Como saber se calopsita é fêmea ou macho? – Acabe com as dúvidas agora

O processo de como saber se calopsita é fêmea ou macho é bastante difícil. Mas com as dicas que trazemos nesse post você pode descobrir sozinho, basta analisar as evidências.

O órgão genital da calopsita fica internamente e isso faz com que seja difícil o reconhecimento do sexo. Por isso trazemos esse guia de como saber se a calopsita é fêmea ou macho. Com todos os detalhes que você deve ficar atento.

Os métodos são para analisar tanto características físicas quanto comportamentais. 

Mas saiba que sua amiguinha de asas não pode ser filhotinha. É praticamente impossível descobrir qual o sexo do pet quando ele não teve a primeira troca de penas. À não ser que você recorra a sexagem feita por DNA com algum veterinário.

Outro ponto é que as dicas de como saber se a calopsita é fêmea ou macho por características físicas são para as de cor cinza. As outras são mais difíceis de se notar, então aconselhamos que veja pelas questões comportamentais. 

Agora vamos logo conferir como saber se calopsita é fêmea ou macho! 😀

Leia Também: 6 brinquedos para calopsitas – mimos em conta

Como saber se calopsita é fêmea ou macho

Fisicamente

Listras

O primeiro passo de como saber se sua calopsita é fêmea ou macho é conferindo a parte debaixo da cauda dela. Se possuir algumas listrinhas horizontais, é porque é fêmea.

Mas observe contra a luz. Às vezes algumas listras só são visíveis quando bate uma iluminação bem brilhante.

Você também pode dar uma olhada nas asas. As fêmeas de algumas raças podem possuir manchas amarelas nas asas. Então vale se atentar a esse ponto também.

Leia Também: Como cuidar de uma calopsita: Guia completo para um pet feliz e saudável

Cores

Outro critério que diferencia fisicamente o gênero do seu crush pet são as cores que ele possui no rosto. 

Os machos costumam ter os tons mais marcadas e fortes. Com um amarelo na cara e laranja nas bochechas bem mais saturados. 

Bird Parrot GIF - Find & Share on GIPHY

Penugem

Por fim, a última evidência física de como saber se calopsita é macho ou fêmea que vale conferir é sua penugem. A diferença é sutil, mas basicamente:

  • Calopsitas machos tem sua plumagem cinza mais escuro
  • Calopsitas fêmeas possuem um cinza mais claro

Esse é o método mais falho, principalmente se você tiver uma calopsita de outra raça. Mas ele pode servir como uma forma de te ajudar a ter mais certeza, caso as outras duas características já indiquem o sexo.

Leia Também: [Lista] Nomes para calopsita: 353 opções diferentes

Comportamento

Sexual

A principal diferenciação comportamental de como saber se a calopsita é fêmea ou macho é no quesito sexual. Mais especificamente na forma que elas procuram se acasalar.

A calopsita macho tem um comportamento bem específico quando está com fogo. Ela costuma se abaixar, roçando a cauda nos objetos. O vídeo abaixo é um flagra desse momento:

Além disso, eles são os ativos na hora de seduzir a fêmea, sendo então os mais chamativos no ritual. 

Pode ser que você o veja batendo o bico nos lugares, pavoneando ao redor enquanto assobia ou mantenha as asas levantadas formando um coração quando se olha por trás.

Enquanto isso, a fêmea é mais na dela. Não tem o costume de fazer muita coisa para chamar atenção. Porém existe um hábito que se você ver sua calopsita fazendo, provavelmente indica o sexo feminino.

Quando ela está querendo acasalar, pode ser que ela levante o rabo e faça um barulho diferente. O vídeo abaixo do canal Berçário das Aves é bem explicativo quanto a isso:

Leia Também: Como cuidar de uma calopsita: da alimentação às brincadeiras

Tem como saber pelo canto?

Muito se diz que apenas as calopsitas machos apresentam vocalização. Porém isso é uma indicação falsa, ambos os gêneros são muito inteligentes e possuem a capacidade de repetir algumas palavras.

Tudo depende do ambiente e da criação, então esse não é um critério muito confiável. A fêmea costuma ser mais silenciosa que o macho, mas isso não quer dizer que ela não vá cantar.

Mas pode servir como uma confirmação caso já tenha observado outras pistas. Por exemplo: você percebeu que sua calopsita não tem as listras na cauda, que suas cores são mais fortes e que ela é mais tagarela. Então provavelmente é macho.

E como ter certeza?

Para ter certeza absoluta do sexo da sua calopsita, indicamos que você procure um veterinário de confiança. Existem dois métodos que apenas um especialista pode fazer, são eles:

  • Análise dos ossos pélvicos (são mais largos na fêmea)
  • Teste de DNA

Atenção! Não tente fazer nenhuma dessas coisas por conta própria, você pode acabar machucando o seu bichinho. Procure um profissional para ter certeza de que será feito da forma correta.

Afinal, ninguém quer ver uma gracinha dessas machucada, né?

Waves Hello GIF - Find & Share on GIPHY

Leia Também: Melhores animais de estimação exóticos – de aves à répteis

Nossas dicas de como saber se calopsita é fêmea ou macho foram úteis?

Fala para a gente nos comentários caso tenha descoberto o sexo da sua! Se quiser saber tudo sobre essa ave e como cuidar para que ela tenha uma vida saudável e feliz, confira o Guia Completo para uma Calopsita Saudável e feliz, nele você vai ver:

  • Dicas de compra
  • Escolher a gaiola correta
  • Brinquedos ideias
  • Como adestrar sua ave
  • Ensinar truques divertidos
  • Ensinar a cantar e falar
  • Como saber o sexo
  • Banho e higiene, muda de penas, aparando as asas e corte das unhas
  • Alimentação correta (Frutas, legumes e verduras, vitaminas e minerais
  • Alimentos proibidos
  • Flores e plantas venenosas
  • Identificar doenças, primeiros socorros e doenças mais comuns
  • Como cuidar de filhotes

»»»» Garanta agora mesmo o seu Guia Completo da Calopsita Saudável e Feliz! ««««
E agora que você descobriu o sexo do seu crush pet, está na hora de escolher um nome de acordo, certo? Então vale a pena ver nossa lista de 353 nomes para calopsita. Com certeza você vai achar um que seja a cara da sua 😉