Marketing para pet shop: 8 ações para gastar pouco e vender mais

O marketing para pet shop é uma ferramenta estratégica, que vai ajudar sua empresa a conquistar novos clientes por meio de divulgação de serviços, promoções, produtos e diferenciais. 

Desde que a internet passou a fazer parte do nosso dia a dia, o marketing digital se tornou um canal muito promissor na divulgação de empresas de grande, médio, pequeno ou micro porte. 

Ele é financeiramente mais acessível do que o marketing tradicional como a televisão e o rádio, ao mesmo tempo que permite que você tenha um contato diário com seu público. 

Mas, nem só de digital se vive uma estratégia de marketing para pet shop de sucesso. Por isso, se você quer aprender mais sobre como atingir o público alvo de pet shop, continue acompanhando esse artigo. 

Marketing para pet shop: 8 dicas de como aplicar

Quer aumentar sua clientela e gerar mais vendas? Então confira oito dicas de  marketing para pet shop: 

  1. Crie uma identidade visual
  2. Invista em materiais institucionais 
  3. Use as redes sociais
  4. Considere fazer parcerias com influenciadores locais
  5. Anúncios pagos
  6. Faça panfletagem na vizinhança 
  7. Esteja no Google Meu Negócio
  8. Envolva sua marca com uma causa

Leia também: Como montar um pet shop gastando pouco: 7 etapas obrigatórias

1. Crie uma identidade visual

Sabe a logomarca da sua empresa? Ela faz parte da identidade visual do seu negócio. 

Junto com a logo, a identidade visual reúne a definição das cores que serão usadas no projeto, as fontes e elementos que acompanham, como slogan e um mascote, por exemplo. 

A identidade visual deve estar presente na criação de elementos publicitários importantes da sua empresa, como:

  • placa de loja, 
  • panfletos, 
  • redes sociais, 
  • cartões de visita, 
  • adesivo de carro e mais.  

2. Invista em materiais institucionais 

Ter um cartão de visita com dados como logomarca, telefone, perfil do Facebook e Instagram, e-mail e WhatsApp, é um elementos fundamentais para qualquer empreendedor. 

Além de compartilhar seu contato em encontros casuais ou eventos, o cartão é uma forma de incentivar seu cliente a entrar em contato. É uma forma de dizer “conta comigo”. Além de divulgar outros canais de vendas e relacionamento que ele pode ter com a sua empresa, sem ser o seu espaço físico. 

Caso você tenha a opção de entrega em casa de ração, acessórios ou medicamento, também é interessante colocar isso no cartão. 

Se preferir invista em um imã de geladeira, bonito e simples, com dados básicos como contato por WhatsApp. 

3. Use as redes sociais

Como dissemos, as redes sociais são canais de fácil engajamento do público alvo de pet shop e uma forma de ficar próximo a eles, diariamente. 

Compartilhe promoções, produtos e serviços, mas lembre-se de mesclar isso com conteúdo informativo e relevante. 

Redes sociais são lugares de compartilhamento de conteúdo, envolvimento e engajamento. Evite só falar da sua empresa e dos seus produtos. 

Alguns conteúdos que são interessantes para suas páginas são: 

Leia também: [Dicas] Como divulgar um Pet Shop nas redes sociais de forma efetiva

Marketing para pet shop

Não tem habilidades com ferramentas como Photoshop para deixar seu Instagram e Facebook tão bonitos? Não tem problema. Você pode comprar pacotes de posts para pet shops prontos ou kit social media para Facebook

4. Considere fazer parcerias com influenciadores locais

Influenciadores digitais que tenham animais são bons contatos para estabelecer. Você pode mandar um presente, como um kit com coleiras, petiscos e tigelas de alimentação, esperando que ele divulgue sua empresa e faça uma agradecimento público no Instagram dele, por exemplo. 

Uma outra opção é estabelecer uma parceria formal. Para isso, converse e proponha uma forma de trabalho em que ele divulgue sua empresa. Nesses casos, você pode oferecer a troca de produtos e serviços como parte do pagamento por essa parceria. 

Entre em contato com o influenciador e converse sobre um modelo de trabalho que seja ideal para ambos.

5. Anúncios pagos

Anúncios pagos podem ser feitos no Google, em blogs parceiros do Google, em redes sociais como Instagram Ads, Facebook Ads e até Youtube Ads, e em outros canais que você achar que atingem o perfil de quem são os clientes de um pet shop. 

Os anúncios para pet shop ajudam sua empresa a alcançar um público maior, dentro do seu raio geográfico de atuação, de maneira mais rápida do que seria se você investisse apenas em alcance orgânico. 

A vantagem é que você pode segmentar o público e estipular o orçamento da campanha a partir de R$ 1 por dia. 

Para entender como anunciar no Instagram, confira o vídeo abaixo. 

6. Faça panfletagem na vizinhança 

A boa e velha panfletagem na vizinhança funciona como um convite para que seus vizinhos venham visitar seu pet shop, além de ser uma boa forma de dizer: “olá, agora você tem um pet shop perto da sua casa”. 

Caso você esteja abrindo seu pet shop agora, considere incluir uma promoção de lançamento como desconto no banho e tosa ou em alguns produtos. 

A vizinhança é muito importante para o tipo de negócio como o pet shop, por isso valorize-a. 

Considere criar um cartão fidelidade e promoções periódicas. 

7. Esteja no Google Meu Negócio

Se o seu pet shop fica em Santos e alguém pesquisa “pet shop em santos” no Google, seria interessante sua empresa aparecer como opção, correto? Para isso, o primeiro passo é acessar o Google Meu Negócio e fazer seu cadastro. 

A partir disso, sua empresa passa a ser uma opção para aparecer de forma destacada para esse usuário, como na imagem abaixo. 

8. Envolva sua marca com uma causa

Seja realizando feiras de adoção ou apoiando uma ONG de animais abandonados. Além de apoiar o setor e fazer sua parte na proteção dos animais, estar envolvido em causas dentro do seu nicho é uma forma de alcançar o público alvo de pet shop que também é engajado. 

Isso não faz você perder seus clientes que não são engajados. Uma coisa é certa, quem ama seus animais valoriza quem cuida deles com amor e faz algo para ajudar. Por isso, considere realizar esse apoio. 

Dicas finais 

Se você está iniciando seu negócio e ainda está em busca de ideias para pet shop, nossa dica final é que aprenda a fazer um plano de negócio para pet shop

Ele vai te ajudar a definir uma série de aspectos do seu negócio, como público, serviços e produtos, bem como ampliará seu conhecimento sobre concorrência, localização e mais. 

Uma dica para quem nunca fez um plano de negócios é fazer um curso de plano de negócio para pet shop online, rápido e super focado nesse setor. Isso vai te ajudar a definir muitas coisas da empresa. 

Um outro curso importante para quem está começando é o curso de como abrir um banho e tosa. Ele também é online e vai ajudar você a agregar mais esse serviço ao seu espaço. 

Nessa pegada, inclua também um curso de ocorrências veterinárias em banho e tosa. Além de deixar você mais preparado para qualquer situação, um certificado nessa área pode deixar seus clientes a ficarem mais tranquilos ao deixarem seus animais com você. 

Veja também: 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS