14 fatos sobre cachorros que você nem imaginava. Curiosos!

Os doguinhos são incríveis e todos nós sabemos. Só que existem alguns fatos sobre cachorros que aposto que você não imagina. Por isso, reunimos aqui 14 curiosidades para você descobrir sobre o melhor amigo do homem.

Esse é um post indicado para quem vê os cães como verdadeiros crush pets. Se você é apaixonado nesses lindões, então provavelmente vai curtir conhecer mais sobre eles e entender um pouquinho mais sobre seus comportamentos.

Além de encontrar alguns fatos interessantes sobre cachorros, como por exemplo uma ligação inusitada entre os dogs e o Beatles. 

Se você ama esses lindinhos, vale conferir também nossa lista com 10 alimentos proibidos para cachorros. Bom que assim não corre o risco de dar nada que possa fazer mal para ele.

Curiosidade bateu? Então vamos logo conferir os 14 fatos sobre cachorros.

14 fatos sobre cachorros

1- Olfato do doguinho

O primeiro dos fatos sobre cachorros são sobre seu olfato. Que eles possuem um faro aguçado é algo bem conhecido

Para quantificar, vale a comparação: são 100 milhões de receptores no nariz dos dogs enquanto no nosso são 6 milhões, segundo VCA.

A real é que é calculado que os cachorros possuem um olfato cem mil vezes melhor que o nosso. Então é todo um outro modo de enxergar o mundo, tendo o faro como o principal sentido para entender o seu redor.

Por isso, esse sentido é também um meio de formular comunicação para os dogs. Por mais que os narizes não falem, uma simples fungada ajuda a conhecer o ambiente que estão, os outros animais a sua frente e até mesmo se o outro dog é fêmea ou macho.

Esse super poder dos cachorros faz com que eles tenham feitos incríveis. Como ajudar em buscas de resgates ou também farejar drogas.

A raça Bloodhound, por exemplo, é inclusive legalizada no tribunal como testemunho, sendo um cão policial.

Um outro exemplo interessante é o do dog Pal que ajudou sua dona que passava por problemas de saúde. Ele conseguia sentir o cheiro dos nutrientes presentes no sangue dela e a alertava se estivesse sobrecarregado, leia a história completa aqui.

Além disso, os narizes dos dogs possuem um padrão único. Equiparando como uma espécie de digital dos animaizinhos.

2- Audição do doguinho

Em segundo lugar na nossa lista de fatos sobre cachorros, vemos sobre a audição deles. Não é tão potente quanto o olfato, mas também é um sentido deles que é mais aguçado do que o nosso.

Para ter uma ideia, a audição deles é quatro vezes melhor que a nossa. Além disso, possuem 18 músculos auditivos, fazendo com que tenham uma noção melhor dos ruídos no espaço.

Portanto, a audição deles também é um dos sentidos mais importantes para que ele capte o mundo. Se você ama animais, vai interessar saber que esse também é um dos fatos sobre gatos… sim, os felinos também contam com uma audição melhor que a nossa.

3- Cachorro e natação

Nem todos os doguinhos gostam de água, só que, aqueles que gostam, amam. Esse é um dos fatos interessantes sobre cachorros, há raças que realmente são nadadoras.

Só que lembre: é sempre importante ficar atento ao seu crush pet e não simplesmente jogá-lo na água. Cuidado para que ele não afogue ou fique traumatizado.

Um exemplo de raça nadadora é a Newfoundlands. Ela é tão apaixonada pela água que é usada até para auxiliar em resgates.

Inclusive, em 2016, um Newfoundland chamado Whizz chegou a ser premiado por ter salvo nove pessoas que estavam no mar. Impressionante, certo? Um legítimo salva vidas.

4- Inteligência dos cachorros

Um dos fatos sobre cachorros é que eles são bem inteligentes. pesquisas que mostram que um cachorro adulto é mais esperto que um bebê de dois anos de idade.

Essa percepção vem da capacidade de aprendizado dos bonitos. São capazes de aprender e compreender até 100 comandos, aproximadamente.

Por isso, são muito treinados e usados em variados serviços. Desde militares até médicos. Sem contar os resgates.

Portanto, é muito mais fácil ensinar cachorros alguns truques do que crianças de dois anos. Essa é a base das pesquisas. 

Se você tiver um doguinho, aprenda como adestrar seu cachorro em casa. Nesse post nosso você vai se ligar em como treinar seu crush pet com todo amor e eficiência do mundo.

Além disso, vale ver também os e-books do guia de adestramento de cães. Nele você aprende o passo a passo da metodologia para adestrar. Se quiser, separamos uma lista de curso de adestramento de cães para você conferir também.

5- Labrador: o popular

Segundo a lista de raças populares de cachorros da AKC, o Labrador é o mais popular da América. Ele apareceu no topo do ranking durante 30 anos consecutivos, sendo o último em 2020.

Assim, temos uma ideia de que o Labrador é o queridinho que aparece nos registros da American Kennel Club. E você, qual é a sua raça favorita de cachorro? Conta para a gente nos comentários.

Temos uma lista de raça de cachorros grandes. Se você quiser conferir, tem 20 raças lá, incluindo o labrador e muitos outros.

6- Cachorros e sonhos

Sim, eles sonham. Pesquisadores da MIT descobriram em 2001 que ratos sonham e, depois, aplicaram a investigação nos bonitos.

A conclusão é que os dogs sonham. Inclusive se você observar eles mexendo a patinha durante a noite, provavelmente estão sonhando.

E quanto menor ele for, mais ele sonha. O Chihuahua, por exemplo, tende a sonhar dez vezes mais do que um cachorro grande durante a noite. Curioso, não é?

7- Dogs altruístas

Esse é um dos fatos sobre cachorros que muito provavelmente quem tem o crush pet em casa já sabia disso. Recentemente, um estudo mostrou que os cachorros são uma das poucas espécies que compartilham afeição altruísta, sem buscar nada em troca.

A pesquisa é mais voltada para o comportamento dos cachorros com outros que fazem parte da sua família. A partir dela, viram que os bonitos são capazes de dividir comidas para que o outro também se sinta bem e seguro.

Assim, podemos dizer que os cachorros são bastante sociais, gentis e altruístas. Agindo de forma não-egoísta enquanto visam o bem comum. Fofos demais mesmo.

8- Cores

Há quem diga que os cachorros enxergam tudo em preto e branco. Isso é falso, os bonitos possuem de fato uma visão mais fraca que a nossa e enxergam bem menos cores.

Só que eles conseguem captar o amarelo, o azul e também o cinza. Então eles processam essas cores, fazendo com que sua visão de mundo seja diferente da nossa.

9- Greyhounds Vs Cheetahs

Um dos fatos sobre cachorros mais impressionantes. Um cão da raça Greyhound seria capaz de ganhar de um Cheetah em uma corrida.

Por mais que as Cheetahs consigam correr até 120 km/h, elas só conseguem manter essa velocidade durante 30 segundos. Ou seja, sua corrida é explosiva, só que apenas para curtas distâncias.

Em contrapartida, o Greyhound corre por 40 km/h, só que mantém por até sete milhas. Sendo um corredor de longas distâncias.

O resultado? Provavelmente, em uma corrida, a Cheetah sairia na frente, mas logo cansaria. Dessa forma, o Greyhound não apenas a alcançaria como também a ultrapassaria.

Se quiser entender mais sobre essa corrida de velozes, confira esta matéria da thoughtco. No vídeo abaixo você também visualiza um comparativo dos dois animais:

10- Menor dog de todos

Milly é a menor cachorrinha viva de todos, segundo o Guinness. A Chihuahua mede apenas 9,65 cm e vive em Porto Rico.

Ela nasceu em dezembro de 2011 e é pequenina desde berço. Pesava apenas meio quilo quando era uma recém nascida. Só que sua dona, Vanessa, afirma que trata-se de uma cachorrinha pequenininha, mas de grande personalidade.

A raça Chihuahua é uma das que estão na nossa lista de raças de cachorros pequenos e fofos. Se você ama um cachorrinho de bolso, vale dar um pulo nela.

11- Cachorro e espaço

Esse é um dos fatos sobre cachorros que você já deve ter ouvido falar. Os doguinhos já estiveram fora do planeta terra, dando uma voltinha no espaço.

Sim, a vira lata Laika é extremamente famosa por ter sido enviada ao espaço pela União Soviética em 1957. Foi o primeiro animal a ir para o espaço sideral.

Depois dela, durante a corrida espacial, também foram enviados: macacos, coelhos, outros cachorros e até mesmo gatos. Servindo como testes tanto para a URSS quanto para os EUA darem o passo de enviar um ser humano.

É válido dizer que tais missões exigiam muito dos bichinhos e foram duramente criticadas.

A própria Laika morreu após 6h do lançamento devido ao estresse e temperatura da cápsula. Para ler mais sobre a missão sem volta de Laika, basta vir nessa matéria.

12- Beatles e cachorro

Essa é uma curiosidade inusitada e que foi revelada por Paul McCartney apenas em 2013 durante entrevista. O icônico Sgt. Peppers conta com frequências musicais que não são escutadas por seres humanos.

Algumas são agudas demais para nós captarmos, mas os cachorros conseguem ouví-las. Sim, há certos pontos das músicas que apenas os doguinhos conseguem escutar. Vai que seu crush pet vira um Beatlemaníaco?

Mais especificamente, na última música do álbum ‘A Day in The Life’ que se tem esse trecho. Nele apenas as orelhas dos cachorros conseguem captar o agudo da música. Doideira, né? 

13- Cachorros e Titanic

Três cachorros sobreviveram à tragédia do Titanic. Entre eles está, inclusive, um Lulu da Pomerânia, que foi salvo pela própria dona que havia a enrolado em um cobertor.

Todos os três estavam na primeira classe e eram cachorros de pequeno porte. Para conhecer mais dessa história, você pode ler ela completa aqui.

14- Guiando uma aventura cega

O último dos nossos fatos sobre cachorros é uma história divulgada pelo Washington Post. Trata-se do primeiro homem cego a conseguir realizar a trilha do Appalachian, uma caminhada de mais de duas mil milhas.

Para percorrer o trajeto contou com a ajuda de seu cão guia, chamado Orient. O animalzinho o ajudou a se nortear até após uma queda durante o caminho.

Vai dizer que o cachorro não é o melhor amigo do homem? Juntos cumprindo feitos incríveis. A dupla foi carinhosamente apelidada de Expresso Oriente.

Gostou dos fatos sobre cachorros?

Compartilha com aquela pessoa que também ama doguinhos. Aproveita que chegou até aqui e veja nosso conteúdo sobre como escolher cama para cachorros. Não compre esse mimo para seu pet antes de ler nosso post.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS