Incríveis e divertidos fatos sobre calopsitas para conhecer

Veja 10 fatos sobre calopsitas para você conhecer mais desse pet queridinho da galera. Descubra curiosidades divertidas e que você nem imagina sobre esses bonitinhos.

Essa ave bonitinha e simpática conta com alguns fatos interessantes sobre calopsitas. Para você ter uma ideia, iremos falar desde a origem do pet até se elas tem pesadelos ou não.

Portanto, se você ama animais e pets, vale a pena ficar até o fim do post com a gente. Aproveita também e veja nosso conteúdo de fatos sobre cachorros, também vai achar interessante.

Agora, vamos logo para o que interessa.

Fatos sobre calopsitas

1- Origem da calopsita

O primeiro dos fatos interessantes sobre calopsitas é a respeito da sua origem. Esse crush pet não é da fauna brasileira, mas sim foi trazido para cá em 1970.

Na verdade trata-se de uma ave australiana. É da família das Cacatuas, que são um dos animais de estimação exóticos.

A primeira vez que a calopsita foi registrada cientificamente foi em 1792. No vídeo abaixo do canal Animal TV você vê um pouco mais sobre a origem do pet, com informações a respeito da sua família biológica:

2- Atenção a crista: meio de comunicação

Um dos meios de interação mais característicos da calopsita é a sua crista. A partir dela que ela comunica como está se sentindo. Entender esse fato sobre calopsitas vai ajudar que você estreite seu laço com seu pet.

Alguns dos significados por trás da movimentação da crista, são:

  • Crista em pé: assustada ou animada
  • Crista baixa: relaxada
  • Crista colada a cabeça: brava ou assustada
  • Crista bem projetada: quando quer ser sedutora

Temos um post sobre como cuidar de uma calopsita que é bem legal para quem curte essa ave. Se você é uma dessas pessoas, vai amar dar uma lida nele 😉

3- Longa vida a calopsita

As calopsitas são aves que vivem por décadas. Isso mesmo, na natureza ela chega a viver até 30 anos, o que é bastante tempo.

Como um animal doméstico, esse número cai drasticamente, ficando entre dez e vinte anos. 

Ainda bem que é um pet com bastante tempo de vida, né? Nós amamos ficar mais tempo de grudinho com nossos lindinhos. 

Se você já tem essa ave, talvez curta conferir opções de brinquedos para calopsitas. Já que elas ficam tantos anos com a gente, é legal que tenha muita alternativa para brincar com ela, certo?

4- Monogâmica

O quarto da nossa lista de fatos sobre calopsitas é que são animais bem monogâmicos. O que isso quer dizer? Que quando escolhem um companheiro, provavelmente ficarão com eles o resto da vida.

O processo de formar o casal é definido pela fêmea. É ela quem escolhe quem será seu parceiro, podendo demorar anos para se decidir.

5- Precisa amansar

Você precisa amansar o pet quando é filhote. Geralmente estão irritados e fugidios, demandando então que passe por um amansamento.

Para isso, o ideal é que a amanse quando estiver com dez meses a um ano de vida. Assim ela se acostuma novinha e o comportamento se altera.

É bacana que ela passe por um processo de socialização, aos poucos. Então crie um laço com ela, conversando e interagindo com o pet. O vídeo abaixo do canal Aveshow Eudes da Silva mostra como amansar uma calopsita, é bem interessante:

6- Gritam bastante

Procurando por um bichinho silencioso? Então talvez a ave não seja a melhor opção. Um dos fatos sobre calopsitas é que elas gritam e vocalizam bastante, buscando interagir e se comunicar com seus donos.

Além dos gritos, elas também podem assobiar ou cantar. As sonoridades também são um meio de comunicação do pet.

Nesses casos, é interessante que você preste atenção e tente entender o que ela está tentando comunicar com você. Pode ser que queira sair da gaiola, que esteja com fome ou sede.

Vale a pena ficar atento aos gritinhos para saber se tem algum motivo específico causando essa vocalização. Esse é um dos fatos sobre calopsitas.

Se você está curtindo o conteúdo, precisa passar também no nosso post de fatos sobre gatos. É perfeito para quem curte curiosidades do mundo animal.

7- É raro, mas podem falar

Sim, além de gritar, elas também podem… falar. Não é tão comum assim, mas é possível ensiná-las algumas palavras, dependendo da paciência do tutor para ensinar e a predisposição da ave.

As calopsitas não possuem o costume de falar frases, como os papagaios. Normalmente aprendem algumas palavras, mímicas ou sons. Elas também podem conseguir cantar.

8- Bocejam

Outro fato interessante sobre calopsitas é que elas bocejam. Quando estão com sono também abrem a boca assim como nós. Muito similar a gente, não é mesmo? Chega a ser engraçado.

Se estiver afim de ter uma calopsita, vale passar no nosso conteúdo de tipos de gaiolas para calopsitas.

9- Tem terror noturno

Sim, esses animaizinhos tem terror noturno. É preciso ficar muito atento com as movimentações próximas a gaiola a noite, para que elas não fiquem muito assustadas.

Dentre os aspectos que podem causar terror noturno, temos:

  • Luzes
  • Barulhos
  • Sombras
  • Bichos
  • Insetos

Nesses casos, é importante que o tutor retire do ambiente o que está a assustando e a acalme.  Por isso, esse é um dos fatos sobre calopsitas bem relevante para donos e donas do pet.

10- Macho ou fêmea?

O último item da nossa lista de fatos sobre calopsitas é a respeito de uma característica muito peculiar desse pet. É bem difícil conseguir identificar se a calopsita é macho ou fêmea.

O método mais fácil para se descobrir é realizando um teste de sexagem. Outra forma é analisando aspectos da fisionomia do pet. Temos um conteúdo completo sobre como saber se calopsita é fêmea ou macho.

Curtiu conhecer os fatos sobre calopsitas?

Qual desses você achou o mais curioso? Conta para a gente nos comentários e compartilha com aquela pessoa que também ama essa ave.

Agora é hora de seguir para conhecer os fatos sobre coelhos. Outro animalzinho bem interessante e fofinho <3

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS