Identidade visual para Pet Shop: o que n√£o pode faltar? ūüźĪ

O conceito de identidade visual pode ser entendido como um conjunto de elementos gráficos responsáveis por transmitir a missão, valores e propósitos de uma marca. Tendo isso em vista, como deve ser uma identidade visual para Pet Shop?

Por ser uma etapa super importante para qualquer empresa, √© normal que surjam d√ļvidas, mas n√£o se preocupe! Neste post vamos dar algumas dicas essenciais para voc√™ acertar na escolha da identidade visual do seu Pet Shop. Confira!

Qual a import√Ęncia da identidade visual para Pet Shop?

Como j√° vimos, a identidade visual √© respons√°vel por transmitir as ideias que uma empresa quer passar para seu p√ļblico, mas n√£o para por a√≠! Ela tamb√©m √© respons√°vel por chamar a aten√ß√£o das pessoas, contribuindo para o reconhecimento da marca ao se diferenciar dos concorrentes.

Al√©m disso, o cuidado na escolha dos elementos que comp√Ķem a identidade visual do seu Pet Shop demonstram o n√≠vel de profissionalismo da sua empresa, gerando maior credibilidade para a sua marca diante do seu p√ļblico. 

11 dicas para criar uma boa identidade visual para Pet Shop

Cada elemento da identidade visual do seu Pet Shop precisa ser bem pensado, afinal, eles ir√£o comunicar uma mensagem a seu p√ļblico, ent√£o precisam ser coerentes com a proposta do seu neg√≥cio

Tenha em mente que, apesar de seus consumidores finais serem os pets, seus clientes reais serão os donos desses animais de estimação. Portanto, a identidade visual do seu Pet Shop precisa transmitir segurança, para que essas pessoas saibam que podem confiar na sua empresa.

Que tal dar uma olhada nos principais itens que comp√Ķe a identidade visual de uma marca? Em cada t√≥pico vamos dar algumas dicas, de modo a te inspirar na cria√ß√£o da melhor identidade visual para Pet Shop. Vamos l√°?

Nome

A escolha de um nome é algo muito particular. Pode não haver uma fórmula mágica, mas há algumas boas práticas que podem nos dar algum direcionamento.

1 – Seja criativo, mas n√£o fuja do tema

√Č importante se diferenciar da concorr√™ncia, mas se estamos falando de uma identidade visual para Pet Shop, o jeito mais f√°cil de acertar na escolha √© optar por um nome relacionado ao assunto, de modo que s√≥ de ouvir as pessoas j√° saibam do que se trata. √Č claro que isso n√£o √© uma regra, mas pode ser um bom caminho.

2 – Procure ser simples e direto ao ponto

Nomes muito complicados tendem a dificultar o entendimento e memorização, portanto, optar por algo simples sempre será uma opção mais segura.

Logotipo

O logotipo √© um elemento muito importante em uma identidade visual, no entanto, n√£o √© obrigat√≥rio, uma vez que muitas empresas dispensam o uso de um √≠cone, adotando apenas uma tipografia, como √© o caso de marcas como Coca-Cola, Uber, Google, dentre outras. 

3 – Aposte no minimalismo, opte por algo simples

Seguindo a mesma linha da escolha do nome do seu Pet Shop, optar por um logo simples pode ser um caminho mais seguro. 

Al√©m de facilitar o entendimento por parte do p√ļblico, a escolha de um √≠cone ou tipografia simples pode evitar dores de cabe√ßa ao fazer aplica√ß√Ķes ou impress√Ķes em tamanho reduzido. Isso porque o redimensionamento pode esconder alguns detalhes.

Fontes

Quando falamos em fontes, estamos nos referindo tanto a tipografia utilizada em sua logomarca, quanto as utilizadas em suas artes e demais materiais de divulga√ß√£o. 

√Č claro que voc√™ n√£o precisa se prender a apenas uma, mas se em cada arte voc√™ utiliza uma fonte diferente, seu p√ļblico jamais ir√° associar uma tipografia √† sua marca. Lembre-se que o objetivo da cria√ß√£o de uma identidade visual para Pet Shop √© justamente padronizar a sua comunica√ß√£o e facilitar com que seja reconhecida.

4 – Defina suas fontes

Escolha duas fontes principais e suas varia√ß√Ķes (negrito e it√°lico). Voc√™ pode combinar tipografias, utilizando uma para t√≠tulos e a outra para textos, substituindo por suas varia√ß√Ķes sempre que necess√°rio.

5 РDê preferência a fontes sóbrias

Fontes cursivas podem ser muito bonitas, mas nem sempre s√£o de f√°cil leitura. Para n√£o correr o risco de que as pessoas n√£o entendam o que est√° escrito, prefira fontes mais clean.

Cores

As cores são elementos muito importantes na construção de uma identidade visual, afinal, elas serão a base de todo a sua comunicação, portanto, escolha com sabedoria.

6 РDê preferência a cores complementares entre si

Harmonizar cores, mais do que deixar o visual de um projeto bonito, contribui para transmitir a sua mensagem. Um boa forma de combinar é utilizar cores complementares, que são as que estão diametralmente opostas no círculo cromático, conforme você pode ver na imagem abaixo:

Fonte: VivaDecora

Neste sentido, o site da Adobe Color pode te ajudar a encontrar a combinação perfeita, incluindo várias outras regras de harmonização.

7 РFaça uso da Psicologia das cores

A Psicologia das cores parte do princ√≠pio de que elementos visuais podem influenciar a percep√ß√£o das pessoas, logo, poderiam interferir na forma como elas consomem e se relacionam com as marcas. 

Abaixo você pode conferir uma tabela com os significados mais comuns para as principais cores. Talvez isso possa te ajudar na escolha desse elemento para a identidade visual do seu Pet Shop.

Slogan

Outro elemento que pode compor uma identidade visual para Pet Shop √© um bom slogan. N√£o √© um item obrigat√≥rio, mas ele certamente pode contribuir para fixar a imagem da sua marca no imagin√°rio do seu p√ļblico.

8 – Seja criativo e objetivo

Um bom slogan precisa ser marcante e objetivo. Para isso, o ideal √© que ele n√£o seja muito longo e esteja diretamente ligado a proposta do seu neg√≥cio. Para te ajudar a defini-lo, pense na seguinte quest√£o: ‚ÄúSe voc√™ pudesse resumir o seu Pet Shop em poucas palavras para seus consumidores, o que diria?‚ÄĚ

Embalagens

Mais do que servir para transportar produtos, as embalagens também podem contribuir com o marketing do seu Pet Shop

9 – Personalize caixas e sacolas

Caixas e sacolas personalizadas, seguindo a sua identidade visual, dão um toque de cuidado, além de fortalecer a imagem da marca, fazendo as pessoas lembrarem dela sempre que virem a embalagem.

Artes e imagens

Tanto o marketing digital para Pet Shop quanto os meios tradicionais de divulgação, como folders e panfletos, precisam de artes de qualidade, não é mesmo?

10 – Utilize imagens de qualidade

Criar artes de qualidade sempre contará pontos positivos na hora de divulgar o seu Pet Shop, principalmente no Instagram, afinal, imagens bonitas chamam mais atenção. 

<iframe src="https://giphy.com/embed/2tSodgDfwCjIMCBY8h" width="480" height="361" frameBorder="0" class="giphy-embed" allowFullScreen></iframe><p><a href="https://giphy.com/gifs/cat-fransolo-catday-2tSodgDfwCjIMCBY8h">via GIPHY</a></p>

Por isso, use e abuse de imagens relacionadas ao mundo pet, a fim de deixar claro logo na primeira olhada em qual ramo você atua.

11 – Mantenha um padr√£o

Como já mencionamos no tópico das cores e fontes, é importante que sua identidade visual siga um padrão para fortalecer a imagem da sua marca. Isso não quer dizer que você nunca possa variar, mas deve sempre garantir que as pessoas identifiquem sua empresa ao ver um de seus materiais de divulgação.

Dessa forma você permite que os consumidores criem memórias com sua marca, fortalecendo-a cada vez mais.

Viu como é fácil criar uma identidade visual para Pet Shop?

A criação de uma identidade visual requer atenção e coerência, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças, concorda?

Apenas tenha em mente que, apesar de a identidade visual do seu Pet Shop ser formada pela intera√ß√£o entre todos esses elementos, eles precisam ser trabalhados de forma s√≥lida. Assim, mesmo isolados, eles conseguir√£o evocar nas pessoas a imagem da sua marca. 

Mas ser√° que isso realmente √© poss√≠vel? √Č claro que √©! No v√≠deo abaixo voc√™ pode conferir um comercial de Doritos no qual nem o nome e nem a logo do produto aparecem, e ainda assim, reconhecemos facilmente a que produto se refere. Confira:

Incr√≠vel, n√£o acha? 

Agora √© hora de botar a m√£o na massa e criar sua pr√≥pria identidade visual para Pet Shop. Seguindo essas dicas voc√™ certamente ir√° arrasar! ūüėļ


Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Comente Abaixo