Marketing digital para pet shop: TOP 5 dicas para alavancar

O marketing digital para pet shop é, sem dúvida, o caminho com melhor custo benefício para empresas do ramo. 

Além de permitir que você mantenha uma comunicação contínua com seu público alvo, as plataformas online oferecem a maior parte das funcionalidades de maneira gratuita. 

Mas, quais são as estratégias de marketing digital que melhor funcionam para atingir o público alvo de pet shop? 

A seguir criamos um checklist com as táticas que devem ser priorizadas no seu plano de negócios. E por falar em plano de negócios, não se esqueça de fazer o da sua empresa.  Se você nunca teve contato com esse tipo de serviço, conheça o curso de plano de negócio para pet shop online, com plano de negócio pronto para pet shop e dicas eficazes para adaptar para a sua realidade. 

Marketing digital para pet shop: 5 estratégias para aplicar!

1. Instagram e Facebook para pet shop

As redes sociais são canais muito importantes para qualquer estratégia de marketing digital. Nelas se concentram grande parte de quem são os clientes de um pet shop. 

Além de serem plataformas gratuitas, é provável que você já tenha certa habilidade como usuário, tornando o dia a dia a dia das publicações, mais simples.

Marketing digital para pet shop

É claro que você também precisa seguir alguns cuidados especiais como:

  • tornar a página do pet shop uma conta comercial, 
  • criar conteúdo relevante sobre o mercado pet, 
  • compartilhar informações que interessam aos tutores, como dicas de alimentação e vacinas, 
  • apresentar produtos e serviços novos, 
  • divulgar promoções,
  • compartilhar fotos e frases “fofas” e mais. 

Uma dificuldade comum para empreendedores é criar as artes que devem ser publicadas no Instagram e Facebook para pet shop. 

Se esse também for um problema para você existe um jeito barato de resolver isso: você pode comprar pacotes de posts para pet shops prontos ou kit social media para Facebook. Ambos oferecem posts prontos e um vídeo que vai te ajudar a personalizar o conteúdo com a logo e as cores da sua empresa. 

Lembre-se que além de criar um Instagram e Facebook para pet shop você vai precisar criar uma rotina para responder às interações e dúvidas dos usuários. 

2. Abra um canal de comunicação no WhatsApp

O WhatsApp é um canal direto do seu cliente com a sua empresa, por isso, crie uma conta no WhatsApp Business (é gratuito) e use a plataforma para:

  • responder a pedidos,
  • tirar dúvidas, 
  • realizar agendamentos e mais. 

O WhatsApp Business permite que você programe uma mensagem automática para seus clientes, como “Olá! Obrigada pelo seu contato! Aguarde alguns instantes que já iremos te responder”. A funcionalidade também é bastante útil para informar a um cliente que você está fora do horário de atendimento, por exemplo. 

O marketing no WhatsApp também pode ser usado ativamente para, por exemplo, mandar promoções para seus clientes. Mas atenção, antes de mandar mensagem promocional para o cliente pergunte a ele se ele deseja receber essas mensagens. E, claro, não seja inconveniente. Ninguém quer a caixa de mensagem lotada. 

Para criar uma conta no WhatsApp Business, assista ao vídeo abaixo. 

3. Amplie seu alcance com digital influencers

Digital influencers ou influenciadores digitais são pessoas que possuem um alto número de seguidores em suas redes sociais e que possuem um público semelhante ao seu. 

No caso de pet shops, um influenciador interessante para se associar é um que tenha algum animal de estimação. 

Existem influenciadores nacionais e também regionais, ou locais. Estes últimos são os ideias para uma parceria, porque comunicam com as pessoas que você quer e pode atender. 

Entre em contato com o influenciador e peça uma proposta de trabalho ou apresente uma parceria. 

Uma outra opção é enviar presentes, como kit com coleiras e petiscos e torcer para uma divulgação espontânea. 

Entretanto, uma parceria formal, que envolve a produção de alguns conteúdos (os chamados publis) pode trazer mais resultados por ser contínua. 

4. Invista em anúncios

Os anúncios para pet shop vão levar a sua empresa para mais usuários, ampliando o público e reforçando a marca. 

Além de fazer anúncio no Facebook e Instagram para pet shop, você pode também investir em anúncios do Google Ads

O orçamento você é quem estabelece, desde que seja a partir de R$ 1 por dia. Mas você também pode limitar os dias que deseja que o anúncio “rode”. 

Para entender como anunciar no Instagram, confira o vídeo abaixo. 

5. Preocupe-se com o SEO local

SEO é a estratégia de marketing que tem como objetivo ajudar que as páginas de sites e blogs de uma empresa apareçam entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google. O SEO local, entretanto, é um pouco diferente, porque sua empresa não precisa ter um site ou blog.

Basta acessar o Google Meu Negócio e fazer seu cadastro e claro buscar a otimização da sua conta. 

Para entender melhor como fazer isso, indicamos que acesse o artigo, SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”. 

A partir disso, sua empresa passa a ser uma opção para aparecer de forma destacada, no mapa, para esse usuário, em uma pesquisa local, como a do exemplo abaixo. 

Marketing digital para pet shop

E agora, se sente mais preparado para iniciar ou otimizar sua estratégia de marketing digital para pet shop?

Se você está apenas iniciando seu negócio é importante que você esteja capacitado nas várias áreas desse nicho do mercado. Para isso, a maneira mais rápida e barata é investir em um curso online de como abrir um banho e tosa e outro curso de ocorrências veterinárias em banho e tosa. Além de deixar você mais preparado para qualquer situação, um certificado nessa área pode deixar seus clientes a ficarem mais tranquilos ao deixarem seus animais com você. 

Veja também: 

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS

- Advertisement -