Tipos de hamsters domésticos – Descubra a sua raça preferida

Nesse post você conhecerá todos os tipos de hamsters domésticos, suas características e curiosidades de cada. No final tenho certeza que você já vai ter o seu preferido. Mesmo que seja difícil de escolher, porque vamos combinar: são todos muito fofos <3

No total, há mais de 20 espécies dos roedores no mundo. Mas nem todas são domesticadas. Os tipos de hamsters domésticos são quatro:

  • Hamster Sírio
  • Hamster Chinês
  • Hamster Anão Russo
  • Hamster Roborovski

E é de cada um desses bonitinho que falaremos nesse post. Suas variadas características e como diferenciar. Dessa forma você vai saber qual é a que te encanta mais. 

Em relação a criação, não tem muita diferença entre uma espécie e a outra, apenas alguns detalhes.

Não é indicado que você mantenha raças diferentes em uma mesma gaiola. Então se você decidir por um desses tipos de hamsters, o ideal é que tenha apenas ele dentro da casinha. Se quiser ter mais de um, tenha também mais de uma gaiola.

E aí, preparado pra saber mais sobre os tipos de hamsters doméstico? Tenho certeza que esse crush pet vai te conquistar 😉

Leia Também: Melhores animais de estimação exóticos – de aves à répteis

Tipos de Hamsters Domésticos

Hamster Sírio

Tipos de hamsters

Expectativa de vida: 2 a 3 anos.

O tipo de hamster sírio é considerado por muitos o mais popular do Brasil. Esse fofinho tem bastante personalidade e muitas vezes é o preferido das crianças.

É o maior das quatro espécies, chegando a medir até 15cm e geralmente pesando entre 100 e 180g.

Sua pelagem normalmente é clara e isso faz com que seja conhecido também como Hamster Dourado (Golden Hamster). As chances de encontrar um sírio caramelo, amarelinho ou dourado é alta.

Mas ele possui outras variações de cores também. Costuma ser bastante dócil e, se acostumado desde novinho, permite o manuseio na mão.

Ele é bastante territorialista, então não é o indicado para quem quer ter mais de um hamster. Ah não ser que você tenha duas gaiolas 😉

Hamster Chinês

Tipos de hamsters
Fonte/Reprodução: Trupe Animal

Expectativa de vida: 2 anos.

Menorzinho do que o sírio, porém com uma longa e charmosa cauda. Esse tipo de hamsters é bem conhecido, apesar de não ser comercializado no país.

Seu corpo mede por volta dos 10 e 12cm, e sua cauda às vezes chega a passar de 1cm. Esse pequenino é bem agitado e rápido, portanto precisa de cuidado ao manusear.

Normalmente conta com a coloração marrom avermelhada e é possível reparar um traço extenso que sai da parte de trás da cabeça dele até a cauda.

Também não se dão bem com mais um companheiro na gaiola. Acabam se tornando agressivos.

Hamster Anão Russo

Tipos de hamsters
Fonte/Reprodução: Coelhos Mini

Expectativa de vida: 2 anos

O tipo de hamster Anão Russo é uma das espécies domésticas queridinhas aqui no país. Principalmente nas família com crianças. É um crush pet bem divertido e fofo.

Como se pode imaginar pelo nome, é uma raça menor. Seu tamanho fica entre 7 e 10cm, geralmente medindo 9cm. O peso varia entre 20 e 50g. Ou seja, bem piquitito mesmo!

Você precisa ter muito cuidado ao manuseá-los, são mais sensíveis e um pouquinho mais ariscos que os sírios. Pode rolar algumas vocalizações (gritinhos) ou mordidas quando você for pegar. Nesse caso, você deve ir aos poucos ganhando a confiança dele.

Sua cor mais popular é cinza com alguma faixa mais escura nas costas e a barriguinha branca. É um animalzinho bastante agitado e curioso.

Sua personalidade é tranquila com outros parceiros de raça, então é a opção perfeita para quem quer ter mais de um tipo de hamster doméstico em casa. 

Se tiver crianças em casa, cuidado para que não deixem que ele escape. Por serem menorzinhos, conseguem escapulir mais fácil das mãos.

Hamster Roborovski

Tipos de hamsters
Fonte/Reprodução: Portal Roedores

Expectativa de vida: 3 anos.

Por último na nossa lista temos o tipo de hamster roborovski. Esse é o menor roedor de todas as raças domésticas e também não é encontrado no Brasil.

Em média seu tamanho é de 8cm. Beeeem pequeno, né? Imagina segurar na mão como deve ser difícil! Além disso, possuem uma cauda muito pequenininha (mede milímetros).

Eles são bem fofinhos, mas com uma facilidade tremenda para se assustarem. Tendo a ver com o seu tamanho, ele sempre foge de qualquer sinal de perigo que pinte na frente. Então é importante ser bem calmo para não estressar o bonitinho.

Ele costuma dormir durante os meses de inverno, mas quando está acordado não tem que segure. É uma agitação danada, correndo de um lado para o outro.

Suas principais colorações são o cinza e o marrom e contam com uma barriga totalmente branca.

Comercialização de Hamsters no Brasil

A portaria 93/98 do IBAMA tornou ilegal a importação e exportação de alguns espécimes vivos. Por causa disso, alguns desses tipos de hamsters domésticos não tem no país e possuem a venda proibida.

Sendo eles:

  • Tipo de Hamster Chinês
  • Tipo de Hamster Roborovski

O vídeo abaixo tem uma explicação detalhada sobre o que embasa essa proibição:

Mas eu já vi venderem hamster chinês no Pet Shop! Em muitos lugares, há uma confusão quanto a raça. Na verdade estão vendendo um hamster anão russo e dizendo que é chinês.

Para descobrir se estão falando a verdade ou não é fácil: repare o rabinho. O hamster chinês possui um rabinho com o tamanho maior do que 1cm.

E caso seja verdade e você tenha encontrado um lugar que comercialize hamster chinês, não compre. 

Você estará financiando o tráfico de animais, visto que é proibido. Pode parecer algo inocente, mas tem bastante crueldade envolvida nesse meio. Faça sua parte: não compre e, se possível, denuncie.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de hamsters domésticos, conta pra gente nos comentários qual o seu preferido!

Eu acho todos eles muito lindinhos, não consigo escolher hahaha 😛 

Se quiser conferir mais sobre essas gracinhas, temos um post sobre como cuidar de um hamster filhote. Com dicas do que você precisa se atentar e todos os cuidados necessários.

E tem também o manual do hamster feliz, que traz todos os segredos sobre como criar um roedor saudável. A ideia é aprender o que fazer para que ele se sinta muito bem como seu pet 🙂

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS