades de vegetais no cardápio devem ser referentes a 15% da alimentação. Já as frutas representam apenas ⅓ da porção diária de vegetais, visto que possuem altos índices de açúcar (frutose) e carboidratos em excesso não fazem bem para os gatinhos.

A tabela abaixo dá uma resumida nas quantidades indicadas de um cardápio de alimentação natural para gatos:

AlimentosQuantidades
Carnes65%
Coração10%
Vísceras10%
Vegetais15%
FrutasApenas ⅓ da porção diária de vegetais

Ressaltando, mais uma vez, que isso é apenas para você ter um parâmetro. Ainda seguindo a risca essa rotina, pode ser que seu pet precise de alguns suplementos por fora, como ômega-3. Para mais detalhes, procure um profissional.

Principalmente caso seu felino esteja acima do peso, será mais específico quanto quais os melhores alimentos para gatos obesos.

Se você é um gateiro de carteirinha, precisa conferir nossa lista com livros sobre gatos. De variados gêneros e assuntos, você com certeza vai amar 😀

Como fazer uma dieta de alimentação natural para gatos? 

Bom, já falamos tintin por tintin então é chegada a hora de concluir: como fazer uma dieta de alimentação natural para gatos?

O primeiro passo é levar sua fofura em um veterinário para um check-up. Confira se está tudo ok com a saúde dele, principalmente dos rins. 

É também o momento para você aproveitar e trocar uma ideia com o profissional sobre seu objetivo de mudar a rotina alimentar.

Depois disso, muito provavelmente você terá as orientações médicas para seguir. Possivelmente a transição da dieta deve ser gradual, até que seu bichinho se acostume completamente com a nova realidade.

E a cereja do bolo que aconselhamos, é que você dê uma olhada no Guia Definitivo de Gatos da RollerCat. Com ele você tem uma coleção completa para te ajudar na vida de tutor de felino.

É um conteúdo completo que auxilia para que você tenha um bichinho menos estressado e com maior expectativa de vida. Sem contar que ele possui uma obra inteira só sobre alimentos proibidos e prevenção contra doenças que eles podem trazer.

O Guia Definitivo de Gatos foi escrito pelo fundador da RollerCat e contou com a ajuda de veterinários, adestradores e jornalistas. Vale a pena conferir a coleção que vai te ajudar não somente na transição da alimentação do seu pet, como no bem estar dele como um todo 😉

Curtiu o conteúdo sobre como fazer alimentação natural para gatos?

Deixa para gente nos comentários o que achou e se pretende fazer adaptação para o seu bichano. Lembrando que se quiser conferir mais informações sobre o Guia Definitivo de Gatos, é só clicar aqui.

Ah, e aproveita que chegou até aqui e dá uma passada no nosso post com dicas de como cuidar de filhote de gato.Todo mundo ama essas fofurinhas, mas é importante ter uma atenção redobrada, né?

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

- Advertisement -

POSTS FRESQUINHOS