[Tutorial] Como dar banho em cachorro e deixar ele cheiroso

Como dar banho em cachorro

Aprender como dar banho em cachorro e deixar cheiroso é uma ótima forma de economizar com o pet shop e ficarmos mais à vontade com ele dentro de casa e ainda mais perto da gente. Hoje em dia é muito comum que os nossos amigos de 4 patas vivam dentro de casa e muitas vezes subam até mesmo em nossa cama.

Portanto, tomar os cuidados necessários como a temperatura da água, quais produtos usar e aprender como dar banho em cachorro em casa vai ajudá-lo a ter o seu pet mais limpo e evitar mais um gasto no pet shop.

Você então precisará tomar alguns cuidados com esta tarefa. É muito comum, por exemplo, que alguns pets tenham medo de água, e saber como dar banho em cachorro que tem medo de água pode ser muito útil nesse momento. 

Por isso vamos aprender um passo a passo de como dar banho em cachorro. Dos pequenos aos grandes cuidados que você precisa ter.

Como dar banho em cachorro

TUTORIAL de como dar banho em cachorro

A seguir, organizamos as etapas de como dar banho em cachorro para facilitar a sua rotina. Vamos começar!

1. Selecione os produtos que você vai usar precisar 

Primeiramente devemos selecionar os produtos que iremos precisar no processo de banho de nosso amigo. E para isso você pode fazer até mesmo um check-list, como esse:

  • Rasqueadeira ou escova; uma ótima dica que podemos te dar é escovar o seu cachorro antes do banho. Além de garantir uma boa saúde para pelagem de seu amigo, remover os pelos soltos facilita a penetração do shampoo e aumenta a eficiência na limpeza.
  • Shampoo; a escolha do shampoo ideal é muito importante para que o seu amigo não tenha alergias e nem problemas com o seu pelo. Não use shampoo humano em seu cachorro. O shampoo humano contém níveis de pH elevados que podem ser prejudiciais, causando alergias e irritações. Escolha produtos próprios para seu amigo de 4 patas que podem ser específicos para idades e tipos de pelos diferentes. Esteja atento às diferenças de cada um.
  • Condicionador; apesar de não ser necessário, o condicionador ajuda a deixar o pelo mais macio e brilhoso após a aplicação do shampoo.
  • Algodão; Nunca deixe de usar algodão para proteger o ouvido de seu cão durante o banho. E dê preferência para algodão impermeável ou parafinado para que ele não fique encharcado e entre água no ouvido de seu amigo. Este cuidado é importantíssimo para evitar o surgimento de otite que pode ser bem comum em cães.
  • Toalha e um pano; Importante separar uma toalha apenas para o seu cão. Além da higiene você ainda garante que ele se acostume com o cheiro dela. O pano será usado para lavarmos a cabeça de seu cão.
  • Secador; O uso de secador ajuda você a secar seu amigo de maneira mais rápida e eficiente.

2. Escolhendo o local do banho

Um dos primeiros pensamentos que vêm a sua mente no momento que você pensa em como dar banho em cachorro em casa, é o local. 

Temperatura da água

Quando a gente pensa em local a gente já se pergunta: pode dar banho em cachorro com água fria?

Você até pode dar banho em cachorro com água fria, mas as chances de seu cãozinho ficar ainda mais desconfortável com o banho são maiores. Principalmente para cães menores. Se você pode dar banho em cachorro com água morna, dê. Seu amigo vai te agradecer.

Cuidado para não deixar a água quente! Temperaturas muito baixas ou muito altas podem trazer problemas para seu cão.

Segurança

Pense também em como dar banho em cachorro em um local seguro que você tenha controle sobre ele e não corra o risco dele sair ou mesmo escorregar e se machucar. 

Se o local tiver um piso escorregadio, tenha cuidado com os pulos de seu cão. Um escorregão pode ser perigoso e provocar lesões.

Pensando nestas possibilidades, você deve planejar como dar banho em cachorro de forma que o local atenda às suas necessidades e as de seu amigo de 4 patas.

3. Esfrega, esfrega! Como dar banho em cachorro e deixá-lo cheiroso

Agora que você já escolheu o cantinho onde será o banho de seu cãozinho, o escovou, separou os produtos e tudo o que você vai precisar, é hora de começar o banho.

Deixe todos os produtos próximos, ao alcance de sua mão para que você não tenha que levantar para pegá-los. 

Tampe os ouvidos do dog

Antes de começar o banho é importante que você tampe os ouvidos de seu cachorro com os algodões impermeáveis para que a água não entre em seus ouvidos.

Jogue água e espalhe o shampoo

Comece o banho jogando água em todo o corpo de seu cãozinho com exceção de sua cabeça. Depois que ele estiver completamente molhado, espalhe o shampoo por todo o seu corpo massageando e limpando com atenção áreas como:

  • Pescoço;
  • axilas;
  • virilha;
  • entre os dedos;
  • e região genital.

Estas áreas devem receber atenção especial também por serem locais onde parasitas e bactérias adoram ficar.

Enxágue bem até que todo o shampoo tenha saído e caso sinta necessidade repita o processo mais uma vez. 

Condicionador e limpeza do rosto

Após retirar todo o shampoo é hora de aplicar o condicionador.

Enquanto o condicionador ainda está aplicado no corpo do seu cãozinho, molhe um pano com água, um pouco de shampoo e lave a cabeça de seu amigo de 4 patas. Dessa forma você tem mais controle e evita transtornos como alergias e riscos de água entrando no ouvido dele. Tenha cuidado para que o shampoo não entre em contato com os olhos.

Lave o pano apenas com água e passe novamente no rosto de seu cãozinho para tirar o shampoo. Agora que você lavou a cabeça dele, retire todo o condicionador e pegue a toalha que você usará para secá-lo.

4. Seque o animal

Seque bem seu cão esfregando a toalha nos dois sentidos de seu pelo. Da cabeça até a sua cauda. Caso seu cachorro não tenha medo de secador, você pode utilizá-lo para ajudar na secagem.

Para animais de pelos longos, vale a pena passar escova enquanto você realiza a secagem de seus pelos. Isso vai evitar que eles fiquem embaraçados.

Importante! 

Muito cuidado com a temperatura do seu secador. Não deixe que o ar fique muito quente. Isso pode causar desconforto e até machucar seu cão.

Ao final do banho você pode dar algum petisco para seu pet como forma de dar um reforço positivo à atividade que ele acabou de realizar.

Como dar banho em cachorro que tem medo de água

Se você se enfrenta o dilema de como dar banho em cachorro que tem medo de água, saiba que você não está sozinho. Muitos cachorros tem medo da hora do banho.

O importante aqui é tirar a associação do banho à algo ruim. Portanto vale se utilizar de petiscos para ajudá-lo neste momento. Se ele tem medo até de ir no local do banho, comece a levá-lo até lá e presenteá-lo com petisco quando ele chegar lá. 

Leve ele ao local do banho em outros momentos que não sejam apenas para o banho para tirar essa associação da cabeça dele.

Passear e fazer exercícios para gastar energia de seu cão também vão te ajudar neste momento.

Procure sempre minimizar o incômodo que ele possa sentir durante o banho. Experimente temperaturas de água diferentes, alguns petiscos durante o banho e até mesmo alguma brincadeira depois. Tudo isso pode ajudar em como dar banho em cachorro que tem medo de água passe a se tornar uma experiência positiva e relaxante para ele.

Como dar banho em cachorro

#Bônus | Respondendo a dúvidas comuns

Pode dar banho em cachorro com detergente?

Você até pode dar banho em cachorro com detergente mas não é ideal. Primeiramente o detergente a ser usado deve ser o detergente neutro por conta de seu pH. 

O detergente é muito usado como forma de economizar no banho em locais com muitos cachorros como canis por exemplo. Inclusive ajuda a matar pulgas e carrapatos em seu pet.

No entanto, pelo seu poder desengordurante, ele é um produto muito forte para oleosidade natural dos pelos de seu cão. Portanto prefira produtos próprios para o banho e só use em último caso ou mesmo raramente.

Pode dar banho em cachorro com sabonete de gente / sabão de coco?

Você não pode dar banho em cachorro com sabonete de gente, e nem pode dar banho em cachorro com sabão de coco. O motivo? O pH elevado que ambos os produtos têm. Portanto não é recomendado.

Com que frequência eu devo dar banho em meu cachorro?

Cães não precisam de banhos diários como nós. E é recomendável que ele não tome muitos banhos mesmo. A frequência pode variar de acordo com a raça e o tipo de pelagem. Cães com pelos mais oleosos podem até tomar banho uma vez por semana enquanto outros com pelagem dupla ou repelente a água como os Retrievers, podem tomar uma vez por mês. 

A escovação também ajuda, espalhando os óleos naturais dos pelos de seu cão pelo seu corpo, promovendo maior saúde para sua pele e pelos.

Algumas pessoas relatam, inclusive, que banhos excessivos podem fazer com que seu cãozinho fique com cheiro ruim mais rapidamente. Portanto, procure encontrar a melhor frequência para seu pet.

Partiu banho?

Agora que você aprendeu como dar banho em cachorro em casa, pegue o seu cãozinho e mão na massa! Com prática e costume você e seu amigo de 4 patas vão ficar cada vez melhores e mais rápidos no banho.

Comente Abaixo