Como adotar um cachorro: passo a passo para ter seu crush pet

Quer saber como adotar um cachorro e deixar sua casa ainda mais divertida e amorosa? Então confira nosso passo a passo que ainda traz dicas para futuros ou futuras mamães e papais.

A adoção de cães e gatos tem crescido durante a quarentena. Muitos fatores podem influenciar nisso, mas é fato que é possível que o isolamento em casa tenha gerado esse desejo em muitas pessoas.

Ter um cãopanheiro é uma delícia e anima seus dias. Sendo uma ótima alternativa para dar e receber mais carinho, além de ter um novo laço afetivo incrível com o doguinho.

Só que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Não basta só saber como adotar um cachorro, é preciso ter em mente os cuidados e compromissos que você terá que arcar.

Afinal, houve um outro aumento também durante a pandemia: o abandono de animais de abrigos cresceu 61,6% nesse período. Ou seja, muitos bichinhos disponíveis para você adotar… só que tenha consciência para não gerar mais abandono depois, viu?

Vale a pena conferir nosso guia de como acalmar um cachorro. Pode ser algo extremamente útil para você que quer ter um novo pet em casa.

Dito isso, vamos logo descobrir como adotar um cachorro de rua para que você possa aumentar sua família e ter mais alegria ainda em casa.

Como adotar um cachorro

Existem diversas formas de como adotar um cachorro, atualmente você consegue fazer isso até mesmo online. O principal caminho para realizar o processo é: procurar instituições ou pessoas de confiança.

Sempre pesquise pelas informações e dados de quem ou do lugar que estiver doando. Se possível, realize uma visita ou uma chamada de vídeo para se certificar das condições e da realidade.

Quando falamos de instituições, algumas que você deve procurar para dar conta de como adotar um cachorro de rua, são:

  • Abrigos
  • Ongs
  • Eventos de adoção
  • Projetos de adoção

Cada cidade costuma ter seus lugares principais e de maior movimento e fluxo de adoção. Fique de olho e se mantenha informado para não perder nenhuma oportunidade.

Outra forma bem atual de como adotar um cachorro é pelo ambiente digital. Seja por perfis nas redes sociais ou por alguns aplicativos. Se quiser, esses são os exemplos de app que você encontra doação de doguinhos:

  • MeAuDote
  • AMPARA animal
  • Adota Pet Go
  • OLX

Além deles, sempre procure pelos perfis nas redes sociais dos abrigos ou ONGs da sua cidade. Talvez você consiga fazer todo o processo de adoção virtualmente.

Só lembre de ter o dobro de atenção. É sempre bom saber de onde o doguinho vem para ter uma ideia de como cuidar e quais comportamentos esperar. Além de ficar esperto com golpes, por exemplo, com a OLX.

De modo geral, você precisará apresentar alguns documentos ou informações para dar conta de como adotar um cachorro de porte pequeno ou grande. Então tenha em mãos:

  • CPF ou documento com foto
  • Comprovante de residência
  • Termo de responsabilidade de comprometimento aos cuidados do pet
  • Ter pelo menos 21 anos

Se quiser, temos um guia sobre como saber se o cachorro vai ficar grande ou pequeno. Pode ser útil para você que quer adotar um doguinho, mas tem um espaço limitado.

Como decidir se devo adotar um cachorro

Agora que já falamos sobre como adotar um cachorro, é importante te ajudar a decidir se deve ou não. Pode parecer bobo, mas trata-se de uma escolha bem relevante e que deve ser bastante refletida.

Como já falamos, o índice de abandono de animais também subiu durante a pandemia. Isso é um grande problema porque sobrecarrega abrigos e ONGs, complicando os resgates e tornando mais difícil absorver a demanda.

Um método para diminuir esse índice, é com maior conscientização de quem está planejando ser um novo ou nova tutor(a). É interessante que saiba que não é só amor e alegria o tempo todo, há responsabilidades e uma mudança na rotina também.

Portanto, para te ajudar a passar pelo processo de decisão de forma consciente, segue algumas reflexões que deve ter:

  • Conseguirei adotar um doguinho e dar a atenção que ele precisa durante a rotina? Cachorros demandam carinho, atenção, brincadeiras, passeios, paciência para educar… para tudo isso você precisará despender tempo e cuidado.
  • Tenho espaço suficiente? Lógico que, dependendo, você pode se ligar em como adotar um cachorro de porte pequeno. Só que, de qualquer forma, vale a reflexão sobre o espaço… principalmente quanto a bagunça.
  • É financeiramente viável? Sim, por mais que a adoção seja gratuita, você precisará investir em alguns aspectos. Desde brinquedinhos à veterinários… a lista de coisas para cachorro é imensa e você vai gastar grana, não tem jeito.
  • Meu ambiente é favorável para adaptação do doguinho? Se você tem família, ou mora sozinho(a) ou tem outro bichinho… tudo isso influencia no bem-estar do dog. É preciso refletir sobre para saber como vai lidar com a novidade (e como a novidade vai lidar com você!).

Primeiros passos depois de adotar um cachorro

Já falamos de tudo sobre como adotar um cachorro e questões que você deve refletir antes de tomar a decisão. Agora é hora de te auxiliar em como será depois para o guia ficar completo.

Existem muitas variáveis que influenciam nesse primeiro passo. Tudo depende de onde você adotou, quais as condições que o dog tava, se era filhote ou não, entre outros fatores.

Iremos listar aqui alguns primeiros passos genéricos e que são importante para iniciar a adaptação:

  • Leve o dog ao veterinário, coloque a vacinação e primeiros cuidados em dia
  • Paciência e carinho com os primeiros dias de adaptação
  • Depois desses primeiros momentos, é hora de estabelecer a rotina e começar a educar. Se precisar, veja sobre como adestrar um cachorro em casa.
  • Se tiver um outro bichinho, veja bem sobre a apresentação de ambos

No vídeo abaixo do canal da Marina Volanski você visualiza um pouco esse processo inicial:

Vale a pena conferir cursos de adestramento de cães. Se está considerando adotar seu primeiro doguinho, é uma ferramenta muito interessante e potente para educar seu filhinho.

Descobriu como adotar um cachorro?

Se você adotar um crush pet, conte para a gente aqui nos comentários sobre como está com seu novo aumigo. Aproveita que chegou até aqui e dá uma passada no nosso texto com 11 dicas de como passear com cachorro.

Veja também: 

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS