Como criar peixes bettas. De primeiros cuidados à reprodução

Famosos, queridos e simples de se cuidar. Hoje trazemos os principais pontos de como criar peixes bettas, espécie mais indicada para quem está começando agora no aquarismo.

Os peixes bettas também são conhecidos como “peixe de briga” por causa de seu comportamento territorialista. Segundo o artigo criação, manejo e reprodução do peixe, seu nome é associado a tribo guerreira Ikan Bettah. 

Apesar disso, não se deixe enganar: esse amiguinho aquático é muito amado e extremamente belo para se ter em casa. 

Queridinho de muitas crianças graças a sua beleza e facilidade de cuidado. É o primeiro peixinho de muitas pessoas por aí

Só que é importante saber que, mesmo com toda sua resistência, essa espécie ainda precisa de atenção em certos pontos. Então para facilitar sua vida, trazemos aqui tudo o que você precisa saber sobre como criar peixes bettas.

Tratamos de cinco pontos essenciais dos quais você definitivamente precisa se atentar de como criar peixes bettas. Ao fim ainda tem um extra que você necessita conferir. É a nossa dica essencial para quem é realmente um amante do bichinho.

Quer um spoiler desse extra? É só clicar aqui e aqui, são dois cursos completos para você conferir. Todos os segredos de como criar peixes bettas estão neles 😉

Vale lembrar que esses bichinhos possuem uma expectativa de vida de 5 a 10 anos. Isso quer dizer que, com o tratamento correto, esse crush pet pode se tornar seu companheiro por muito tempo.

Bateu a animação de ter um parceirinho aquático saudável e bonito por tantos anos? Então segue o fio que agora a gente vai falar sobre como criar peixes bettas, indo desde os detalhes iniciais até a fase de reprodução.

Leia Também: [Passo a Passo] Como montar aquário de água doce – 9 etapas

Como criar peixes bettas

1- Aquário

Um fator positivo dessa espécie é que ela não demanda muito espaço. Mesmo assim, seja responsável quanto ao que você irá oferecer ao seu amigo. 

Muitas pessoas deixam os peixinhos vivendo em garrafas de água ou aquários muito pequenos. 

Também não é assim que funciona. Para você que quer saber como criar peixes bettas é importante entender que eles necessitam de um ambiente em que fiquem a vontade com suas nadadeiras.

O indicado para uma unidade peixinho é um aquário que tenha no mínimo capacidade para 15L de água. O máximo sugerido fica em 30L.

Se você quiser ter mais quantidade deve analisar esse ponto direitinho. Decidir quantas terá, o tamanho delas para então decidir o aquário. Sugerimos essa calculadora online para te ajudar nas contas que devem ser feitas.

O vídeo abaixo mostra um passo a passo de como montar um aquário de Betta para iniciantes. Pode ser um bom norte para você começar a entender:

Leia Também: [Lista] Curso Online Reiki para animais. Bem estar aos pets

2- Alimentação

Em segundo lugar, um ponto essencial para saber como criar peixes bettas é a alimentação.

O principal é tomar cuidado para não superalimentar o seu amigo de nadadeiras. Isso pode causar doenças e ser até fatal ao bichinho.

A indicação de especialistas é usar rações específicas para esse pet, evitando alimentos que podem ser tóxicos.

O ideal é alimentá-lo de duas a três vezes ao dia. A dosagem média para não exagerar é de três a quatro pitadas da ração.

Leia Também: Como montar um pet shop gastando pouco: 7 etapas obrigatórias

3- Cuidados

Uma das maiores famas do peixe betta é a de que ele é resistente e não precisa de muitos cuidados. Em geral, isso é verdade, mas não precisar de muito não quer dizer não precisar de nenhum.

O bichinho demanda atenção sim a alguns pontos e você deve ter isso em mente ao adquirir o seu. Os principais que você não pode deixar de lado são:

Higienização

Você que quer aprender a como criar peixes bettas tem que saber que é necessário higienizar o aquário.

Tire o excesso de comida que estiver boiando diariamente, é uma forma de prevenir que a água não fique muito suja. 

A limpeza completa do aquário deve ser feita de 15 em 15 dias. Dependendo se a água estiver com um aspecto muito turvo, considere fazer de 10 em 10 dias.

Luz e temperatura

Esse é um fator extremamente sério que você precisa conferir. 

É importante ter uma temperatura constante na água para que seu pet não fique estressado. O sugerido é 22ºC à 32ºC e para manter essa constância você deve ter um termostato.

Já a luz é necessária para o bom funcionamento da água, evitando bactérias nocivas e o aparecimento de algas. Procure por alguma que não superaqueça o aquário.

Filtragem

Sim, sim e sim. Você precisa de um filtro no seu aquário de peixe betta, embora algumas pessoas digam que não. 

Isso influencia diretamente na qualidade do líquido, o deixando melhor para seu morador. Além disso, aplique também o anticloro na água ao colocá-la pela primeira vez para neutralizar essa substância nociva ao peixe.

Esses são os pontos mais importantes de cuidados para essa espécie, mas indicamos que você dê uma olhada no curso Criando Peixes Bettas Sem Segredos. 

Ele é completo, detalhista e elaborado por profissionais na criação de bettas. Sendo o ideal para que você consiga fazer com que seu amiguinho viva dez anos.

Leia Também: [Dicas] Como cuidar de um hamster filhote

4- Posso brincar com meu peixe betta?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que buscam saber como criar peixes bettas. Principalmente aqueles que contam com crianças em casa.

A nossa resposta é positiva. Você pode brincar e interagir com o seu peixinho, é algo bem legal e que cria um relacionamento gostoso e carinhoso entre você e seu animal.

No vídeo abaixo você confere o relato do dono do canal sobre como ele interage com os peixes dele. Fazendo até carinho!

Vale ressaltar apenas que você deve ter cautela e paciência durante o processo das brincadeiras e de ensinar truques. 

Em primeiro lugar cuidado com a quantidade de recompensa que você dá ao seu bichinho para que não seja em excesso. 

Segundo, não exagere no tempo para não estressá-lo. Brincar de cinco a dez minutos diários é o indicado.

Por fim, não perca a cabeça caso ele não responda do jeito que você deseja. Lembre que o peixinho é um ser vivo e cada um possui sua personalidade. Não são todos os bettas que são interativos e tudo bem se o seu não for, seja amoroso com ele da mesma forma.

Leia Também: Tipos de gaiolas para calopsitas. Saiba como escolher a melhor

5- Reprodução

Existem pessoas que gostam da ideia de comprar um parzinho de bettas e incentivar a reprodução. Seja como alternativa de como ganhar dinheiro criando peixes ou apenas para ter uma família em casa.

A vantagem dessa espécie é que ela começa sua fase reprodutiva bastante cedo, exemplares de três meses bem alimentados já estão aptos.

Só que se trata de um processo de muita atenção. Como seu próprio apelido já diz, se trata de um peixe de briga e convívio em conjunto pode ser complicado.

Graças ao fato de serem territorialistas, essa é uma etapa que você precisa se preparar bastante. O vídeo abaixo pode dar um norte para quem quer fazer isso de forma casual, para ter uma família aquática em casa:

Se o seu caso visa a criação de forma profissional, dê uma olhada no curso Reprodução de Peixes Bettas. Nele você confere tudo o que precisa para ter uma reprodução de forma bem sucedida.

Leia Também: Como fazer biscoitos naturais para cachorro. Receitas fáceis

[Extra] 6- Cursos

Nessa dica extra deixaremos os dois cursos que indicamos ao longo do post. Eles com certeza ajudarão vocês que querem saber como criar peixes bettas. 

Criando peixes bettas sem segredos

Um conteúdo criado por três profissionais na criação de betta, sendo um deles o melhor criador do Brasil.

O material do Criando Bettas Sem Segredos traz tudo o que o que o trio sabe do assunto. É indicado para quem quer ter uma criação de sucesso.

Nele você confere sobre:

  • Seleção de Matrizes
  • Parâmetros de Água
  • Tratamento de Doenças
  • Reprodução
  • Cuidados
  • Alimentação dos Alevinos
  • Estrutura da Criação
  • Manejo com os Peixes

Além de ser completo você ainda tem direito a uma assistência técnica para te ajudar com qualquer dúvida. Bem legal ter o auxílio de pessoas experientes para te ajudar se você tiver algum problema com seu bichinho.

Se quiser mais informações sobre ele, basta clicar aqui. Aproveita que ele possui uma garantia de sete dias para você verificar se te satisfaz ou não 😉 

Reprodução de peixes bettas

O Reprodução de Peixes Bettas é um e-book completo para te ajudar a não perder tempo durante sua criação. 

Busca te ajudar nesse processo de reprodução que pode ser difícil e demorado. Traz inclusive dicas importantes de seleção de matrizes.

Seu conteúdo inclui:

  • Escolha dos exemplares
  • Alimentação antes da reprodução
  • Preparação do aquário
  • Reprodução bem sucedida

Quase um passo a passo do que você deve fazer, certo? Bastante prático, vale a pena conferir.

E a boa é que ele também conta com sete dias de garantia. Interessou? Então saiba mais agora mesmo.

Leia Também: Como acalmar um gato: 7 dicas para tranquilizar sua fera agora

Gostou do nosso guia de como criar peixes bettas? Não esqueça de compartilhar com quem também é fã dessa gracinha.

E já que chegou até aqui, que tal conferir nossa lista de 353 nomes para calopsita. Quem sabe no meio de tantas opções você não acaba encontrando uma inspiração de nome para o seu futuro betta? hehe

Comente Abaixo