[Lista Completa] Gatos mais raros do mundo: 15 raças para conhecer

Quais são os gatos mais raros do mundo? Essa pergunta pode surgir na cabeça de qualquer gateiro ou gateira de plantão. Estamos aqui para responder ela e mostrar para você o rostinho desses fofos.

Gatos são animais interessantes e curiosos por si só. A personalidade e o jeito deles é algo cativante e que ganha o coração de muitas pessoas. Agora… como será que devem ser os gatos raros? Aqueles que quase ninguém tem?

Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre os gatos mais raros do mundo. Fizemos uma lista com 14 nomes, são eles:

  • Sphynx
  • LaPerm
  • Norueguês da Floresta
  • Dwelf
  • Angorá Turco
  • Sokoke
  • Savannah
  • Peterbald
  • Exotic Shorthair
  • Munchkin
  • Bobtail Americano
  • Chartreux
  • Minskin
  • Egyptian Mau

Muitos nomes, certo? Se você curte listas com raças, sugiro que confira também a nossa de raças de gatos para apartamento.

Agora, vamos logo conhecer quais são os gatos raros que trazemos aqui.

Gatos mais raros do mundo

Sphynx

Fonte/Reprodução: HomeIt

Essa é uma das raças de gatos raros que você bate o olho e já o reconhece. O famoso gato peladinho, sem pelo nenhum. Tido por muitos como o gato dos vilões por causa do seu rostinho.

Apesar dessa fama, trata-se de um gato bem leal e afetuoso. Sem contar que são muito acolhedores e brincalhões, se dando bem até com crianças. No vídeo abaixo você vê um gatinho Sphynx com seus filhotes:

LaPerm

Fonte/Reprodução: ZooPlus

O poodle dos felinos. Sim, o LaPerm é um dos gatos mais raros do mundo. Tem como diferencial o fato do seu pelo encaracolado, o distinguindo bastante de outros gatinhos.

Sem contar que também é um gatinho dócil e bem próximo dos seus humanos. É um fofo que conquista a todos com quem tem contato.

Norueguês da Floresta

Fonte/Reprodução: Guia Animal

Gosta de gatos de pelos longos? Então o noruguês da floresta vai ser um dos gatos raros que vai te chamar a atenção com certeza.

Com um aspecto selvagem, é um animal de bastante presença. Sem contar que seus pelos são muito chamativos para um carinho.

Apesar de sua postura, não é um animal de personalidade difícil, pelo contrário. O Noruguês da Floresta é bem calmo e carinhoso.

Dwelf

Fonte/Reprodução: Pinterest

É um dos gatos mais raros do mundo, com uma aparência bem exótica. Também é sem pelo, assim como o Sphynx, mas conta com as perninhas curtas e as orelhas dobradinhas. Tudo isso dá a ele uma feição bem peculiar e característica.

Descubra como treinar seu gato e estreitar a relação pet-tutor. Melhore os laços com seu crush pet e veja como educar ele.

Angorá Turco

Fonte/Reprodução: Casa e Jardim

Um dos elegantes gatos raros. O Angorá Turco é também um gato de presença forte, mesmo sendo de porte médio. 

É um brincalhão e está sempre atento. Apesar disso, não é bravo ou arisco, é importante apenas lembrar que ele é bastante apegado a sua ambientação, não gostando de mudanças abruptas.

Sokoke

Fonte/Reprodução: Escola Educação

Com sua origem africana, o Sokoke é um dos gatos mais raros do mundo. Ele é bem elegante, gracioso e bastante inteligente. 

De porte médio, conta com um corpo alongado, esbelto e musculoso. Com movimentos ágeis e fascinantes, é um belíssimo gato. No vídeo abaixo você vê um pouquinho dele:

Savannah

Fonte/Reprodução: Patas da Casa

Definitivamente, um dos gatos mais raros do mundo. Savannah conta com uma origem curiosa, resultado de um cruzamento de um Serval Africano com uma gata doméstica.

O Serval é um felino de grande porte, bastante selvagem. Assim, o gato Savannah conta com uma aparência bem similar a de um leopardo, tendo até as pintinhas.

Se você é gateiro ou gateira, vai gostar de conferir os 16 fatos sobre gatos que selecionamos. São divertidos, interessantes e inusitados.

Peterbald

Fonte/Reprodução: Zooplus

É também um dos gatos raros sem pelos e é considerado um dos gatos mais caros do mundo. Ele é bem famoso para os admiradores dos gatinhos, sendo um dos peladinhos que é querido de geral.

Exotic Shorthair

Fonte/Reprodução: Portal Cães e Gatos

Podemos dizer que o Exotic Shorthair é uma espécie de Persa de pelo curto. Originado de um cruzamento entre American Shorthair e Persa ou do Burmese com o Persa. Essa criação foi recente, por volta da década de 50 e 60.

Portanto, esse é um dos gatos mais raros do mundo e conta com essa aparência que, como o próprio nome já diz, é um tanto exótica. Sendo o destaque para diversos gateiros e gateiras do mundo todo, afinal é um fofo.

Eles são muito amáveis, apegados e se dão bem com outros pets, além das crianças. Então, se você se preocupa em como fazer cachorro e gato se darem bem, saiba que ter um Exotic pode ser uma opção.

Munchkin

Fonte/Reprodução: Canal do Pet

Essa gracinha é uma das raças de gatos mais famosas de todas. Sua principal característica são as pernas curtinhas mesmo para seu corpo grandinho. Parecendo, assim, um eterno filhotinho.

É muito comparado com a raça de salsichinhas dos dogs, a famosa Dachshund. No vídeo abaixo você confere essa que é uma das raças de gatos mais raras do mundo:

Bobtail Americano

Fonte/Reprodução: Perito Animal

Brincalhão, companheiro, curioso e com uma baita energia. O Bobtail Americano é uma raça indicada para quem quer um gatinho bem companheiro e que goste de brincar.

Além dessa personalidade toda, ele conta com um rabinho em pompom que é um charme. Sendo essa a marca registrada da raça.

Chartreux

Fonte/Reprodução: Pet Caramelo

O gato azul com um sorriso que cativa qualquer um. Chartreux é uma das raças mais raras do mundo, além de ser bem antiga e não ter sido originária de criação genética.

Com uma personalidade bastante calma e um pelo denso e aveludado, esse é um dos gatos perfeitos para quem quer manter a tranquilidade. Sem contar que são lindos, com um belo contraste dos olhos laranjas com o tom azul do pelo.

Minskin

Fonte/Reprodução: Perito Animal

Mais um gato bem exótico na nossa lista, mas que excede em fofura visto que parece ser filhote para sempre. O Minskin surgiu de um cruzamento do Munchkin com o Burmese, mas contou também com a presença do Sphynx e Devon Rex.

Como resultado, temos um gato quase peladinho, com grandes orelhas e perninhas curtas. Sendo então um felino de presença bem marcada e que é bastante brincalhão e acolhedor. No vídeo abaixo você vê mais dele.

Mau Egípcio

Fonte/Reprodução: Amo Meu Gato

Para fechar nossa lista, chegamos com o Mau Egípcio. Conta com uma pelagem malhada e tem características bem peculiares à sua raça, como por exemplo sua energia e agilidade que lembram a de um felino selvagem.

Esse é um dos gatos mais raros do mundo e, se as especulações de sua origem ser do Egito Antigo estiverem corretas, possivelmente é também um dos mais antigos. Portanto, trata-se de um gato bem imponente e popular entre amantes dos felinos.

Gostou da lista de gatos raros?

Conta para a gente qual desses você gostaria de ter como pet. Agora, aproveite e continue vendo belos bichos, pule para a nossa lista dos animais mais bonitos do mundo.

Isabela Montovani
Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS