Dicas pets na quarentena. Práticas para o bem estar em casa!

A pandemia afetou a vida tanto de nós humanos quanto dos nossos pets. Por isso trazemos aqui 7 dicas pets na quarentena, com conselhos do que fazer e como cuidar.

Se você faz parte dos 139,3 milhões de brasileiros que possuem bichos de estimação deve estar pensando o que fazer com os pets na quarentena.

Afinal, é uma situação que criou exigências e mudanças no cotidiano. O direcionamento da OMS é claro quanto ao isolamento social como medida mais eficaz para evitar a transmissão. 

Isso resulta em ficar mais em casa, com maior convívio com seu bichinho e com redução do tempo ao ar livre dele. O que pode afetar diretamente no bem estar do seu crush pet.

Pensando nisso, precisamos reinventar os modos de exercitá-lo, sendo mais criativos. Então se faz importante pensar melhor como cuidar dos animais na quarentena.

Nesse período a gente consegue perceber como nossos bichinhos são nossos companheirinhos. Então é importante tentarmos de tudo para deixar o ambiente de convívio menos estressante e mais estimulante possível.

Por isso, vale a pena conferir nossas dicas pets na quarentena. São 7 ideias diferentes para você explorar e melhorar o relacionamento entre você e seu animal. São elas:

  • Adestramento em casa
  • Cozinha
  • Brincadeiras
  • Escove o pelo
  • Reiki animal
  • Rotina
  • Respeito

Interessado em cada um? Então vamos logos conferir as dicas pets na quarentena. 

Leia Também:.[Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado

Dicas pets na quarentena: O que fazer com os pets na quarentena

1- Adestramento em casa

A primeira das nossas dicas pets na quarentena é adestramento em casa. Sim, você pode aproveitar esse tempo caseiro para ensinar novos truques para o seu amiguinho.

É um processo bem legal e divertido para ambos, estreitam os laços e melhora a comunicação. Só que demanda um tanto de paciência e de persistência. 

E importante: não brigue com ele, dessa forma você só vai transformar o que era para ser diversão em estresse. O vídeo abaixo dá algumas dicas de como adestrar um dog em casa:

Se você já ensinou o básico e agora quer ir além, você pode buscar em alguns cursos por métodos mais complexos. Com certeza é uma atividade divertida e interessante tanto para você quanto para o bichinho.

Abaixo deixaremos três indicações para você que quer aprender de forma mais profunda sobre adestramento.

Leia Também: [Lista Completa] 20 formas de como ganhar dinheiro com pets

2- Cozinha

Isso mesmo, que tal se tornar um verdadeiro mestre cuca para seu pet? Essa é uma das dica pets na quarentena em que você mais vai colocar a mão na massa. Literalmente.

Preparar biscoitinhos e petiscos caseiros para seus bichinhos é um ato de amor. Você está se dedicando a dar algo natural e delicioso para eles, que não vai afetar na saúde.

Os alimentos industriais contam com muitos conservantes e químicos e isso a longo prazo pode ser danoso ao pet :/

Por isso uma alimentação natural é sempre bem vinda. Talvez pareça algo muito diferente, mas vale a pena tentar. É só pensar nos benefícios para os pets.

Se você quiser, pode dar uma conferida no nosso post de como fazer biscoitos naturais para cachorro ou o de como fazer petiscos caseiros para gatos. Tem receitinhas incríveis para testar 😉

Agora, se a sua ideia já é se aprofundar mais no tema, sugiro o Ebook de Alimentação Caseira para Cães. São mais de 50 receitas naturais e diversos conteúdos nutricionais para você entender bastante do assunto.

Leia Também: TOP 4 | curso de alimentação natural para cães online

3- Brincadeiras

As brincadeiras são bem vindas em qualquer situação, mas na pandemia são ainda mais essenciais. É um dos principais métodos para gastar energia do seu bichinho e ainda deixá-lo estimulado.

Isso é necessário para diminuir o estresse, acalmar ainda mais e, como consequência, melhorar o bem estar. 

Portanto não esqueça de separar um tempinho bom para brincar com seu pet, talvez até aumentar o tempo das sessões caso não estejam passeando.

Para te ajudar, vamos deixar aqui algumas dicas pets na quarentena relacionadas à brincadeiras. E a primeira é sobre o brinquedo dispensador de alimento.

Essa é uma opção que mantém seu animalzinho entretido por bastante tempo. Ele precisa quebrar a cabeça para receber o que está dentro. Além de fazer com que ele fique felizinho com os petiscos que ganha.

Ficou interessado? Segue abaixo links de brinquedos desses para você visualizar:

Agora, uma outra ideia é fazer um DIY (Faça Você Mesmo) para o seu queridinho. Rola de criar coisas bem legais e atrativas, além de ser um processo gostosinho para você.

Esse vídeo é um tutorial de um brinquedo simples que provavelmente seu pet vai amar.

Para fazer você só precisa de:

  • Rolo de papel higiênico
  • Tesoura
  • Petisco

Simples, não? Depois conta para gente nos comentários se seu fofinhol gostou!

Leia Também: 6 dicas de como brincar com gatos: veja brinquedos e cuidados

4- Escove o pelo

Isso traz muito benefícios para a saúde do pelo dos seus animais, reduz a queda e os deixam mais brilhosos. Além disso serve como carinho, eles amam.

Se seu bicho é um gato, o vídeo abaixo te ajuda escolher a escova ideal para seu lindinho.

Muito fofinho, né? Então se você quer saber como cuidar dos animais na quarentena, essa é uma atividade que é positiva tanto para você quanto para o pet.

Isso vale a pena de se incluir até para a rotina pós pandemia. É uma forma de entreter, acariciar e evitar bagunça na casa. Só tem benefícios!

Leia Também: Coisas para cachorro. Fizemos uma lista criativa para você

5- Reiki animal

Essa terapia alternativa pode ajudar a desestressar, alinhar os chakras e ainda gerar mais bem estar.

São diversos pontos positivos que relatam sobre o Reiki para animais. Como por exemplo:

  • Auxílio no combate em doenças
  • Melhora comportamental
  • Melhora do sistema imunológico
  • Alívio de dor

Essa é uma das dicas pets na quarentena voltada para quem procura formas de acalmar os bichinhos. Uma prática tão conhecida e com muitos benefícios como essa só tende a ajudar, certo?

Leia Também: Como acalmar um gato: 7 dicas para tranquilizar sua fera agora

6- Rotina

É muito importante manter uma rotina com seu pet durante esse período. Animais são bem apegados, principalmente se você tiver um gato

Mudanças muito extremas no dia-a-dia pode deixá-los confusos e consequentemente estressados ou tristes. 

Um caminho para evitar essa confusão é manter os horários de carinho, atenção, soneca e brincadeiras. Isso deixa o cotidiano mais consistente, facilitando a relação e evitando estresse.

Leia Também: Melhores animais de estimação exóticos – de aves à répteis

7- Respeito

A última das nossas dicas pets na quarentena é algo que não deve faltar nunca. Especialmente agora com o convívio maior, mas se você quer uma relação de carinho e amor com o animal é necessário respeitar seus hábitos e personalidade SEMPRE.

O isolamento aumenta nosso contato e faz com que a gente tenha que lidar com certas coisas que não estávamos tão acostumados. 

Então vale reforçar alguns cuidados para não criar mal estar. Como por exemplo:

  • Evite acordar seu amiguinho
  • Não faça muito barulho em momentos que ele costuma relaxar
  • Não grite com ele caso demande muita atenção
  • Seja compreensível com situações de muita energia

Respeitar e ter paciência é chave nesse momento. Lembre sempre que o ser irracional é o seu bichinho. Portanto seja responsável, atencioso e consciente. 

Estamos passando por um momento delicado e de muitos nervos, mas nada justifica descontar no seu crush pet. Não desrespeite o seu espaço.

Leia Também: [DICAS] Como cuidar de filhote de gato – atenção redobrada

Gostou das nossas dicas pets na quarentena? 

Deixa nos comentários como está a sua relação com seu bichinho nesses tempos de isolamento.

Eles são um baita apoio para esse momento em que ficamos mais em casa, não é mesmo? Inclusive se você estiver pensando em ter mais um bichinho, dá uma olhada no nosso conteúdo sobre animais de estimação para apartamento.

Listamos quais são os melhores, pode te ajudar a definir se pega mais um e qual o que você quer 😉

Comente Abaixo