Comida natural para cachorro: passos para criar uma dieta ideal [com tabela de quantidade]

Montar cardápio de comida natural para cachorro gera dúvidas para quem está fazendo a transição da ração. Realmente, esse assunto deve ser muito bem estudado para que não atrapalhe a saúde do seu pet, oferecendo menos nutrientes do que ele precisa. 

Quando falo em comida caseira para cachorros não quero dizer uma comida igual a que você come. Muito menos dar sobras de refeições para o pet. 

Os cachorros demandam uma dieta preparada especialmente para eles. Por isso, a alimentação natural para cachorros exige um cuidado em montar um cardápio especial para seu pet, equilibrando as vitaminas e minerais fundamentais. 

A comida humana, além de ter ingredientes que não fazem bem para o animal, como alho, cebola e sal, não atende a todas as necessidades do seu cão.

É por isso que a discussão entre ração ou alimentação natural é tão complexa. Afinal, mesmo com os contras relacionados a ração, quando de qualidade (como uma ração premium), ela garante o fornecimento adequado de nutrientes. 

Então, para que você tenha mais segurança ao começar a preparar comida natural para cães, é indicado que se inscreva em um curso de alimentação natural para cães, como os apresentados abaixo:

Além disso, falo aqui sobre alguns detalhes que é bom se atentar sobre a comida natural para cachorro. É fundamental ter certas questões em mente para começar a fazer essa transição e são essas questões que serão pontuadas aqui.

Leia Também: Petisco Natural para Cachorros: receitas e opções prontas

Qual é a quantidade de comida natural para cachorro? 

Essa é uma das perguntas mais frequentes quando o assunto é dieta natural para cachorro. Isso porque, na embalagem da ração sempre está descrita a quantidade que deve ser oferecida diariamente. Mas, e quando é você quem precisa equilibrar as quantidades?

Uma forma simples de dosar a quantidade de comida natural para cachorro é seguindo as diretrizes para baixo. 

Nós a pegamos do site Fresh4Pet, que é uma marca voltada justamente para esse mercado de alimentação natural para pets.

Ela indica a porcentagem média de alimentação por dia sugerida pelo porte do animal, sendo a referência pela qual muitos tutores e veterinários se baseiam:

  • Porte miniatura até 3kg: 7 a 10% do peso corpóreo. 
  • Porte miniatura pesando entre 3 e 5kg: 5 a 6% do peso corpóreo. 
  • Porte pequeno entre 5 e 10kg: 4 a 6% do peso corpóreo. 
  • Porte médio, entre 10 a 25kg: 4 a 5% do peso corpóreo.
  • Porte grande entre 25 a 35kg: 4 a 5% do peso corpóreo. 
  • Porte grande entre 35kg a 42kg: 3 a 4% do peso corpóreo. 
  • Porte gigante (de 42kg para cima): 3 a 4% do peso corpóreo. 

É claro que além da quantidade é preciso avaliar a qualidade da comida que está sendo servida. Temos um conteúdo sobre alimentos tóxicos para cachorro que compensa dar uma olhada.

Há alguns anos era muito comum, principalmente, em fazendas, um cachorro se alimentando à base de angu. Por mais que mate a fome momentânea do animal, o angu não oferece todos os nutrientes necessários para manter um cachorro saudável e feliz!

O angu é pobre em proteínas e outras substâncias necessárias ao animal e uma dieta a base dele pode causar problemas graves como:

  • queda de pelo;
  • feridas na pele;
  • feridas na boca.

Então qual é o equilíbrio ideal da alimentação natural para pets? 

O gráfico abaixo nos mostra que uma dieta feita com comida natural para cachorro deve conter, por prato:

  • 35% carboidratos,
  • 30% de carnes desossadas, 
  • 30% vegetais, 
  • 5% vísceras.

Fonte: Cachorro Verde

Esse site conta com um compilado de informações e receitas. O interessante é que trata-se de um conteúdo feito a partir das diretrizes de especialistas da área de AN, tendo uma boa fundamentação. Vale a pena conferir os sites de alguns deles, como:

Para iniciar nesse ramo de comida natural para cachorro é bem importante estudar e entender o que dizem esses especialistas. 

Afinal, estamos falando da alimentação do seu pet, qualquer alteração tem que ser muito bem planejada e fundamentada para não fazer mal. Portanto, é válido também conferir os seguintes livros:

Mesmo com esses parâmetros para criar comida natural para cachorro é importante que você leve seu pet a um veterinário para fazer uma avaliação da saúde do cão. 

Converse com o veterinário sobre a vontade de iniciar a introdução de comida natural para cachorro e siga as instruções que forem compartilhadas. 

Porque optar pela alimentação natural para cachorros?

Quando construída da maneira correta, a comida natural para cachorro tira do consumo diário do animal elementos como aditivos químicos, transgênicos, conservantes e corantes.

Permitindo que seu dog tenha uma alimentação muito mais saudável, com melhor absorção de nutrientes e melhoria para toda a saúde. 

A mesma coisa acontece com você, quando abandona os alimentos industrializados.

Entre os benefícios em optar pela alimentação natural podemos citar:

  • melhora do sistema imunológico, diminuindo o número de doenças que atingem o animal, 
  • pelos mais macios e brilhantes, com menos quedas ajudando na manutenção da sua casa limpa,
  • mais disposição e energia para brincadeiras e para o dia a dia. Ninguém quer seu doguinho quietinho, triste e fraco, não é mesmo?,
  • eliminação de aditivos químicos e outras substâncias como corantes e conservantes, 
  • fezes mais firmes e sequinhas, 
  • longevidade, alguns estudos começam a apontar que a alimentação caseira, quando bem construída, ajuda a aumentar o anos de vida do seu parceiro, 
  • controle da obesidade, entre outros. 

Reforçamos, ao longo deste artigo, a importância de um cardápio equilibrado. É ele que vai garantir que todos os benefícios listados, realmente, possam ser aproveitados na opção pela comida natural para cachorro. 

Como começar a preparar comida natural para o pet? 

Estudando! Esse é o primeiro passo! Além disso, ir ao veterinário e fazer alguns exames no pet (principalmente de sangue) também é uma etapa fundamental para garantir que tudo ficará bem e será feito para melhorar a saúde desse animal. 

Como dissemos acima, hoje em dia você já encontra cursos que ensinam tutores a criarem um cardápio de comida natural para cães, que seja equilibrado e atenda às demandas nutricionais de cada animal. 

Além claro, de ensinar receitas deliciosas que vão deixar o seu cachorro ainda mais feliz na hora da refeição. 

Acredite, esse passo pode tornar a sua rotina com a alimentação natural do seu cachorro, muito mais simples!

A seguir, reforçamos o convite para você conhecer 4 cursos de alimentação natural para pets. 

Você também pode investir em um curso como esses para iniciar um novo negócio. Quer saber como? Acesse nosso artigo, Como vender comida para cachorro: cursos, receitas [+ dicas].

Isabela
Isabela
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária que ama música, livros, viajar e vídeos animaizinhos fofos. Nas horas vagas curte fazer playlists ou escrever.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS