Como adotar um gato: guia completo para adoção responsável

Quer um novo amigo tranquilo, fofo e de muita personalidade? Então garanto que precisa descobrir como adotar um gato, pois o bichano preenche esses requisitos.

Independentes e muito graciosos, gatinhos são sensações. Tanto na internet quanto pessoalmente, esses animaizinhos repletos de personalidade conquistam praticamente qualquer um.

Por isso, você pode se pegar pensando sobre como adotar um gato. Algo cada vez mais comum, visto que houve um aumento de adoção de cães e gatos durante a pandemia.

Só que, por mais que sejam mais independentes que dogs, gatinhos precisam também de cuidados e demanda responsabilidade. Por isso, iremos falar aqui não apenas sobre como adotar um gato, mas também:

  • Como decidir se quero adotar um gato
  • Adotei um gato e agora?

Um guia completo para quem quer pegar seu primeiro crush pet. É importante pontuar todos esses aspectos porque também houve um aumento do abandono animal em 61,6% durante a pandemia.

Então, não basta apenas saber como adotar um gato, mas também quais as responsas que você terá ao fazer isso. 

Assim você realiza uma adoção responsável e compromissada, ajudando um desses bichinhos abandonados e não se tornando mais um nessa estatística triste. 

Se quiser, temos também um conteúdo sobre como adotar um cachorro. O processo é bem similar, mas vale a pena conferir as informações que trazemos lá também 😉

Como adotar um gato

Existem diversas alternativas de como adotar um gato. Seja presencial ou até mesmo online, você consegue realizar a adoção de forma bem simples.

Para começar, você pode dar uma olhada em algumas instituições do lugar onde você mora, como por exemplo:

  • Abrigos
  • ONGs

Você pode visitar algumas e conferir os gatinhos resgatados lá. É bom também para você conversar com alguém que esteja a frente do lugar, se certifique também que eles cuidam direitinho do bichinho e conheça pessoalmente o ambiente e pet.

É bem comum que haja eventos periódicos como feirinhas de adoção, por exemplo. Então vale a pena ficar de olho também nessas novidades na sua cidade.

Além disso, você pode seguir tais abrigos e ONGs nas redes sociais para ver os pets que estão lá. Seguir clínicas veterinárias ou cuidadores de gatos também é uma opção para receber atualizações.

Por fim, existem alguns apps que você pode olhar com atenção também:

  • MeAuDote
  • AMPARA animal
  • Adota Pet Go
  • OLX

Só lembre de confirmar se a pessoa que está doando é realmente confiável. Se não puder realizar uma visita presencial tente, pelo menos, marcar uma conversa por vídeo.

Para adotar, você pode precisar de:

  • Ter 21 anos
  • CPF ou documento com foto
  • Comprovante de residência

No mais, esse é o passo a passo inicial de como adotar um gato. Se você tem um dog em casa, precisa ver como fazer cachorro e gato se darem bem antes de adotar seu novo crush pet.

Como decidir se quero adotar um gato?

Sim, a decisão é um processo que deve ser feito com cautela e ponderando todos os pontos. Há muitos benefícios na adoção de um gatinho, visto que ter um pet é algo muito gostoso e que enche a gente de amor com esse novo laço.

Só que também há as responsabilidades e compromissos que você deve ter. Nem tudo é um mar de rosas sempre e, em muitos momentos, ter um bichinho vai te exigir muita paciência.

Agora você já sabe como adotar um gato. Então, alguns pontos para você refletir antes de tomar a atitude:

  • Meu ambiente é favorável para a presença de felinos? Ok, eles não demandam tanto espaço quanto um dog, só que é preciso ter atenção a alguns aspectos. Muitas vezes a casa precisa de uma gatificação para ficar interessante para eles. A tela nas janelas, por exemplo, é uma adaptação essencial para a chegada do novo pet.
  • Minha rotina sustenta a chegada de um gatinho? Sim, por mais que sejam independentes, você vai precisar mudar sua rotina. Separar um tempinho que seja para dar atenção ao fofinho e brincar com ele.
  • Minha família gostaria de ter um gatinho? Se você mora com outras pessoas, converse com elas antes sobre a ideia. Adotar um gato de surpresa pode gerar estresse nas outras pessoas que você convive e induzir a um abandono.
  • Meus outros pets são sociáveis? Se você tiver um outro bichinho, pense se acha que ele vai se dar bem com o gato ou se será um problema a convivência de ambos.
  • Tenho condições financeiras para ter um gato? Um dos pontos principais. Ter um bichano lindinho é muito bom, mas é um peso a mais no seu orçamento mensal. 

Depois de refletir sobre todos esses pontos você terá mais facilidade em decidir se quer ou não adotar um gato. São pontos importantes sobre a mudança que terá nos seus dias ao pegar um crush pet desses.

Lista completa de livros sobre gatos, perfeita para quem está querendo adotar um. Assim você consegue se preparar e compreender bem como são os felinos na teoria.

Adotei um gato e agora?

Para fechar nosso guia de como adotar um gato, precisamos falar sobre os primeiros passos pós-adoção. Muitos fatores influenciam nisso, afinal gatos possuem personalidades bem diferentes e você pode pegar um filhote ou adulto.

Se estiver querendo pegar um pequeno, confira como brincar com gato filhote. Vai precisar ter pique de gastar toda a energia dos pequenos que, geralmente, são agitados.

Tudo isso varia em como serão os primeiros passos. Só que, de modo geral, podemos falar que:

  • Tele sua casa
  • Compre caixa de areia
  • Tenha pote para ração e água
  • Leve ao veterinário para orientações de vacinas, remédios e castração
  • Paciência com a adaptação inicial. Gatos são bichinhos bem apegados, então a mudança de ambiente e de meio social para ele é um processo um pouco mais lento. Evite o estresse felino principalmente nessa etapa.

Então, esse é um guia básico de como adotar um gato e orientação dos cuidados que deverá ter. Se quiser, o vídeo abaixo do canal Medicina Felinos mostra um pouco mais sobre a adaptação de um gato a um novo ambiente:

E aí, descobriu como adotar um gato?

Se você realizar a adoção, volta aqui e conta para a gente nos comentários como rolou e se está dando tudo certo. Conferir sobre adestramento de gatos pode ser um bom caminho para quem está com um bichano novo e quer ensinar alguns truques pro lindo.

Veja também: 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS