Gato pode tomar sorvete? Guloseima permitida no calor?

Com o calor e verão, pensamos em formas de dar agradinhos refrescantes para nossos crush pets. Só que… será que gato pode tomar sorvete?

Nesse conteúdo nós falamos tudo sobre o tema e você descobre se essa guloseima é realmente permitida. Para falar se gato pode tomar sorvete, trazemos os seguintes pontos:

  • Gato pode tomar sorvete?
  • Quais sorvetes gato pode tomar?
  • Como fazer sorvete para gato?

Se você quiser, temos também um post sobre alimentos tóxicos para gatos. Essa lista pode ser uma base para você se guiar sempre que quiser dar algo diferente para seu pet.

Agora, vamos direto ao conteúdo.

Gato pode tomar sorvete?

Depende. Gato não pode tomar sorvete que nós humanos tomamos, pode ser prejudicial para a saúde dele. 

Isso rola porque o organismo dos gatinhos é diferente do nosso, então existem algumas limitações e alimentos que eles não digerem bem.

Alguns exemplos são:

  • Leite
  • Açúcar
  • Carboidratos
  • Chocolate

Sendo assim, já dá para entender porque gato não pode tomar sorvete igual o nosso. Então, se você estiver se perguntando, por exemplo, se gato pode comer sorvete de chocolate, a resposta é: não.

A boa notícia é que existem alguns especializados para pets. Feitos com ingredientes que não afetam a saúde do seu bichinho. No próximo tópico falaremos mais sobre eles.

Quais sorvetes gato pode tomar?

De preferência, sorvetes a base de água e frutas para gatos. Esses ingredientes simples não fazem mal para a saúde do bonitinho e ainda podem ser positivos, visto que vai ajudar na hidratação.

Existem também produtos prontos especializados para pets. Você vê alguns exemplos nos links da Amazon abaixo:

Se você quiser mais praticidade do que preparar em casa, comprar um desses pode ser uma opção. Só lembre de verificar se seu gatinho não tem alergias que podem dar reações com petiscos desse jeito.

Como fazer sorvete para gato?

É simples! Basta ter um alimento (seja carne, petisco ou frutas) permitido para gato que dê para amassar, água filtrada e forma para fazer gelo.

Aí é só amassar o alimento com o auxílio de um garfo e acrescentar a água filtrada. A quantidade de água depende da consistência que você deseja que o sorvete fique. É indicado que ele fique mais líquido, mas aí depende do gosto do seu pet.

Depois é só colocar a misturinha na forma de gelo e deixar no congelador por algumas horas, até ficar tipo um gelinho. Aí é só dar para seu crush pet se deliciar com esse sorvete para gato!

No vídeo abaixo do canal Vida de Veterinária você visualiza o passo a passo dessa receita. 

Nele a dona do canal fez um picolé de petisco de carne. Se você quiser de fruta, pode fazer. O positivo é que fica como se fosse um refrescante petisco natural para gato.

É indicado também que você converse com o veterinário antes para confirmar se há algum problema para o seu pet comer esse tipo de receita. Veja se o lindinho não tem nenhuma alergia ou questão de saúde que impossibilite essa alimentação.

[Extra] Adestramento de gato

Aproveitando que agora você já sabe se gato pode tomar sorvete, vamos deixar uma dica. Se ele gostar muito desse agradinho, ele pode ser uma ferramenta para te ajudar no adestramento do seu gato.

Sim, é possível ensinar alguns truques para seu pet. O reforço positivo é um dos métodos mais indicados e, nesse caso, é sempre bom ter agradinhos e mimos que eles gostam para recompensar quando ele acertar o comando.

Assim, em dias quentes, você pode usar o picolézinho como uma alternativa de guloseima. Outra sugestão também são petiscos caseiros para gatos, que eles também amam.

Se quiser saber mais sobre o adestramento, pode passar no nosso conteúdo sobre como treinar seu gato. Além disso, há alguns cursos de adestramento de cachorros online dos quais você pode pegar o método e adaptar para seu pet.

E aí, descobriu se gato pode tomar sorvete?

Salve o conteúdo nos favoritos para não perder essa receita. Inclusive, se fizer algum sorvetinho conte para a gente nos comentários depois.

Se você se preocupa com a alimentação do seu pet, dê uma passada no nosso conteúdo sobre ração ou alimentação natural. Reunimos os prós e contras para te ajudar a ver qual a melhor opção para seu lindinho.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS