Como fazer gato se acostumar com novo dono: 5 passos

Pensando em adotar um novo miaumigo e, por isso, quer saber como fazer gato se acostumar com novo dono? Então fique com a gente até o fim do texto que aqui você confere dicas que são boas seja com gatos filhotes quanto já adultos.

Ter um pet é algo muito gostoso e afetivo. Trata-se de um novo laço que você vai criar e cuidar, portanto o retorno emocional é bem grande. Pesquisas já demonstraram que um bichinho em casa pode afetar positivamente a vida dos donos.

Só que, apesar de ser algo muito bom, não é exatamente um mar de rosas o tempo todo. Sem contar que, querendo ou não, é uma responsabilidade a mais que demanda atenção e compromisso para a criação.

Descobrir como fazer o gato se acostumar com novo dono é só o primeiro passo desse processo. Inclusive, é extremamente importante que essa adaptação seja positiva para que vocês construam uma relação saudável e amorosa.

Portanto, para te ajudar, trazemos aqui 5 passos de como fazer gato se acostumar com novo dono. São eles:

  • Preparação
  • Chegada do gatinho
  • Apresentando a casa
  • Socializando
  • Tempo ao tempo

Essas dicas são tanto para dar conta de acostumar gato adulto a novo dono quanto para quem quer saber como fazer gato filhote se acostumar com novo dono. A única diferença é que, algumas etapas, podem ser mais tranquilas para filhotinhos.

Caso você ainda não tenha encontrado esse novo pet e está só considerando a ideia, sugiro que veja como adotar um gato. Conteúdo bem interessante para quem quer entrar na vida de gateiro.

Agora, vamos conferir o que você deve se atentar durante o processo.

Como fazer gato se acostumar com novo dono

1- Preparação

Antes de tudo, você precisa se preparar. Sim, o primeiro passo de como fazer gato se acostumar com novo dono é mais voltado para o pré adoção.

Em primeiro lugar, se você mora com mais pessoas, lembre-se de comunicar e conversar bem com os outros integrantes da casa. Não tem jeito, a rotina e dinâmica da moradia vai se alterar como um todo, então é muito importante que seja algo consentido entre todos.

Considere também sobre os gastos financeiros que vão aumentar no seu orçamento. Inclusive, tem uma lista de compra inicial para quem vai receber um gatinho novo que deixamos mais abaixo.

Outro ponto é para quem já tem um pet em casa. Pesquise bem sobre a adaptação e entrosamento dos dois animaizinhos para você ter uma ideia de como apresentar um ao outro. Se quiser, temos um conteúdo sobre como fazer gato e cachorro se darem bem.

Essas são as dicas mais gerais de como acostumar gato com novo dono no momento da preparação. Abaixo pontuamos alguns aspectos mais específicos.

História do gato

É muito importante que você converse com o abrigo ou com a pessoa que era dona anteriormente. Conhecer a história do gato, sua personalidade, se possui algum trauma… tudo isso te ajuda a ter uma ideia de como ele é.

É possível até que já te falem sobre alguns comportamentos iniciais para você já ter uma ideia de coisas que ele gosta ou não.

Lembre-se que cada gato é um gato, com sua personalidade e jeitinho próprio. Acontecimentos da história dele influenciam na forma que ele age e se relaciona com o outro e com o ambiente ao seu redor, por isso é tão importante conhecer direitinho.

No caso de como fazer gato filhote se acostumar com novo dono, isso é algo mais simples. É mais provável que ele tenha passado por uma quantidade menor de situações e seja menos apegado, assim facilita a introdução na nova realidade.

Ambientação da casa

Faz parte também do momento de preparação. É importante que sua casa passe por uma “gatificação” para receber o novo residente.

Alguns produtos essenciais de se ter:

  • Tela nas janelas
  • Pote de água e ração
  • Ração
  • Arranhador
  • Algum brinquedo
  • Caixa de areia
  • Areia
  • Caixinha de transporte

Se couber nas finanças, pode adquirir alguns itens a mais. Como, por exemplo, brinquedos mais elaborados ou até mesmo camas para gatos. Uma fonte de água, como essa abaixo, também é uma boa alternativa.

Só que, nossa sugestão, é que você espere o bonito chegar e conheça mais da personalidade e gostos dele. Assim você evita adquirir algo que ele não goste.

Por fim, inicialmente, é bom que tenha um cômodo específico que ele passará os primeiros dias. De preferência um local da casa que tenha seu cheiro ou que você passe uma parte do tempo.

Falaremos mais sobre isso no tópico da chegada do gatinho, mas já fica a dica aí 😉

Vet

Para finalizar a preparação de como fazer gato se acostumar com novo dono, é importante já ter um vet para ele. Principalmente se for um filhote, que aí você já troca uma ideia sobre vacinação, vermifugação e também castração.

O profissional também irá acompanhar a saúde do bichinho e ainda te dar orientações mais específicas sobre como cuidar dela. Tudo pelo bem estar do lindo, certo?

2- Chegada do gatinho

Depois de todo momento pré, é hora dele chegar na nova casa e conhecer o novo dono. Esse momento inicial demanda bastante paciência e cautela para deixar o espaço e o tempo dele.

Vamos falar assim, os felinos são bem apegados à rotina. Portanto, mudanças são sempre um processo estressante e de desconfiança para eles.

Então é preciso ter muito cuidado porque o estresse felino é algo bem negativo e que afeta muito a saúde do bichinho.

É comum que ele fique retraído e se escondendo em um primeiro momento. Ele está chegando em um novo lugar onde não conhece e nem se reconhece. Não tem o cheiro dele em nenhum canto, ele não sabe como é o espaço e nem as pessoas que vivem ali.

Então as primeiras semanas costumam ser de gradual evolução. Varia muito em cada caso, principalmente se o novo pet for vítima de maus tratos ou tenha alguma experiência traumática, pode ficar assustado por mais tempo.

O ideal é que você tenha um cômodo seguro para deixá-lo pelos primeiros dias. Ele vai se acostumar com o cheiro e o lugar e depois querer explorar mais o resto do ambiente.

Lembre só de deixar ração, água e acesso para a caixinha de areia. Certifique-se de que ele coma, hidrate e faça as necessidades direitinho. 

A preferência é que esse local seja silencioso e de menor movimentação. Assim evita que o bonito leve sustos constantes durante essa adaptação.

Quanto a relação de vocês dois: vá com calma. Em um primeiro momento é comum que ele fique na dele. Eventualmente, é convencional também que ele comece a ter curiosidade e vá criando confiança.

Se dedique a ser a pessoa que alimenta e dá água nele. Aos poucos, conforme ele demonstre interesse e aproximação, faça carinho e dê afeto. Brincar também é uma forma de estreitar esse laço.

Vale a pena ver nosso post sobre como brincar com gatos para te ajudar a entender as brincadeiras deles.

Só lembre que às vezes esse processo pode caminhar a passinho de formiguinha. De um modo geral, essa adaptação com o ambiente e com você pode durar de uma a duas semanas.

Só que há muitas exceções à regra, ainda mais em casos excepcionais como de bichinhos traumatizados. Tem gente que relata que precisou de seis meses para ganhar a confiança do crush pet.

3- Apresentando a casa

O terceiro passo de como fazer gato se acostumar com novo dono e lar é apresentar o resto da casa. Provavelmente, depois de alguns dias, o bichinho vai começar a ficar inquieto de se manter em um único ambiente.

É hora de liberar o acesso para que ele explore o resto da casa. Não prive ele de aproveitar e conhecer os novos lugares. Gatos são animais bem territorialistas então é importante que ele se aventure e deixe seu cheiro pelo resto do lar.

Assim ele ficará mais à vontade e confortável com seu novo espaço. Se ele não quiser sair de jeito nenhum do quarto inicial, vai ser preciso que você incentive e instigue a curiosidade dele para sair de lá.

Seja dando algum petisco em outros lugares, chamando para brincar ou posicionando os potes de ração em outros lugares em determinados momentos do dia. Se precisar, pode ser útil conferir como treinar seu gato para poder te auxiliar nessa educação inicial.

4- Socializando

Em conjunto com a adaptação da casa, é importante também realizar a adaptação social. Apresentar aos poucos aos outros moradores ou pets do lar.

Tudo isso ajuda para que ele fique menos assustado e mais a vontade de forma generalizada. Criando mais confiança e carinho no laço de vocês como pet-tutor e também com as outras pessoas.

Se tiver crianças, lembre-se de conversar muito bem com elas. É importante que essa socialização também seja feita de forma gradual e respeitando os limites do bicho.

Ficar correndo atrás, abraçando e forçando uma aproximação só causará o efeito oposto ao desejado. Ao invés de ficar mais confortável ele ficará mais acuado e assustado.

Quanto a outros pets, a apresentação deve ser ainda mais gradual. Em determinados momentos do dia, deixando com que cheirem e se reconheçam e evitando que se estranhem.

No vídeo abaixo você confere algumas dicas de como socializar gatos recém chegados aos antigos moradores:

5- Tempo ao tempo

Por fim, a última dica de como fazer gato se acostumar é: dê tempo ao tempo. Como já falamos, normalmente, a duração da adaptação são duas semanas, mas existem muitas variáveis que influenciam isso.

Sem contar que o processo pode vir dividido. Primeiro ele se adapta ao ambiente e depois ao dono, se sentindo mais confortável e tendo mais afeto.

Outro ponto também para se ter em mente é que os felinos têm bastante personalidade. Existem alguns que são mais carinhosos, outros que são mais independentes. É importante que você conheça seu novo amigo e respeite o jeitinho dele também.

Provavelmente ele será afetuoso com você de alguma forma. Essa ideia de que gatos são frios é um mito. Eles são muito carinhosos, só que do jeito e no tempo dele.

Sempre respeite os limites dele e deixe que aconteça naturalmente. Assim vocês evitam estresse e situações desgastantes para ambos.

Se você ama gatinhos, precisa dar uma olhada na lista de raças de gatos para apartamento. Sério, é um mais lindo que o outro!

Viu como fazer gato se acostumar com novo dono?

Conta para a gente o processo de adaptação que você está passando, deixe seu relato nos comentários. Vai que ajuda outros futuros gateiros?

Veja também: 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS