Tendências mercado pet: 10 sugestões para você ficar de olho

Quer conhecer as tendências do mercado pet? Selecionamos aqui 10 pontos que merecem um olhar e atenção de quem está inserido nesse meio. Assim você pode refletir sobre como inserir isso no seu negócio e aumentar sua renda.

O mercado pet é um dos setores que seguiram crescendo mesmo depois da pandemia e seu isolamento. Para ter uma ideia, a previsão é que haja um crescimento de 14% em 2022, segundo a CNN.

O motivo? Gostamos muito dos animaizinhos domésticos. Sim, o Brasil é o quarto maior país com população total de animais de estimação do mundo, segundo dados da ABINPET.

Então os cuidados e necessidades de agradar os fofinhos não diminuíram, na verdade pelo contrário. Segue aumentando!

Portanto, se você é desse mercado ou tem interesse em entrar nele, saiba que o solo está fértil. Principalmente se seguir uma dessas tendências do mercado pet:

  • E-commerce
  • Tecnologia
  • Alimentação natural
  • Terapias alternativas
  • Suplementos para pet
  • Eco-friendly
  • Pet groomer
  • Acessórios pet
  • Humanização dos pets
  • Novidades no geral

Para saber mais detalhes de cada uma, fique com a gente até o final.

Tendências mercado pet

1- E-commerce

O primeiro da lista de tendências mercado pet é o e-commerce. Esta tem sido uma tendência geral, principalmente com a situação de isolamento social. O crescimento das vendas online se deu em 27% em 2021, segundo o Estado de Minas.

No que diz respeito aos animaizinhos de estimação, os dados também são promissores. Segundo site e-commerce, o salto foi de 130% das vendas, saindo de R$1,44 bilhão para R$3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022.

Então, podemos dizer que há uma parcela boa do público que procura por compras online. Os benefícios como praticidade e velocidade para aquisição são interessantes para algumas pessoas.

Além disso, pelo fato de muitas vezes o custo ser reduzido, é possível trazer preços bem competitivos nos produtos. Sendo mais um atrativo.

2- Tecnologia

Outro ponto bem previsível é o desenvolvimento de novas tecnologias que podem auxiliar no dia-a-dia do tutor. Sim, o avanço tecnológico também chegou ao mundo dos bichinhos domésticos, sendo uma aposta alta. Alguns exemplos de produtos abaixo:

Além desses produtos, podemos dizer também sobre outros tipos de tecnologias. Como sistemas para pet shops, que auxiliam no controle dos empreendimentos ou o microchip para gatos e dogs que ajuda na identificação do animalzinho.

Esses são só alguns exemplos de como a tecnologia vem chegando com tudo nesse meio. Sendo então uma das grandes tendências do mercado pet.

3- Alimentação natural

A alimentação natural tem conquistado cada vez mais pessoas. É uma alternativa mais orgânica de alimentar seu bichinho, sendo então um caminho mais saudável para sua nutrição.

Logicamente, quando falamos sobre alimentação natural não é nada como deixar os restos da sua comida para o bichinho. Trata-se de uma corrente que demanda bastante responsabilidade, visto que precisa de uma dieta extremamente balanceada.

Então, como há cada vez mais pessoas buscando por esse segmento, dá para aproveitar e se destacar nele. É possível oferecer:

  • Petiscos naturais
  • Alimentos crus para pets
  • Formulação de dieta balanceada
  • E-book com receitas
  • Auxílio na transição da dieta

Logicamente, tudo isso deve vir de pessoas capacitadas e que realmente entendam do assunto. Tome cuidado, estamos falando de algo que afeta diretamente na saúde do bichinho.

Se quiser conhecer mais, confira nosso guia sobre ração ou alimentação natural. Entenda como funciona a aplicação desse modelo de nutrição.

Além disso, também temos uma lista de curso sobre alimentação natural para cães que valem a pena dar uma olhada.

4- Terapias alternativas

Há muitas pessoas procurando por terapias complementares como forma de incrementar tratamentos dos bichinhos. Ela não substitui uma consulta veterinária, até porque não é cientificamente comprovada, mas muitos tutores veem bons resultados desse caminho.

Então, alguns exemplos de terapias alternativas que são tendências mercado pet:

  • Acupuntura
  • Reiki
  • Homeopatia
  • Cromoterapia

No vídeo abaixo você visualiza uma profissional falando sobre a terapia alternativa para pets.

Se quiser, temos também um conteúdo sobre os benefícios do reiki para animais. Além disso, pode conferir o curso de Reiki nível 1 da Agni Terapias. É uma boa opção para quem tem interesse nessa área.

5- Suplementos para pet

Os suplementos também são uma das tendências mercado pet. Segundo PetKeen, a busca por esse produto subiu em 116% de 2019 para 2020.

Buscando sempre melhorar a saúde e bem estar dos mesmos. Por isso, os suplementos são mais uma opção interessante para se investir.

6- Eco-Friendly

As pautas sociais estão cada vez mais em alta de modo geral. A preocupação com o meio ambiente se faz necessária e tem uma grande aderência, sendo pré-requisito para muitas pessoas a busca por empresas ou marcas eco-friendly.

Então, trata-se de mais uma das tendências do mercado pet que são um reflexo da mudança de comportamento geral. 

7- Pet Groomer

Uma espécie de cabeleireiro para os animais. O pet groomer é um profissional especializado que oferece mais do que apenas um banho e tosa.

Ele tem um cuidado maior com os pelos dos bichinhos e ainda realiza cortes diferenciados adequados para cada raça. 

Leia Também: [Lista] Melhor curso de banho e tosa online | TOP 3

8- Acessórios pet

Os acessórios pet são uma grande oportunidade de negócio. Muitas pessoas procuram por itens mais voltados para a aparência dos bichinhos ou de brinquedinhos e outros mimos.

A boa notícia é que é possível fazer acessórios de forma até mesmo artesanal. Um bom exemplo são os laços pets, bem interessantes para se vender.

9- Humanização dos pets

A humanização dos pets diz respeito ao comportamento dos tutores. Esse novo modo de se relacionar com os bichinhos tem sido cada vez mais frequente e pesquisado sobre. Em resumo, são pessoas que tratam os animais igual gente.

Também conhecido como antropomorfização dos bichinhos. Essa característica tem seus pontos negativos e muito tem se debatido a respeito dela.

De qualquer forma, é uma das tendências do mercado pet. É possível oferecer certos produtos ou alimentos que simulem algo que é consumido por humanos. Como por exemplo:

  • Cerveja para bichinhos
  • Sorvete
  • Roupinhas

10- Novidades no geral

Para fechar, vale dizer que uma das principais tendências do mercado pet é a busca dos donos por novidades de modo geral. Produtos novos e diferenciados tem tido boas recepções do público, sendo um ótimo momento para explorar novas ideias.

E aí, o que achou das tendências do mercado pet?

Aproveita agora e emenda a leitura no guia de marketing digital para Pet Shop. Veja como alavancar o seu negócio.

Isabela Montovani
Isabela Montovani
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária e viciada em mudar o cabelo. Ama desenhos animados, música, séries de comédia, livros, viajar e assistir vídeos no youtube. Nas horas vagas curte fazer playlists no Spotify ou escrever textos. Quer me conhecer? Me manda um inbox no insta.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS