[Passo a Passo] Como montar aquário de água doce – 9 etapas

Quer ter um peixe? Nesse caso, uma das primeiras coisas que você deve se atentar é em como montar aquário de água doce. São alguns detalhes dos quais você não pode esquecer e trazemos todos eles listados aqui.

Ter peixe é algo muito muito gostoso e, muitas vezes, simples. Sendo um pet razoavelmente mais fácil de cuidar do que os demais.

Mesmo assim você deve ter responsabilidade sobre algumas coisas e como montar aquário de água doce é uma delas.

Segundo o censo pet, são aproximadamente 19,1 milhões de peixes domésticos em 2018. Com esse dado podemos ver que é um bichinho bastante querido, certo?

E o primeiro passo para você resolver ter o seu é entender como montar um aquário de água doce. Dessa forma você terá uma ideia de quão trabalhoso será e o que você definitivamente não pode esquecer.

Basicamente, o aquário deve representar o ecossistema dos peixes e é importante ter isso em mente para não causar mal estar no seu crush pet. Além disso, ele serve também como uma peça decorativa no seu ambiente.

Portanto saber como montar um aquário de água doce é importante para que não afete nem o seu pet nem sua decoração.

Gostou da ideia? Se você é um grande entusiasta do universo aquático, indicamos o curso completo de aquarismo da AquaOn. Nele você aprenderá tudo sobre os cuidados e a montagem desse ambiente para os peixinhos.

Agora para você que quer apenas saber como montar aquário de água doce, é só continuar com a gente que lá vem os 9 passos necessários.

Leia Também: 6 brinquedos para calopsitas – mimos em conta

Tutorial de como montar aquário de água doce

1- Escolher o recipiente

O primeiro passo para aprender como montar aquário de água doce é escolher a espécie de peixe que você terá e quantos serão. Isso influencia diretamente no processo de montagem por causa dos tamanhos.

Se você escolher um peixe maior, provavelmente precisará de um aquário maior. É importante que o ambiente seja confortável para o pet, por isso esse cuidado.

É necessário fazer cálculos para saber sobre as necessidades do recipiente. Nossa sugestão é que você use a calculadora de aquário. 

Nela você coloca as medidas do seu peixinho e eles sugerem o tamanho ideal para o tanque. Além de dar também sugestões sobre termostato, filtragem e volume de água.

Leia Também: Aprenda como adestrar seu cachorro em casa! O essencial!

2- Posicionamento

Antes de saber como montar aquário de água doce, é que você deve ficar atento ao posicionamento no ambiente. A nova casa dos seus peixinhos deve ficar de preferência em:

  • Um lugar onde a luz do sol não incida diretamente
  • Perto de uma tomada
  • Próximo de uma parede

É desejável que a localização do aquário garanta uma temperatura constante para que não haja problemas com a saúde dos peixinhos

Leia Também: Tipos de hamsters domésticos – Descubra a sua raça preferida

3- Substrato

O próximo passo que você precisa se atentar é ao substrato. Na parte inferior dos aquários é interessante colocar areia ou algum tipo de substrato.

Ajuda na filtragem do ambiente, manutenção da temperatura, serve como decorativo e é uma forma de reproduzir o ecossistema dos peixinhos.

Para você que quer saber como montar um aquário de água doce incrível, é legal que saiba que existem diversas opções de substratos. O vídeo abaixo lista os mais famosos, que são:

  • Pedras Coloridas (não é recomendável)
  • Areia
  • Cascalho de Rio
  • Basalto
  • Substrato Invisível

É bem bacana assistir o vídeo, ele fala sobre os pontos positivos e negativos de cada uma das opções. É um auxílio na hora de escolher o seu.

Leia Também: Como vender comida para cachorro: cursos, receitas [+dicas]

4- Filtro

O filtro é um ponto essencial para qualquer aquário. Eles ajudam a manter o ambiente limpo, cultivar bactérias benéficas e são muito importantes para garantir o bem estar dos peixes.

Existem diversos tipos de sistemas de filtragem no mercado e escolher o melhor pode ser difícil. 

Para os iniciantes, o indicado são os filtros biológicos de fundo ou os elétricos. São opções de simples funcionamento e que atendem bem a uma demanda inicial, sem muito trabalho.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, esse vídeo fala justamente sobre isso. Te ajudando a escolher o filtro mais indicado para o seu caso:

Leia Também: Alergia a gato na pele humana? Saiba a causa e o que fazer

5- Termostato e Luminária

Dois pontos que merecem destaque são o termostato e a luminária. Ambos são essenciais para não causar problemas na ambientação e nem causar doença nos peixinhos.

O termostato é útil para manter a temperatura da água. Mudanças muito drásticas no clima podem dar sérios danos ao bichinho, os deixando estressados e sendo até mesmo fatal.

Já a luminária é fundamental para o bom funcionamento e evitar o aparecimento de algas. Fique atento na escolha da sua para não pegar alguma que esquente a água. As de led são as mais indicadas nesse caso.

Se quiser saber mais aprofundadamente sobre como montar aquário de água doce e quais equipamentos você deve olhar com carinho, vale conferir o curso da AquaOn. Nele você encontra 10 títulos sobre aquarismo.

Leia Também: [DICAS] Como saber se o gato está obeso – cuidados e tratamento

6- Decoração

Uma das etapas mais divertidas do processo de como montar aquário de água doce. A decoração é o que dá o charme para o lugar, tanto para a gente que ver de fora quanto para os moradores.

Existem diversas opções decorativas e as melhores variam muito de acordo com o seu gosto pessoal. 

Só lembre de procurar em lojas especializadas e pesquisar bem sobre os materiais de cada objeto. Tome cuidado para não inserir nada que seja tóxico ao seu peixe, preste atenção também aos produtos pontiagudos.

É para deixar o aquário lindo, mas ao mesmo tempo seguro para os bonitinhos <3

Leia Também: Instagram para Pet Shop: 9 estratégias que dão certo [GUIA]

7- Anticloro

Um dos últimos passos de como montar aquário de água doce é o anticloro. O cloro é uma substância presente nas águas saídas da torneira que faz mal para os bichinhos.

O anticloro neutraliza os teores da água e a deixa apta para os peixes viverem. Portanto é algo imprescindível para você aplicar.

Leia Também: Como fazer laços para PET: passo a passo de 3 modelos famosos 

8- Chegada dos Peixes

Por fim, vamos ao momento em que os peixes chegam a sua nova casa. A gente costuma ficar muito empolgado e com vontade de vê-los aproveitar logo, mas tenha calma. Também é algo que demanda cuidado.

O novo pet provavelmente chegará em um saquinho de água da loja de pet shop, certo? O ideal é que você coloque o saco na água e deixe lá por 15 minutos, para as temperaturas se igualarem.

Depois é só abrir e pescar o peixe para que ele vá para o aquário. Só que tenha atenção: evite com que a água do saquinho entre no aquário neste momento.

Leia Também: [Super Guia] Petiscos caseiros para gatos. Mimos naturais

9- [Extra] Manutenção

A etapa extra é em relação a manutenção, porque tão importante quanto saber como montar um aquário de água doce é entender como manter.

A ambientação influencia diretamente na saúde do seu crush pet. Isso quer dizer que se o seu aquário não for bem cuidado, as chances do peixe ter alguma doença ou complicação aumentam.

Nossa sugestão é que você dê uma olhada no curso completo de aquarismo da AquaOn. Em 10 títulos você visualiza todos esses detalhes, tirando suas dúvidas e sem correr risco de perder alguma informação importante.

É uma forma de se aprofundar no tema e dar a atenção e carinho que seu peixinho merece 🙂

O vídeo abaixo também é uma boa opção para você ter uma ideia de limpeza do aquário:

Leia Também: [Dicas] Como cuidar de um hamster filhote- Bem estar do seu pet

O que achou das nossas dicas de como montar um aquário de água doce? Fala pra gente nos comentários se você conseguiu fazer o seu.

Aproveita que chegou até aqui e confira nosso post sobre a lista de melhores animais de estimação exóticos. Nessa lista vamos de aves à répteis, muitos bichinhos que você nem imaginaria ter em casa.

E não esqueça de conferir o curso de aquarismo da AquaOn. Ele é super indicado para quem quer criar uma moradia feliz e saudável para o seu bichinho <3