10 alimentos proibidos para cachorros: o que você não deve oferecer! Fique atento!

Você é daqueles tutores de pet despreocupados que pensa que cachorro “raíz” pode comer de tudo? É melhor pensar com mais cuidado, existem alguns alimentos proibidos para cachorros que, quando ingerido pelos cães, fazem muito mal a eles.

Pode não parecer, mas assim como qualquer espécie, os cães possuem restrições e intolerância alimentícia, mesmo que comam quase tudo que você oferecer a eles, existem certos alimentos tóxicos para cachorros que devem ser descartados da alimentação desses animais.

É só você pensar em uma criança com intolerância à lactose, se você oferecer um iogurte é provável que ele goste, mas não quer dizer que não vá fazer mal a ele. Entretanto, diferente dos humanos, os cachorros não deixam tão claro o que os faz mal, por isso, é preciso saber o que oferecer, principalmente, quando você decide optar por alimentar seu cão com comida natural caseira para cachorro

10 alimentos proibidos para cachorro: fique atento!

Vamos ao que interessa, listar 10 alimentos que você tem em casa e fazem parte do seu dia-a-dia que devem ser proibidos de dar ao seu cachorro, ou se você não tem o costume de dar qualquer coisa além de reação, deve ficar atento caso ele consuma por engano.

Leia também: Ração ou alimentação natural: prós, contras e a resposta 🐶

1. Cebola 

O primeiro dos alimentos proibidos para cachorro, a cebola possui alta dose de alicina e pode provocar anemia hemolítica. 

Quando frequente pode causar problemas gastrointestinais e até aparição de icterícia, por isso devem ser sempre evitados.

2. Café, chá e chocolate

Todos eles tem uma substância chamada metilxantina, um alcalóide estimulante que atua diretamente no sistema nervoso central do cachorro

Todos os estimulantes presentes nesses 3 alimentos são tóxicos quando consumidos em grandes quantidades. Além disso, causam diarréia nos cachorros.

Dependendo da quantidade de chocolates, o cachorro por ter convulsões e até morrer. Por isso fique atento ao comportamento do pet e se sentir algo estranho, procure o veterinário imediatamente. 

Leia também: Como fazer bolo para cachorro: 3 receitas e os cuidados com a alimentação de seu dog

3. Refrigerantes 

Refrigerantes, principalmente o do Cola, como a Coca Cola, também contêm outros tipos de alcalóides, com presença de cafeína.

Esses estimulantes além de afetar o sistema nervoso central também prejudicam o funcionamento dos rins, do sistema cardiovascular e dos músculos

Além disso, gera uma agitação maior no animal que pode ser muito perigoso para raças com histórico de doenças cardíacas como Pugs.

Leia também: [Guia] Melhores dicas de como acalmar cachorro agitado

4. Abacate

Um dos mais conhecidos da lista de alimentos proibidos para cachorro, o abacate possui uma alta concentração de perina, uma toxina fúngica advinda dos ácidos graxos presentes na fruta. 

O consumo pode provocar problemas de coração e rins e causa até a morte do cachorro em casos mais graves. 

Apesar da toxina estar presente apenas no caroço e nas folhas, o alimento é totalmente contra indicado.

5. Sal

Um dos produtos mais comuns no preparo de alimentos, o sal por conter cloreto de sódio e por isso deve ser evitado.

Uma ingestão maior de sal pode gerar desidratação, além de agravar doenças cardíacas e provocar intoxicação alimentar. Não à toa é o produto mais indicado para induzir vômito em um cachorro.

Por isso, se você está com a intenção de inserir uma alimentação natural para cães, pode ser interessante fazer um curso de alimentação natural para cachorros, afinal, além do sal, outros temperos também devem ser evitados. 

6. Macadâmia

As nozes da macadâmia são advindas de um arbusto e seu consumo pelo cachorro causa uma intoxicação alimentar. Sejam consumidas cruas ou torradas, elas afetam diretamente o sistema nervoso central do seu cão. 

Os sintomas são vistos logo nas primeiras horas de forma brusca e, mesmo que não cause a morte, é preciso sempre estar alerta para que seu cão não consuma por acidente.

7. Uvas e passas

Ambas são ricas em ácido linoleico e outros ácidos graxos que provocam insuficiência renal. Os cachorros que consomem esse tipo de alimento possuem uma concentração maior de nitrogênio ureico no sangue. 

O grande problema desse produto é que não se sabe ainda como as lesões internas são provocadas, mas o maior mal delas vem das sementes, no entanto é um dos alimentos não permitidos para cachorros que menos se sabe dessa lista, por isso é melhor evitar.

8. Álcool

Parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar que álcool e derivados não devem ser oferecidos para cachorros, nem um pouco e nem de brincadeira. Fique atento para que eles não consumam por engano produtos como: 

  • Bebidas alcoólicas
  • Enxaguantes bucais
  • Perfumes 

9. Levedura

Tanto as leveduras comuns quanto os fermentos convencionais também são outro dos alimentos tóxicos para cachorros dessa lista. 

Elas contém alguns fungos e um deles é um espécime unicelular muito perigoso, por isso, tome cuidado para que seu cão não como massa crua de pão, por exemplo, isso pode provocar intoxicações graves no cachorro.

10. Ossos cozidos

Por fim, algo ainda bem comum, e que deve ser erradicado da alimentação do seu pet, são os ossos cozidos, sejam eles feitos em caldos ou na churrasqueira. 

Dar ossos aos cachorros é algo tão corriqueiro que às vezes esquecemos que somente os crus é que podem ser oferecidos. 

Isso porque eles podem quebrar os dentes dos cachorros e, por estarem cozidos, possuem uma facilidade maior para lascar, o que pode gerar engasgos e ferimentos nos cães.  

E aí anotou todos os alimentos proibidos para cachorro? Sabemos que alimentar bem seu pet para que ele cresça saudável e forte é preciso que ele tenha todos os cuidados e mimos que ele merece, não é mesmo?

Conheça a Crush Pets, um portal com dicas para tutores de todos os tipos de animais. Aproveite e leia também: “[LISTA] Receitas de alimentação natural para cachorros 🌭”.

Como dissemos acima, se você tem a intenção de oferecer mais alimentos naturais para seus pets, uma boa dica para não errar e garantir a saúde do pet é realizar cursos de alimentação natural para cães. A seguir fizemos uma lista com ebooks e cursos online para você aprender mais sobre alimentação natural, o que pode e o que não pode. Confira: 

Os ebooks custam a partir de R$47 e podem te ajudar a tornar a alimentação do seu pet mais barata e saudável, garantindo economia também em remédios e em idas ao veterinário. 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS