Qual o melhor horário para alimentar gatos? Tire todas suas dúvidas

Qual o melhor horário para alimentar gatos? Bom, de modo geral, pelo menos duas vezes ao dia é necessário (de manhã e à noite). Porém alguns detalhes podem influenciar nessa questão e é sobre o que falaremos no post 🙂

Essa é uma dúvida muito comum para alguns tutores. A questão de como funciona a alimentação e qual a melhor forma de fazê-la gera uma incerteza quando não é bem entendida. A boa notícia é que não tem muito mistério, na verdade é bem simples.

Vale dizer que gatos são animais apegados à rotina, portanto é bem tranquilo introduzir um hábito no comportamento deles. Fazendo com que o melhor horário para alimentar seu gato esteja alinhado com o melhor horário para você.

Esse é um primeiro ponto importante para você entender o que fazer e sair desse post cuidando melhor do seu gato.

Já demos uma palhinha sobre o assunto, agora vamos explicar tintin por tintin tudo o que envolve a questão de qual o melhor horário para alimentar gatos.

Bora entender mais do seu Crush Pet? Então continua com a gente.

Se você quiser pesquisar mais sobre a nutrição do seu nenê, vale dar uma passadinha no nosso conteúdo sobre ração ou alimentação natural: prós, contras e a resposta.

Qual o melhor horário para alimentar gatos?

Não existe um horário certo geral que é melhor para todos os gatos. A grande sacada é conseguir estabelecer uma rotina de alimentação felina que seja possível incluir como uma das suas demandas cotidianas.

O importante é não ultrapassar o limite máximo de 12 horas entre a última refeição do seu pet para a seguinte. Caso isso role, pode acabar dando náuseas ao seu gatinho.

Mais do que o horário para alimentar gatos, você deve ficar atento a quantas vezes ao dia e a quantidade que seu pet está comendo. Qualquer alteração na forma que ele se alimenta, pode ser a indicação de algum problema.

Muitas pessoas têm o costume de apenas encher o pote de ração dele e deixar o dia todo. Isso não é indicado por dificultar o acompanhamento da conduta alimentar do pet. Por isso é importante manter o hábito de dar comida no mesmo horário. 

Quantas vezes ao dia devo alimentar os gatos?

Isso varia de acordo com a idade e personalidade de cada gato. Para se ter uma base é bom pensar:

  • Gatos filhotes: de três a cinco vezes durante o dia
  • Gatos adultos e idosos: no mínimo duas vezes
  • Gatos castrados: duas a três vezes

Os mais novos costumam comer mais vezes por estar em fase de crescimento. Dessa forma os fofos possuem bastante energia para gastar. Se você for dono de um desses bem serelepes, vale a pena ir no nosso post sobre como brincar com gato filhote 😛

não dê menos que duas vezes ao dia porque pode fazer mal a saúde do seu companheirinho. Mais do que cinco vezes também não é indicado (para gatos que não são filhotes, talvez seja melhor considerar o máximo como quatro vezes).

Lembre que essa é apenas uma sugestão para você ter uma noção, para saber de fato o que o seu gato precisa, leve ao veterinário.

Qual a quantidade que devo alimentar os gatos?

A última questão que está em torno sobre o melhor horário para alimentar os gatos é a quantidade que se deve dar

O primeiro passo para você chegar a essa resposta é levar o seu gato ao veterinário e fazer um check-up. Principalmente se ele for um gato obeso ou estiver apresentando algum comportamento estranho.

Diabetes, problema na tireoide, problema renal… tudo influencia na alimentação do seu pet. Cuidados especiais são necessários para gatinhos que apresentam esses e outros quadros.

Depois, o ideal é que você converse com o profissional que está fazendo o acompanhamento do seu bichinho. Ele vai saber indicar o que é que deve ser feito para que seu pet tenha uma vida saudável.

Por fim, vale dar uma olhada também na embalagem da ração dele. Elas costumam ter uma tabela que indica uma quantidade aproximada do que deve ser dado para ele.

Para os adeptos da alimentação natural para gatos, que fazem um cardápio especial e alguns petiscos caseiros para gatos, nossa dica é: tenha uma atenção ainda mais especial para que não falte nutriente. Nesse caso, converse bem com o veterinário.

Vantagens de estabelecer a rotina alimentar

Agora que você já entendeu todos os detalhes sobre o melhor horário para alimentar gatos, é legal sacar também sobre as vantagens da rotina. Afinal, por que regrar a alimentação é melhor do que só deixar o potinho com comida para eles o dia todo?

O primeiro ponto de vantagem é o que já falamos ali em cima. Acaba sendo mais fácil para acompanhar e ficar de olho em qualquer mudança de comportamento.

Além disso, temos outros pontos:

  • Gatos são apegados e amam rotina
  • Condiciona o organismo do seu amigo de patas a ter uma ideia de quando irá se alimentar e se preparar para eles
  • A hora da comida vira um momento especial, ajudando a melhorar os laços entre os donos e os pets
  • Facilita a sua vida caso precise mudar a alimentação dele 
  • Se a casa passar por alguma mudança (chegada de algum novo membro, mudar de ambiente, alguém ir embora) a alimentação regrada ajuda o gato a lidar melhor com o momento

Então são motivos de sobra para entrar nessa, certo? Acaba sendo uma via de mão dupla para você e para seu gato <3

Como estabelecer a rotina alimentar

Ok, já entendi que é importante e que tem vantagens. Agora, como começo a adaptação para tornar a alimentação do meu pet mais controlada?

Em primeiro lugar, faça o check-up da saúde do seu gato e converse com o veterinário e veja o que ele acha sobre fazer essa transição. Ele poderá dar algumas dicas muito importantes e específicas para o seu crush pet.

Uma sugestão é fazer por turnos, como exemplificado na tabelinha abaixo:

Quantas vezes seu pet come no dia?Turnos para alimentar
2 vezesManhã – Noite
3 vezesManhã – Tarde – Noite
4 vezesAo Acordar – Horário de Almoço – Lanche da Tarde – Antes de Dormir

Vale ressaltar que essa tabela é uma indicação geral, pode ser que não funcione com todos os gatos. Por isso é importante conversar com o profissional que cuida do seu felino antes, só ele e você tem noção da melhor forma para o bichano.

Quanto ao melhor horário para alimentar gatos, fica por conta do seu dia-a-dia e do pet. Que horas você ou alguém está em casa para dar a comida para ele?

Por fim, seja jeitoso com o período de adaptação. Muito cuidado para não gerar um estresse felino!

O vídeo abaixo é do canal da Isa Gateira e ela conta bem explicadinho como ela controla a ração para os 24 gatos dela. É bem interessante para visualizar como funciona na prática tudo o que a gente falou aqui:

Gostou do conteúdo sobre qual o melhor horário para alimentar gatos?

Conta para a gente nos comentários como é a rotina alimentar do seu crush pet.

Agora que tal dar uma olhada no nosso post de livros sobre gatos? É uma lista completa que todo amante de gatos vai adorar conhecer <3

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS