Identidade visual para Pet Shop: o que não pode faltar? 🐱

O conceito de identidade visual pode ser entendido como um conjunto de elementos gráficos responsáveis por transmitir a missão, valores e propósitos de uma marca. Tendo isso em vista, como deve ser uma identidade visual para Pet Shop?

Por ser uma etapa super importante para qualquer empresa, é normal que surjam dúvidas, mas não se preocupe! Neste post vamos dar algumas dicas essenciais para você acertar na escolha da identidade visual do seu Pet Shop. Confira!

Qual a importância da identidade visual para Pet Shop?

Como já vimos, a identidade visual é responsável por transmitir as ideias que uma empresa quer passar para seu público, mas não para por aí! Ela também é responsável por chamar a atenção das pessoas, contribuindo para o reconhecimento da marca ao se diferenciar dos concorrentes.

Além disso, o cuidado na escolha dos elementos que compõem a identidade visual do seu Pet Shop demonstram o nível de profissionalismo da sua empresa, gerando maior credibilidade para a sua marca diante do seu público. 

11 dicas para criar uma boa identidade visual para Pet Shop

Cada elemento da identidade visual do seu Pet Shop precisa ser bem pensado, afinal, eles irão comunicar uma mensagem a seu público, então precisam ser coerentes com a proposta do seu negócio

Tenha em mente que, apesar de seus consumidores finais serem os pets, seus clientes reais serão os donos desses animais de estimação. Portanto, a identidade visual do seu Pet Shop precisa transmitir segurança, para que essas pessoas saibam que podem confiar na sua empresa.

Que tal dar uma olhada nos principais itens que compõe a identidade visual de uma marca? Em cada tópico vamos dar algumas dicas, de modo a te inspirar na criação da melhor identidade visual para Pet Shop. Vamos lá?

Nome

A escolha de um nome é algo muito particular. Pode não haver uma fórmula mágica, mas há algumas boas práticas que podem nos dar algum direcionamento.

1 – Seja criativo, mas não fuja do tema

É importante se diferenciar da concorrência, mas se estamos falando de uma identidade visual para Pet Shop, o jeito mais fácil de acertar na escolha é optar por um nome relacionado ao assunto, de modo que só de ouvir as pessoas já saibam do que se trata. É claro que isso não é uma regra, mas pode ser um bom caminho.

2 – Procure ser simples e direto ao ponto

Nomes muito complicados tendem a dificultar o entendimento e memorização, portanto, optar por algo simples sempre será uma opção mais segura.

Logotipo

O logotipo é um elemento muito importante em uma identidade visual, no entanto, não é obrigatório, uma vez que muitas empresas dispensam o uso de um ícone, adotando apenas uma tipografia, como é o caso de marcas como Coca-Cola, Uber, Google, dentre outras. 

3 – Aposte no minimalismo, opte por algo simples

Seguindo a mesma linha da escolha do nome do seu Pet Shop, optar por um logo simples pode ser um caminho mais seguro. 

Além de facilitar o entendimento por parte do público, a escolha de um ícone ou tipografia simples pode evitar dores de cabeça ao fazer aplicações ou impressões em tamanho reduzido. Isso porque o redimensionamento pode esconder alguns detalhes.

Fontes

Quando falamos em fontes, estamos nos referindo tanto a tipografia utilizada em sua logomarca, quanto as utilizadas em suas artes e demais materiais de divulgação. 

É claro que você não precisa se prender a apenas uma, mas se em cada arte você utiliza uma fonte diferente, seu público jamais irá associar uma tipografia à sua marca. Lembre-se que o objetivo da criação de uma identidade visual para Pet Shop é justamente padronizar a sua comunicação e facilitar com que seja reconhecida.

4 – Defina suas fontes

Escolha duas fontes principais e suas variações (negrito e itálico). Você pode combinar tipografias, utilizando uma para títulos e a outra para textos, substituindo por suas variações sempre que necessário.

5 – Dê preferência a fontes sóbrias

Fontes cursivas podem ser muito bonitas, mas nem sempre são de fácil leitura. Para não correr o risco de que as pessoas não entendam o que está escrito, prefira fontes mais clean.

