Hamster ou porquinho da índia? Semelhanças e diferenças

Quer saber qual o melhor roedor para se ter? Se é o hamster ou porquinho da índia? Aqui temos todas as informações sobre ambos pets para você entender mais de cada um e te ajudar a decidir qual será seu novo crush pet.

Roedores são lindinhos e ótimas opções para pets. Principalmente se você mora em um apê e não tem muito espaço para bichinhos de estimação. Inclusive, se quiser, temos uma lista com os melhores animais de estimação para apartamento.

Se você tiver crianças em casa, então… elas ficam super apegadas. Não tem quem não perca para a fofura desses lindinhos, né?

Só que decidir qual o melhor roedor para se ter pode ser difícil. Por isso surge a dúvida: hamster ou porquinho da índia? Para te ajudar nisso, analisaremos os seguintes pontos:

  • Hamster ou porquinho da índia: semelhanças
  • Qual a diferença entre hamster ou porquinho da índia
  • Qual melhor para animal de estimação: hamster ou porquinho da índia

A ideia é que você saia desse conteúdo com sua decisão tomada de qual o melhor pet para a realidade da sua casa. Então agora, sem mais delongas, vamos logo ao que interessa.

Hamster ou porquinho da índia: semelhanças

Para entender as diferenças, é importante antes sacar quais são as semelhanças entre os bichinhos. Por isso, em primeiro lugar: ambos são pets lindinhos e amáveis, sendo ótimas opções.

Quanto à Taxonomia, eles são da mesma Ordem (Rodentia), só que se diferenciam a partir da Família. O que isso quer dizer, hein? Traduz pra mim.

Simples: os dois pets são roedores. Esse é o motivo pelo qual partilham de algumas similaridades. Como por exemplo as pelagens, alguns aspectos do comportamento e um tanto de fisionomia.

Os dois são dentucinhos e precisam ficar roendo para que os dentes não cresçam muito. Além disso, são agitados e gostam de se exercitar. Isso é importante principalmente porque eles têm a tendência de ganhar peso com facilidade.

A serragem para a gaiola é necessária para os dois pets, assim também como alguns brinquedos para roedores. O canal abaixo do Magic Rainbow mostra como fazer alguns:

Se quiser, também pode comprar algum nos links abaixo:

Em resumo, é essa a razão de você notar semelhanças entre ambos e ficar confuso de qual decidir. Só que eles possuem diferenças bem específicas que podem gerar uma melhor adaptação para certos tipos de tutores.

Se você gosta de pets dentucinhos, talvez curta fazer a leitura do nosso conteúdo que traz tudo sobre coelhos de estimação.

Qual a diferença entre hamster ou porquinho da índia?

A verdade é que existem algumas diferenças pontuais entre hamster ou porquinho da índia. Abaixo listamos as principais, para você ter uma ideia de qual se encaixa melhor na sua realidade.

Tamanho

Essa é a principal diferença entre hamster ou porquinho da índia. Os dois são considerados pequenos, mas o hamster é ainda menor que o porquinho da índia. 

Enquanto o pequenino mede, em média, de 13 a 18 cm, seu parente roedor fica entre 20 a 40 cm. Sendo então uma diferença considerável.

Isso implica em uma necessidade de mais espaço para o porquinho da índia. Tanto para gaiola, quanto para quando você for deixar ele livre (os dois pets precisam ter um momentinho livre).

Alimentação

O feno é uma boa opção para os dois, assim como sementes de girassol. Só que, há uma diferença primordial: enquanto os porquinhos da índia são herbívoros, o hamster é onívoro.

Então um precisa de uma fonte de proteína animal, enquanto o outro não. Inclusive é por isso que a ração de hamster não pode ser dada para o porquinho da índia, nem vice-versa.

Para saber qual a dieta balanceada ideal para o bonitinho, é importante ir a um profissional. Procure por alguém da área de veterinária e certifique-se de que irá oferecer a alimentação correta para o pet.

Pode ser interessante também conferir os detalhes dos cuidados com hamster para saber de pontos que merecem atenção.

Expectativa de vida

Outro ponto crucial entre hamster ou porquinho da índia: o tempo de vida. Enquanto o roedor menor vive, em média, 3 anos, o maior fica na média dos 8 anos.

Portanto, pense que um você terá uma responsabilidade mais a longo prazo, enquanto o outro não. Pode parecer bobo, mas isso é algo que pode gerar complicações nos seus planos.

Comportamento

Os hamsters são bem territorialistas, portanto não se dão muito bem com outros pets na mesma gaiola. Inclusive, por isso que porquinho da índia e hamster não podem ficar juntos dividindo a gaiolinha.

Além disso, também são mais independentes. Isso não quer dizer que não sejam afetuosos ou que não interajam com os donos, apenas que são mais independentes durante o dia-a-dia.

Já os porquinhos da índia são bem sociáveis e apegados aos tutores. Então ele demanda um pouquinho mais de atenção e carinho durante o dia.

Qual melhor pet: hamster ou porquinho da índia

Quem chega nessa resposta é você. Como já falamos, os dois são pets incríveis e fofinhos só que você deve pensar em qual melhor se encaixa na sua realidade. Para isso, tenha em mente:

  • Hamsters ocupam menos espaço, são mais independentes e vivem menos
  • Porquinhos da índia são maiores, mais apegados e vivem mais tempo

Pense bem no que você deseja ao adotar um pet e seja responsável com seu novo papel como tutor. Saiba que os dois bichinhos vão demandar cuidados especiais, só que há diferenças entre eles.

Assim você consegue decidir qual o melhor se é algum dos tipos de hamsters ou porquinho da índia para você. Quando tomar sua decisão, conte para a gente nos comentários.

Para te ajudar, aqui vai uma foto de cada fofinho para você ver qual é mais a sua cara:

Esse é um hamster, bem pequenino e independente.

Fonte/Reprodução: Chácara Pet

Já aqui vemos dois porquinhos da índia que são maiores e mais sociáveis 😀

Somos suspeitos de falar, achamos os dois lindinhos demais. Muito crush pets <3

E aí, qual sua decisão? Hamster ou porquinho da índia?

Conta para a gente nos comentários. Agora para continuar a leitura sobre roedores é só conferir dicas de como cuidar de hamster filhote assim você vai saber tudo sobre o bem estar desse pet.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS