Como ganhar dinheiro criando peixes [6 ideias práticas]

Gosta do universo aquático e quer conhecer formas de como ganhar dinheiro criando peixes? Hoje trazemos ideias para você começar com o seu negócio agora mesmo.

Muitas pessoas são apaixonadas por peixes, admiram sua beleza e amam passar o tempo cuidando dos bonitos. É uma prática que começa como um hobby, mas que se você quiser é sim possível transformar também em uma renda.

O primeiro passo é saber que existem diversas opções de como ganhar dinheiro criando peixes. Algumas demandam mais investimento e tempo, outras são acessíveis para quem só busca algo mais casual, algo como uma renda extra.

E as ideias que trazemos de como ganhar dinheiro criando peixes te iluminam para os dois caminhos. São elas:

  • Criação em larga escala
  • Pequena criação
  • Fotografia
  • Pet Sitting
  • Aquarismo
  • Criação de conteúdo

Você imaginava que tinham tantas opções para tirar uma grana fazendo o que gosta? Agora que já descobriu isso, é só continuar com a gente para saber um pouco mais de cada uma e ver qual a ideal para você no momento.

Antes de irmos aos pontos, vale dizer que independente de qual você seguir, é importante ter noção dos cuidados de um aquário. Se esse é um fator em que precisa se aprofundar e ter mais domínio, vale conferir o curso completo de aquarismo da AquaOn.

Se acha que já tem uma noção boa desse tema, é só seguir com a gente. É hora de falarmos de coisa boa, de dim entrando. Então vamos logo as ideias de como ganhar dinheiro criando peixes.

Leia Também: [Passo a Passo] Como montar um aquário de água doce – 9 etapas

Como ganhar dinheiro criando peixes

1- Criação em larga escala

A primeira da nossa lista de como ganhar dinheiro criando peixes é uma das opções para quem está disposto a se dedicar extremamente a isso. Você vai precisar investir dinheiro e bastante tempo de início.

O Psiculturismo é um setor muito forte no Brasil. Para você ter uma ideia, em 2019 o país alcançou 758.006 toneladas de peixes cultivados, chegando a uma receita de cerca de R$7 bilhões.

Além disso, também somos o quarto maior produtor mundial de tilápia. Como você pode ver com esses dados da Associação Brasileira da Psicultura, temos bastante relevância global nesse mercado.

Isso é um ponto positivo, revelando uma boa oportunidade para quem quer entrar no setor. Só que ao mesmo tempo também indica já ser uma área consolidada, com forte participação.

Então para iniciar nessa você precisará estudar bastante a logística, entender a forma de se trabalhar e saber como administrar o negócio. 

Você deve conhecer os tipos de criadouros, pensar nas melhores espécies para sua realidade e ter um bom espaço para os tanques ideais.

Não é algo que se constrói da noite para o dia, mas é uma ideia bem interessante para quem gosta mesmo dessa área

Leia Também: [Tutorial] Como dar banho em cachorro e deixar ele cheiroso

2- Pequena criação

Agora, se no seu caso a realidade de produção em larga escala não é viável, trazemos uma boa notícia: você pode fazer pequenas criações. Essa também é uma forma de como ganhar dinheiro criando peixes.

É uma opção mais indicada para os verdadeiros amantes de peixes, que gostam de cuidar bem dos mesmos e já praticam essa atividade. Se trata de uma ideia para aproveitar o que você gosta para tirar uma grana. Unindo o útil ao agradável.

Nossa sugestão é se voltar para um público mais direcionado de apreciadores desses animais. Você pode pesquisar em grupos do Facebook ou até mesmo em Fóruns como o Reddit talvez.

Esse é um bom caminho porque às vezes é difícil encontrar peixinhos realmente bem cuidados nos mercados pets tradicionais. Além disso, também existem aquelas espécies específicas que são mais raras de encontrar.

Por isso algumas pessoas acabam preferindo pesquisar na internet por vendedores que são realmente cuidadosos. Nesse caso, uma boa reputação é tudo para conseguir entrar no ramo.

Então é bom se especializar de certa forma antes. Por exemplo, o curso de aquarismo do AquaOn seria uma alternativa para você se certificar de que não cometerá erros quanto a ambientação.

Agora deixaremos aqui embaixo algumas opções de criações para você levar em conta e ficar atento, visando como objetivo a entrada de dinheiro:

  • Peixes mais comuns de aquários
  • Peixes exóticos
  • Peixes raros
  • Iscas ou alimentos para peixes

Só que atenção: antes de mergulhar de cabeça nisso pesquise bem o mercado de onde você mora e quais são as demandas. 

Cuidado para não resolver criar uma espécie depois não conseguir vendê-la e acabar saindo no prejuízo. É necessário uma certa logística e boa avaliação.

Leia Também: Como vender comida para cachorro: cursos, receitas [+dicas]

3- Fotografia

Sim, essa também é uma ideia de como ganhar dinheiro criando peixes. Você pode se tornar um fotógrafo especializado nesse universo.

Tente começar fotografando os seus peixinhos e vendendo para bancos de imagens ou sites na internet que buscam isso.

Com o tempo, se realmente gostar dessa área, invista em fotografar peixes mais raros. Nesse caso provavelmente você tira até mais dinheiro.

É uma atividade um pouco diferente, mas caso você já tenha uma boa câmera e se interesse por essa área, por que não tentar? Pode ser uma oportunidade para fazer algo que ama e ainda receber uma graninha.

Leia Também: [Lista] Curso online Reiki para animais. Bem estar aos pets

4- Pet Sitting

Nunca ouviu falar sobre pet sitting de peixes? É por que talvez seja um setor que ainda precisa ser explorado, certo?

Quando o dono de peixe viaja ele também precisa de alguém para cuidar dos bichinhos. Com isso em mente e sabendo que, dependendo da espécie e aquário, é necessário uma atenção mais específica, já vemos uma brecha para oportunidade aí. 

Não entendi, que brecha? Vamos lá, se você já é um criador de peixes é capaz de se colocar como pet sitter, sendo assim a solução para o problema dessas pessoas 🙂 

A sua experiência criando os seus bichinhos acaba sendo um diferencial bem atrativo para ser chamado. Lembre-se disso na hora que for disponibilizar o trabalho.

Você pode oferecer esse serviço em grupos para os amantes de peixes onde mora. Outra ideia é deixar cartões de visita em pet shops ou em lojas específicas desse universo.

Leia Também: Você sabe o que é DogHero? Aprenda como funciona e seus usos

5- Aquarismo

Mais uma sugestão de como ganhar dinheiro criando peixes. O primeiro passo para conseguir criar os bichinhos é saber como montar um aquário.

Isso acaba sendo uma dor para pessoas não sabem nem por onde começar. Principalmente aquelas que desejam ter aquários grandes com muitos peixes. 

São muitos detalhes e provavelmente precisarão de ajuda e é aí que você como criador de peixes ganha um espaço.

Se você gosta dessa parte e já estudou bastante, pode usar seus conhecimentos como fonte de renda. Seja na instalação ou até a ensinar os cuidados, é uma área que rola de explorar.

Agora, se não tem tanto entendimento, mas possui interesse e gosta da ideia, sugerimos o curso completo de aquarismo da AquaOn. 

Nele você aprende tudo o que precisa sobre os cuidados e montagens de um aquário. Com mais de 10 títulos você confere de forma prática as técnicas e métodos para dominar esse setor.

Encontrando conteúdos como:

  • Informações iniciais
  • Manutenção
  • Ciclo do Nitrogênio
  • Imagens
  • Equipamentos
  • Doenças e Tratamento

É uma capacitação completa para você entrar nessa área como profissional técnico. Se tiver mas interesse sobre o curso, clique aqui e saiba mais.

Leia Também: [DICAS] O que fazer para o gato não arranhar o sofá?

6- Criação de conteúdo

Por fim, nossa última dica para você que quer saber como ganhar dinheiro criando peixes é: crie conteúdos!

Se você ama essa área, tem experiência e muito entendimento sobre ela, o que te impede de passar seu conhecimento para a frente? Você pode ajudar pessoas que buscam conteúdo e querem aprender mais do assunto.

A parte legal dessa ideia é que você pode soltar a sua criatividade. Seja na forma em que vai passar esse conhecimento quanto em onde ele será disseminado.

Aqui vão algumas sugestões bem legais para te despertar o interesse:

  • Criar um Blog
  • Canal no YouTube (o Amantes do Aquarismo pode servir como inspiração)
  • Instagram específico sobre peixes
  • Cursos online

Requer um certo planejamento e uma boa estrutura, mas dependendo do alcance que você conseguir pode se tornar uma mina de ouro. Principalmente por ser um segmento nichado! 😉

Leia Também: Animais de estimação para apartamento: quais os melhores?

Gostou das nossas ideias de como ganhar dinheiro criando peixes? Já tinha pensado em alguma delas?

Se chegou até aqui, vale dar uma olhada no nosso post de como ganhar dinheiro com pets. Uma lista com mais 20 sugestões para quem ama bichinhos e está em busca de uma graninha a mais <3

Comente Abaixo