Cores

As cores são elementos muito importantes na construção de uma identidade visual, afinal, elas serão a base de todo a sua comunicação, portanto, escolha com sabedoria.

6 – Dê preferência a cores complementares entre si

Harmonizar cores, mais do que deixar o visual de um projeto bonito, contribui para transmitir a sua mensagem. Um boa forma de combinar é utilizar cores complementares, que são as que estão diametralmente opostas no círculo cromático, conforme você pode ver na imagem abaixo:

Fonte: VivaDecora

Neste sentido, o site da Adobe Color pode te ajudar a encontrar a combinação perfeita, incluindo várias outras regras de harmonização.

7 – Faça uso da Psicologia das cores

A Psicologia das cores parte do princípio de que elementos visuais podem influenciar a percepção das pessoas, logo, poderiam interferir na forma como elas consomem e se relacionam com as marcas. 

Abaixo você pode conferir uma tabela com os significados mais comuns para as principais cores. Talvez isso possa te ajudar na escolha desse elemento para a identidade visual do seu Pet Shop.

Slogan

Outro elemento que pode compor uma identidade visual para Pet Shop é um bom slogan. Não é um item obrigatório, mas ele certamente pode contribuir para fixar a imagem da sua marca no imaginário do seu público.

8 – Seja criativo e objetivo

Um bom slogan precisa ser marcante e objetivo. Para isso, o ideal é que ele não seja muito longo e esteja diretamente ligado a proposta do seu negócio. Para te ajudar a defini-lo, pense na seguinte questão: “Se você pudesse resumir o seu Pet Shop em poucas palavras para seus consumidores, o que diria?”

Embalagens

Mais do que servir para transportar produtos, as embalagens também podem contribuir com o marketing do seu Pet Shop

9 – Personalize caixas e sacolas

Caixas e sacolas personalizadas, seguindo a sua identidade visual, dão um toque de cuidado, além de fortalecer a imagem da marca, fazendo as pessoas lembrarem dela sempre que virem a embalagem.

Artes e imagens

Tanto o marketing digital para Pet Shop quanto os meios tradicionais de divulgação, como folders e panfletos, precisam de artes de qualidade, não é mesmo?

10 – Utilize imagens de qualidade

Criar artes de qualidade sempre contará pontos positivos na hora de divulgar o seu Pet Shop, principalmente no Instagram, afinal, imagens bonitas chamam mais atenção. 

<iframe src="https://giphy.com/embed/2tSodgDfwCjIMCBY8h" width="480" height="361" frameBorder="0" class="giphy-embed" allowFullScreen></iframe><p><a href="https://giphy.com/gifs/cat-fransolo-catday-2tSodgDfwCjIMCBY8h">via GIPHY</a></p>

Por isso, use e abuse de imagens relacionadas ao mundo pet, a fim de deixar claro logo na primeira olhada em qual ramo você atua.

11 – Mantenha um padrão

Como já mencionamos no tópico das cores e fontes, é importante que sua identidade visual siga um padrão para fortalecer a imagem da sua marca. Isso não quer dizer que você nunca possa variar, mas deve sempre garantir que as pessoas identifiquem sua empresa ao ver um de seus materiais de divulgação.

Dessa forma você permite que os consumidores criem memórias com sua marca, fortalecendo-a cada vez mais.

Viu como é fácil criar uma identidade visual para Pet Shop?

A criação de uma identidade visual requer atenção e coerência, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças, concorda?

Apenas tenha em mente que, apesar de a identidade visual do seu Pet Shop ser formada pela interação entre todos esses elementos, eles precisam ser trabalhados de forma sólida. Assim, mesmo isolados, eles conseguirão evocar nas pessoas a imagem da sua marca. 

Mas será que isso realmente é possível? É claro que é! No vídeo abaixo você pode conferir um comercial de Doritos no qual nem o nome e nem a logo do produto aparecem, e ainda assim, reconhecemos facilmente a que produto se refere. Confira:

Incrível, não acha? 

Agora é hora de botar a mão na massa e criar sua própria identidade visual para Pet Shop. Seguindo essas dicas você certamente irá arrasar! 😺


Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS