Como fazer o cachorro parar de latir: 7 dicas simples que você pode colocar em prática HOJE!

Se você é tutor de um pet que não para de latir, pode respirar aliviado porque você chegou ao lugar certo. Aprender como fazer o cachorro parar de latir exige paciência, mas não é uma tarefa impossível para você. Com pequenas mudanças de hábito esse problema irá se resolver. 

Um pouco mais adiante neste artigo vamos elencar uma série de comportamentos que você NÃO deve ter se realmente deseja aprender como fazer o cachorro parar de latir muito. Mas adiantando, bater e gritar são posicionamentos inaceitáveis de um tutor de animal. 

Lembre-se que muito da personalidade do seu cachorro surgiu do convívio com você, então o latido em excesso pode ter sido causado por comportamentos seus. Dessa forma, é preciso ter paciência para trazer calma e tranquilidade ao seu amigo.

Como fazer o cachorro parar de latir

Vamos voltar um pouco e nos concentrar no que deve ser feito, ou seja, em como fazer o cachorro parar de latir. 

As dicas abaixo são muito simples, mas, novamente, exigem treino e paciência. Na maioria dos casos você não vai precisar de um adestrador e poderá realizar tudo sozinho. Realize treinamentos repetitivos e coloque as dicas para o cachorro parar de latir em prática, diariamente. 

Vamos l√°!

Como fazer o cachorro parar de latir

1. Identificar a causa do latido em excesso

Antes de tomar qualquer atitude ou realizar qualquer treino é preciso que você identifique porque seu cachorro está latindo tanto. Isso é importante porque somente assim você poderá agir na causa e resolver definitivamente o problema. 

Entre as principais raz√Ķes para um cachorro latir em excesso est√£o:¬†

  • t√©dio;
  • tristeza ou euforia;
  • medo;
  • ansiedade;
  • desejo de chamar a aten√ß√£o;
  • predisposi√ß√£o da ra√ßa;
  • vontade de alertar os donos sobre estranhos por perto (pessoas ou animais);
  • demarca√ß√£o de territ√≥rio;
  • problemas de sa√ļde, entre outros. 

Por exemplo, se o seu cachorro fica o dia inteiro em casa, sem realizar muitas atividades, ele pode estar latindo por tédio. Experimente passear com ele diariamente e veja a mudança de comportamento. 

2. Limites de latidos por vez!

Parece brincadeira, mas é verdade. Seu cachorro irá latir e é bom que o faça, afinal essa é a forma que eles têm para se comunicar com a gente e com o mundo. 

O problema √© quando esse latido passa a ser em excesso causando inc√īmodos para os moradores da casa, vizinhos e visitas.¬†

Por isso, uma forma de não permitir que os latidos sejam contínuos é deixar que o cachorro lata de 1 a 5 vezes seguidas, posterior a isso é hora de agir. Peça, de maneira calma e firme, que ele pare. Quando o latido cessar dê um petisco e um afago. Esse é um belo exemplo de reforço positivo.

Quando perceber que o latido não está parando, comece a ignorar cachorro. Evite qualquer contato visual e cruze os braços. Fique sério e não se dirija a ele. Ignorar o cachorro é uma das formas mais eficientes de repreendê-lo. 

Como fazer o cachorro parar de latir

3. Estimule a produção cerebral do seu cachorro

Muita gente se pergunta: como fazer o cachorro parar de latir quando est√° sozinho?

Essa á uma dica importante sobre como fazer o cachorro parar de latir e serve para quase todas as causas. Se o seu cachorro fica muito tempo em casa sozinho enquanto você está no trabalho, espalhe brinquedos pela casa para que ele possa se distrair durante o dia.

Existem brinquedos que vão além do roedor e estimulam a capacidade intelectual do seu cãopanheiro.

Além de ser divertido, também vai deixar o cachorro cansado e doido para tirar uma soneca, ocupando as horas que restam para a sua chegada.

Se o seu cachorro for de uma ra√ßa mais agitada como Labrador, por exemplo, uma sugest√£o √© que voc√™ acorde meia hora antes e fa√ßa uma breve caminhada com ele antes de ir para o trabalho. Essa tamb√©m √© uma forma de eliminar o t√©dio, a tristeza e o desejo de chamar a aten√ß√£o. Como falamos acima, esses s√£o fatores comuns de latidos em excesso. 

4. O passeio deve ser di√°rio!

Nós já falamos acima, mas é preciso um tópico especial para esse aspecto. Se você está em busca de como fazer o cachorro parar de latir muito, passear é uma obrigação de donos de cachorros, seja eles de grande ou pequeno porte. 

O ac√ļmulo de energia causa estresse e aquele impulso natural de destrui√ß√£o! rs

Al√©m de prevenir doen√ßas como a obesidade, os passeios permitem a socializa√ß√£o de seu animalzinho com outras pessoas e cachorros, ajuda na rela√ß√£o deles com est√≠mulos externos e cansa o animal f√≠sica e mentalmente. Isso deixa ele mais relaxado e sem motivos para latir. 

5. Elimine alguns gatilhos

Se o seu cachorro late toda vez que fica na janela não deixe-o na janela, ao invés disso leve-o para passear (sim, novamente). Assim ele verá o mundo exterior, sem sentir que seu território está sendo ameaçado toda vez que alguém passa na janela. Esse é apenas um exemplo de eliminação de gatilho. 

Outro comportamento interessante de adotar sobre como fazer o cachorro parar de latir é pedir que suas visitas Рe evitar você mesmo Рde ficar atiçando o cachorro quando chegam em casa. Carinho a atenção de maneira tranquila é sempre bem-vindo, mas nada de gritinhos!

6. Crie um ambiente tranquilo 

Parece bem óbvio para muita gente, mas a verdade é que algumas pessoas querem um cachorro tranquilo mesmo vivendo em um ambiente barulhento e conturbado. 

é claro que você pode dar uma festa na sua casa sempre que quiser, mas quando não for dia de festa é interessante que o seu ambiente seja calmo e harmonioso. 

Os tem bastante sensibilidade auditiva e olfativa, por isso eles reagem de acordo com o ambiente e com a energia de quem está ao redor. 

Mudar essa agitação também pode fazer bem para você e sua família e não apenas para seu dog! #ficaadica

7. Treine o seu pet

O processo de educar n√£o √© f√°cil e essa afirma√ß√£o √© v√°lida tanto para crian√ßas como para animais. Entretanto, assim como seu filho pode ser tornar um adulto mal educado, um cachorro tamb√©m pode. 

Por isso desenvolver exerc√≠cios de treinamento com seu animal vai ajudar voc√™ a ter maior controle sobre ele, mostrando que √© o l√≠der naquele ambiente, ao mesmo tempo em que vai estreitar seus la√ßos com seu amiguinho, treinar a capacidade de racioc√≠nio dele e acabar com t√©dio. 

Em suma, tentar treinar seu cachorro é uma prática completa para quem está em busca de como fazer o cachorro parar de latir e ter um melhor comportamento, em geral.

Você pode começar com exercícios básicos, para isso, acesse o vídeo abaixo e compartilhe com a gente suas experiências. 

Como fazer o cachorro parar de latir: o que N√ÉO fazer 

Acima listamos algumas dicas para o cachorro parar de latir, entretanto, tão importante quanto saber o que fazer é saber também o que não fazer. 

Entre os comportamentos mais comuns Рe errados Рde tutores de cachorros que latem é gritar! Acredite isso não vai ajudar em nada e você só vai deixar o animal mais excitado e ansioso. Fale com firmeza e intenção, mas sem aumentar o tom de voz. 

Um outro comportamento comum de tutores de cachorros é punir o animal. Ameaçar ou bater só vai deixar seu cachorro mais estressado. Nunca faça isso! Opte por recompensar bons comportamentos.  

Além desses comportamentos mais comuns que devem ser evitados pelos tutores, também é importante destacar que você NÃO DEVE: 

  • usar focinheiras para evitar que o cachorro lata.
  • usar coleira anti latido, principalmente as que d√£o choque.

Agir com amor ao seu animal é a forma mais simples de como fazer o cachorro parar de latir e ter um comportamento mais calmo. 

Tenha paciência, aplique as técnicas que mostramos e conte em nossos comentários como foi a sua experiência.

Comente Abaixo