Carne para gatos. Quais dar? Como oferecer? É uma boa ideia?

Tem dúvidas se oferecer carne para gatos é uma boa ideia? Aqui respondemos os principais questionamentos para te ajudar a entender um pouco mais sobre a nutrição do seu pet. Assim você faz as melhores escolhas para ele.

Pode dar frango para gatos? Pode dar carne de porco para gatos? Pode dar carne de boi para gatos? Essas são algumas dúvidas que podem surgir para tutores que querem dar um agradinho para aquele pet que fica até doido na hora do almoço.

Quem nunca passou pela situ do lindinho na cozinha olhando com a cara do gato de botas do shrek querendo um pouquinho do que está fazendo ou comendo. A vontade de oferecer um pouquinho para deixar o bichano feliz é grande.

Só que é importante entender se é algo realmente benéfico antes. Além de descobrir como oferecer e conferir uma boa lista de melhores carnes para gatos.

Para isso, fizemos esse conteúdo completo para você. Vale ressaltar que o post tem o objetivo de informar e tirar a dúvida de uma perspectiva mais geral, para ter mais certeza se é algo realmente bom para o seu gato é importante confirmar com o ou a veterinária dele.

Existem casos específicos que podem ter mais alergia. Então fique atento e tenha cuidado na hora de tomar a decisão. A prioridade é o bem estar do bonito!

Pode dar carne para gato?

De modo geral: sim, pode dar carne para gato. A proteína é uma substância da carne formada por um conjunto de aminoácidos e é extremamente necessária para os gatinhos.

O estômago do bichinho é bem diferente do nosso, além de se tratar de uma outra espécie bem diferente da gente. Portanto, as necessidades corporais dele para ter energia, são outras diferentes da nossa.

A proteína é a base principal da dieta deles, sendo a que mais rende energia e, por isso, é a de maior necessidade. Já o carboidrato, por exemplo, substância relevante para os humanos, deve ser evitada para os felinos.

Para você ter uma ideia, existem tutores que são adeptos da alimentação natural ao invés de ração. É uma conduta interessante por oferecer alimentos mais frescos e menos industrializados, podendo então ser uma alternativa mais saudável.

Só que é importante dizer para que não é sobre dar os restos do que está no seu prato para o gatinho.

A alimentação natural demanda bastante responsabilidade para desenvolver, junto de um profissional, um cardápio balanceado com todos os nutrientes necessários. E não apenas formatar um cardápio, mas seguir ele à risca.

Então pode ser algo trabalhoso e a mais na rotina dos tutores. Se tiver interesse, se prepare e tenha consciência disso. Caso não seja possível na sua realidade, opte por continuar na ração que é algo equilibrado.

Como oferecer?

É essencial saber como oferecer carne para gatos. Não é só pegar um pedaço de bife que está no seu prato, partir, e dar para o bonito. Dessa forma pode até ser bem arriscado.

Isso porque quando cozinhamos para nós costumamos colocar alguns temperos como alho, sal, óleo… nada disso é bom para a saúde do bichinho. Como já falamos, o estômago deles é diferente do nosso e um tanto mais sensível.

Temperos como alho, cebola e sal podem até ser alimentos tóxicos para gatos e levar a cenários preocupantes. A gordura do óleo também é algo que deve ser evitado… a preferência é por carnes magras, inclusive.

Então é para oferecer carne crua para gatos? Não, essa não é uma boa opção. Por mais que na natureza ele comesse carne crua de presas que caçou, a realidade do gato domesticado é bem diferente do selvagem.

Além de que a carne que compramos em supermercados e açougues, são bem diferentes da encontrada em animais na natureza. Não sendo tão frescas e, por isso, podendo oferecer riscos de contaminação por bactérias e derivados.

O ideal para oferecer é cozinhando um pouquinho da carne sem tempero algum. Pode inclusive incluir algum dos legumes para gato na receita, deixando ainda mais nutritivo e saboroso.

Converse com a veterinária ou o veterinário para ter um direcionamento mais detalhado da melhor forma de introduzir carne para gatos na dieta do seu crush pet.

Carne para gatos é uma boa ideia?

Depende. Se você tiver os cuidados e compromisso necessários, pode ser uma boa ideia, bastante saborosa e nutritiva para seu pet. Agora, caso contrário, pode acabar fazendo mal e sendo melhor evitar.

Seja para iniciar na alimentação natural, com uma dieta completa baseada em alimentos de casa. Ou apenas para oferecer alguns petiscos caseiros para gatos, a carne é um alimento bastante rico para o felino.

Só que é necessário oferecer da forma certa. Não é apenas para agradar o paladar e mimar atendendo o desejo dele. É importante sempre ter a saúde e o bem estar em foco na hora dessas mudanças de cardápio.

Para te ajudar ainda mais, entraremos agora com uma lista de carnes para gatos. Assim você ainda descobre quais são as melhores opções.

Leia Também: [Super Guia] Como fazer petiscos caseiros para gatos. Mimos saudáveis!

Lista de carnes para gato

Quais são as melhores carnes para gatos? Já adiantamos: bovinas, frangos e peixes. Pode dar carne de porco para gatos? Não, por se tratar de uma peça mais gordurosa, é melhor evitar.

Como já falamos, o ideal é oferecer carnes magras. Além disso, que incluam certos nutrientes a mais, enriquecendo ainda mais a alimentação.

Agora, deixaremos algumas sugestões com mais detalhes de cada uma dessas opções para você.

1- Bovinas

Sim, pode dar carne de boi para gatos. Desde que seja magra e sem gordura. Os miúdos são uma boa ideia por serem ricos em ferro e nutrientes importantes, sem contar que eles amam.

Você pode até não curtir, mas como já falamos: o estômago deles é diferente do nosso. O foco deve ser o que é melhor para o felino, não para a gente.

Algumas opções são:

  • Miúdos (fígado, coração, moela…)
  • Músculo
  • Lagarto
  • Patinho
  • Filé
  • Coxão mole ou duro

2- Frango

Ótima alternativa de carne para gatos. Eles amam e é bem saudável, sendo um pouco mais leve que a carne bovina.

Pode (e deve) dar carne de frango para gatos. As duas sugestões que ficam são:

  • Galinha
  • Peru

3- Peixes

Por fim, o queridinho dos bichanos. Peixe é uma opção que eles amam e que, além disso, faz muito bem para eles. Principalmente os ricos em Ômega 3.

Só tome cuidado para não viciar seu lindinho, hein? Os gatos gostam tanto de peixes que, caso dê demais, podem se tornar meio caprichosos e exigentes e querer apenas peixe para agradar o paladar.

Então saiba administrar. Um cardápio apenas com peixes não será suficiente para a saúde dele. Agora, algumas opções que são muito boas para os pets e que eles amam são:

  • Salmão
  • Peixe branco
  • Truta
  • Atum
  • Sardinha

Leia Também: [Guia] Alimentação para gatos filhotes: o que dar e como proceder

Gostou do conteúdo de carne para gatos?

Agora aproveite e engate a leitura no nosso guia rápido da quantidade de ração para gato saudável. Assim você compreende mais sobre a alimentação do seu pet.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS