16 Fatos sobre gatos: interessantes, divertidos e inusitados

Quer conhecer mais a fundo sobre os felinos? Então confira essa lista de 16 fatos sobre gatos. Curiosidades divertidas sobre esse crush pet que amamos!

Não tem jeito: gatinhos são animaizinhos incríveis. Todo mundo que tem contato com um fica encantado com a personalidade e o jeitinho deles. São todos muito divertidos e interessantes, sendo cada um bastante único.

Se você faz parte desse clube de gateiros apaixonados, deve estar interessado em alguns fatos interessantes sobre gatos. E está no lugar certo.

Aqui reunimos 16 fatos sobre gatos para você conhecer e dar boas risadas ou se impressionar. É sério, tem muita coisa que a gente nem imagina.

Se você souber de algum outro que não esteja listado aqui, deixe nos comentários. Vamos amar conhecer outros fatos sobre gatos além dos que já sabemos 😉

E se você ama gatos, talvez curta passar no nosso guia sobre tipos de miados de gato. Vai te ajudar a estreitar os laços com esse pet porque você vai conseguir entender melhor eles. Comunicação e interação é tudo na nossa relação com bichinhos.

16 Fatos sobre gatos

1- Gato milionário

Nosso primeiro fato interessante sobre gato é a respeito de um milionário. Isso mesmo, há um gatinho rico na história.

Seu nome é Blackie e, segundo o Guinness World, ele foi o gato mais rico do mundo. Seu dono deixou a herança para o bonito porque não queria deixar para nenhum familiar. Então, quando ele morreu, o gatinho ficou milionário.

Com um montante de 7 milhões de libras, vemos que ele é realmente um gato milionário e sortudo. Isso aconteceu em 1988, sendo uma marca até hoje. Vamos combinar que Blackie era realmente o crush pet de seu dono, né?

2- Gatos, girafas e camelos

Quer saber o que esses animais têm em comum? Curiosamente, o jeito de andar. Todos eles seguem uma mesma sequência de passada.

Primeiro os pés direitos, depois os esquerdos. Assim, ele anda com a metade do corpo primeiro. No vídeo abaixo você visualiza melhor o que estamos falando:

Esse é um dos fatos sobre gatos que é bem inusitado, certo?

3- Gatos dorminhocos

Já notou que seu pet dorme demais? Saiba que isso não é uma doença nem nada. Pelo contrário, o comum é que os gatos sejam bem dorminhocos mesmo.

Um dos fatos sobre gatos que é importante dos tutores saberem é que eles passam mais de 70% do dia… dormindo. Pois é, o Garfield dorminhoco e preguiçoso não é um exagero, eles são sonolentos mesmo.

Você pode conferir mais sobre essa informação na Veterinary Hub. Além disso, eles também passam boa parte do dia se lambendo.

Se quiser entender mais sobre essa atividade deles, já falamos em um outro momento sobre por que os gatos se lambem. Vale a pena conferir.

4- Didga fazendo truques

Nosso quarto fato sobre gatos vai para aquelas pessoas que pensam que esses pets não aprendem truques. Didga prova o contrário já que consegue fazer até 24 truques em um minuto.

Não acredita? Dá uma olhada nesse vídeo (e se ainda estiver desacreditado, dá um pulo direto no canal CATMANTOO):

Viu? Se tiver um gatinho aproveita e dá uma olhada no nosso conteúdo sobre como treinar seu gato. Vai que seu crush pet consegue feitos mais impressionantes que os de Didga? Hehe.

5- Gato mais velho do mundo

Com 38 anos e 3 dias, Creme Puff bateu o recorde de gato mais velho do mundo, segundo o Guinness.

Morava com seu dono, Jake Perry, em Austin, no Texas. O tutor também foi dono de Grandpa Rex Allen, que era o antigo gato recordista nessa categoria.

Creme Puff viveu de 1967 a 2005. Que sonho fazer nossos bichanos viverem isso tudo, não é mesmo? Jake podia contar o segredo para que mais pessoas consigam alcançar esse fato sobre gato.

6- Velocidade do gato

Um dos fatos sobre gatos que qualquer pessoa que já tenha visto um gato correndo de um lado para o outro deve ter se perguntado. Afinal, qual a velocidade máxima que o felino consegue alcançar?

Segundo a Superinteressante, ele consegue correr até 50km/h a curtas distâncias. Isso tudo graças à sua musculatura que consegue contrair e expandir como uma mola.

Eles são muito rápidos mesmo, é incrível.

7- Gatos e tigres

Que ambos animais são similares você já deve ter percebido. Muitas vezes os tigres parecem apenas uns gatos gigantes. Dá uma olhada no vídeo abaixo (que ainda mostra outros bichinhos além dos tigres) e diz se não é verdade:

Só que essa impressão e similaridade levou a um estudo que confirmou a aproximação dos dois. A pesquisa revelou que os gatos compartilham 95,6% da genética com os tigres.

Por isso os comportamentos são tão parecidos. Com o DNA tão próximo desse jeito, não tinha como ser diferente.

Se você gosta de tigres, pode dar uma olhada nessa lista de melhores animais de estimação exóticos. Certos bichinhos são bem… diferenciados.

8- Gatos no Egito

Não tem jeito, um dos fatos sobre gatos é que eles eram simplesmente adorados no antigo Egito. Eles eram tratados como divindade e figura sagrada, sendo vistos como deuses e venerados como tal.

Segundo a Superinteressante, isso acontecia porque os pets ajudavam os egípcios a lidar com uma grande praga: ratos. Por serem predadores desses animais que causavam tantas doenças e inconvenientes, acabaram sendo vistos como uma bênção.

Eram considerados membros da família e a adoração era tanta que, quando um gato morria, a família toda raspava sua sobrancelha em homenagem. Tradições e rituais da antiguidade são sempre interessantes.

Outra curiosidade é que as mulheres viam o pet como referência de beleza. Por isso, tentavam imitar o olhar dos mesmos com maquiagem. Assim chegando no famoso delineado gatinho.

9- Gatos no espaço

Sim, esse lindo pet já foi até o espaço. Assim como macacos e doguinhos, um gatinho também já esteve fora do nosso planeta.

Isso rolou em 1963 quando Félicette, ou Astrocat, foi para uma expedição sideral e conseguiu retornar para a terra. Foi o único gato a ser enviado para fora do planeta

No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre esse que é um dos fatos sobre gatos mais curiosos:

10- Isaac Newton e Gatos

Você provavelmente conhece Isaac Newton por sua descoberta da gravidade e suas leis. Só que, o engraçado, é que há uma lenda de que o famoso cientista também foi responsável por… criar as portas para gatos.

De acordo com How Stuff Works, há uma história de que ele estava na universidade de Cambridge realizando experimentos. Só que seus gatos o atrapalhavam toda hora, arranhando a porta pedindo para entrar.

Como solução, ele chamou um carpinteiro e pediu para abrir dois buracos na porta. Um era para a mamãe gata e o outro para o filhote.

Qual será que foi a descoberta mais importante do cientista: a gravidade ou a porta de gatos? Fica aí o questionamento.

Veja dicas sobre o que fazer para o gato não arranhar o sofá. Informações úteis para qualquer gateiro. 

11- Gato prefeito

Achou que já tinha visto de tudo até agora? Pois saiba que ainda tem muito mais para ver nessa lista de fatos sobre gatos. E sim, existe um gato que foi prefeito por 20 anos!

Sendo democraticamente eleito. Ele ganhou diversas eleições por ser amado pelos cidadãos e por turistas. É lógico que ele não exercia nenhum poder legislativo de fato, mas a figura era colocada como o prefeito. Isso foi na cidade de Talkeetna no Alaska.

12- O gato mais antigo do mundo

A gente sabe que os gatos são bem antigos no mundo. Ainda mais com todos os registros dos egípcios e sua adoração por eles. Só que, em 2004, foi descoberto um gato mais antigo do que os do Egito Antigo.

Foi encontrado por arqueologistas franceses um túmulo de gato na ilha de Cyprus, no Mediterrâneo. Sendo então o registro histórico de um gato de 9500 anos.

Então nossa relação com os bichanos começou bem antes do que a gente imaginava. Essa descoberta tem uma diferença de 4000 anos do que imaginávamos.

13- Audição e olfato do gato

Um dos fatos interessantes sobre gatos é a respeito da sua audição e olfato. Ambos sentidos são mais aguçados do que os nossos humanos.

Em respeito ao olfato, ele é menos sensível que os dos cachorros. Só que é mais do que o nosso, tendo quase 4 vezes mais células olfativas que a gente, segundo a Superinteressante.

Sendo assim, sua forma de perceber o mundo a partir do cheiro é mais forte do que a nossa. Influenciando na característica atitude do pet de gostar de roçar e se esfregar nos donos e lugares.

Isso não é apenas demonstração de afeto, mas também um meio de deixar seu cheiro no ambiente e marcar território. Mostrando que aquele lugar ou aquele objeto pertence a ele.

Agora, quanto a audição, é muito mais potente que a nossa. Enquanto temos apenas 6 músculos, o bichano possui 32. Isso faz com que ele consiga mexer as orelhas de forma independente.

14- Maior raça de gato

A maior raça de gato é a Maine Coon, que são gatos longos e beeeem peludos. Por isso, mais um dos fatos sobre gatos é o recorde de maior gato doméstico vivo do mundo que é de Ludo, um lindão que é dessa raça.

Ludo conta com 118cm e você conhece mais desse fofão no vídeo abaixo:

15- Menor gato do mundo

Agora, indo para o direto oposto, trazemos o menor gato do mundo como um dos fatos sobre gatos.

Também segundo o Guinness, o menor gato do mundo foi um macho himalaia persa. Ele media apenas 7cm de altura e 19cm de espessura. 

Ele viveu nos Estados Unidos e seus donos foram Katrina e Scott. Morreu aos seis anos de vida.

16- Pulo do gato

Para finalizar, chegamos no último dos nossos fatos sobre gatos e não poderia ser diferente. Uma das características mais impressionantes é justamente ele, o pulo do gato.

A verdade é que o bichano consegue pular até sete vezes a própria altura, conforme colocado pela Superinteressante.

Isso ocorre pelo mesmo motivo pelo qual ele consegue alcançar uma velocidade alta: devido a musculatura. Sua contração e expansão é bastante característica e incomum, fazendo com que o pet alcance tais patamares.

O que achou dos fatos sobre gatos que trouxemos?

Qual desses foi o mais curioso? Compartilhar com aquela pessoa que é gateira que nem você, aposto que vai se divertir com esse tanto de informação inusitada.

Aproveita que chegou até aqui e dá uma lida no nosso guia rápido de quantidade de ração para gato saudável. Sempre compensa saber um pouquinho mais de informações que ajudam no bem estar dos bonitos, né?

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS