Lista de frutas para gatos. 9 opções deliciosas + Receitas

Gosta de dar agradinhos para seu crush pet e quer saber quais são as melhores frutas para gatos? Nesta lista reunimos 9 alternativas deliciosas e ainda incluímos receitas para alguns petiscos que você pode fazer.

Frutas são refrescantes e bem saborosas. Chamam a atenção de muitos gatinhos curiosos que chegam com o narizinho para sentir o cheiro e depois ficam doidos querendo experimentar.

Se o seu gato for esse caso, saiba que frutas são uma boa opção de agradinho para ele. Só que é legal ter bastante cuidado e atenção para saber quais frutas são permitidas para gatos. Assim você não acaba oferecendo nenhuma que seja tóxica para ele. 

Importante também saber que frutas com muita frutose (o açúcar da fruta) ou carboidratos costumam não são as melhores opções. O açúcar não faz bem para o organismo do seu crush pet.

Além disso, não é algo para se dar diariamente. Apenas de vez em quando, como um mimo especial mesmo. Para alinhar a frequência ideal, sugerimos que consulte o ou a veterinária do seu felino.

Agora, a nossa lista de frutas que gatos podem comer inclui:

  • Maçã
  • Banana
  • Pêssego
  • Melancia
  • Pera
  • Melão
  • Morango
  • [Extra] Mirtilo

Delícia, certo? Então continue com a gente até o final para saber as propriedades de cada uma delas e ainda conferir algumas receitas.

Se quiser, temos um conteúdo só sobre alimentos tóxicos para gatos. Se você tem um gatinho curioso e que ama experimentar comidas novas, vale a pena conferir quais evitar.

9 frutas para gatos

1- Maçã

Fonte/Reprodução: Terra

É uma das melhores opções de frutas para gatos. Sim, você pode dar maçã para seu gato saborear. Baixa gordura, grande teor de fibras e um sabor bem refrescante, é uma boa opção para dias quentes e para pets que estão com obesos.

Como saber se o gato está obeso? Basta conferir as orientações que reunimos nessa publicação.

Só lembre de retirar as sementes porque podem fazer mal para o estômago sensível do pet. Muita atenção nisso, ok?

No vídeo abaixo você confere como fazer uma receita de petisco de maçã para pets. Se liga:

2- Banana

Fonte/Reprodução: Gazeta do povo

Como assim? A banana não é uma fruta com muito carboidrato e açúcares? Sim, e por isso é importante que seja oferecida com cautela e apenas um pouquinho.

Apesar disso, ela é rica em potássio e costuma ser a preferida dos bichanos. Então digamos que é uma das frutas permitidas para gatos. Só fique atento a frequência e quantidade, ok?

Abaixo uma receita com banana que pode ser bem gostosa e equilibrada para pets:

3- Pêssego

Fonte/Reprodução: Uol

Quais frutas os gatos podem comer? Pêssego. Isso mesmo, essa belezinha é uma ótima alternativa. Conta com muita vitamina K, magnésio e fibras.

É bom também até para fortalecer os ossos do fofinho. Então sim, pêssego é uma das frutas para gatos.

4- Melancia

Fonte/Reprodução: Agroinsight

Seu gato tem dificuldades e hábitos ruins para beber água? Então tente oferecer melancia para ele! A fruta conta com bastante líquido, sendo bem suculenta. Então sim, você pode dar melancia para o gato.

É perfeito para dias quentes e para ajudar nessa hidratação. Até porque, quando o gato não consome uma boa quantidade de água, pode dar problemas nos rins. Sendo essa uma das principais questões de saúde para gatos.

Se você se pergunta quais frutas os gatos podem comer, saiba que melancia é uma das melhores.

6- Pera

Fonte/Reprodução: Agro20

Seguindo a mesma lógica da maçã. Com fibras, pouca gordura e vitamina A e C. Por isso, ambas são boas frutas para gatos. É importante também só lembrar de retirar as sementes para não fazer mal ao bichinho.

Você já ouviu falar sobre alimentação natural para gatos? Confira tudo sobre o assunto no nosso post, descubra como fazer e se vale a pena.

7- Melão

Fonte/Reprodução: Hortifruti Saber e Saúde

Anti-inflamatório, também muito hidratado, com bons nutrientes e vitaminas. É um verdadeiro alimento funcional para dar aos gatinhos. 

Mais um da lista que é uma ótima para se oferecer em dias quentes. Ajudando os fofinhos a se refrescarem.

8- Morango

Fonte/Reprodução: Nutritotal

Pode dar morango para o gatinho? Sim, essa é uma das frutas permitidas para gatos. E eles amam!

É importante ter cautela por se tratar de uma fruta cítrica, que pode fazer mal ao estômago. Só que conta com muita vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

Além também de ter fontes antioxidantes que fazem bem para o organismo do pet. Então essa é uma das melhores frutas para gatos, desde que se dê com cuidado.

No vídeo abaixo você visualiza alguns gatinhos comendo moranguinhos:

Petiscos caseiros para gatos são sempre uma boa opção para diversificar e fazer um agradinho cheio de amor. Caso curta receitas para fazer, dê uma conferida neste e-book aqui que traz mais de 40 receitas selecionadas.

[Extra] Mirtilo

Fonte/Reprodução: MF Rural

Para fechar, chegamos com esse extra que é uma fruta um pouco menos convencional. O mirtilo é também uma boa opção para seu petzinho.

É fonte de muitos benefícios para o corpinho do pequeno, sendo também conhecida como fruta da longevidade. É uma boa alternativa para gatinhos que precisam controlar o índice glicêmico.

Colocamos como extra para caso você queira dar para seu pet alguma fruta diferente 😉

Curtiu a lista de frutas para gatos?

Deixe nos comentários qual dessas é a favorita de seu gatinho. Aproveita que chegou até aqui e veja também nosso conteúdo sobre carne para gatos.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS