10 Ideias criativas para pet shop. Deixe o seu mais atrativo

10 ideias criativas para pet shop. Saiba como incrementar o seu negócio, podendo assim atrair mais clientela e ter diferenciais competitivos para se destacar.

O mercado pet está em alta, sendo um dos setores que continuou crescendo durante a pandemia. A previsão de crescimento em 2022 era de 14%

Além disso, o Brasil é o quarto maior país com população total de animais de estimação do mundo, segundo dados da ABINPET.

Sendo assim, trata-se de um meio bastante interessante de se estar presente. Portanto, ter uma lista de ideias criativas para pet shop pode ser bem útil. A seleção que trazemos aqui conta com:

  • E-commerce
  • Pet shop móvel
  • Alimentação natural
  • Terapias alternativas
  • Acessórios ou brinquedos artesanais
  • Pet groomer
  • Produtos premium
  • Acessibilidade
  • Kit festa
  • Pet café

Fique com a gente até o final e entenda mais sobre cada um desses pontos, além de conferir algumas referências para servir de inspiração. Assim você consegue aderir às ideias criativas para pet shop que mais tenham a ver com o seu negócio.

Ideias criativas para pet shop

1- E-commerce

Com certeza o e-commerce é uma das melhores ideias criativas para pet shop. Esse modo de vendas tem ganhado cada vez mais o público, principalmente após o isolamento causado pela pandemia da Covid-19.

Fazer compras online se tornou uma necessidade durante o período. Tal hábito se manteve para muitas pessoas, visto que é mais prático e rápido. Agora, do ponto de vista de quem tem um pet shop, pode ser até mais em conta do que ter um espaço físico.

Para você ter uma ideia, segundo a PetKeen, 42% dos donos de pet compram a comida para o bichinho online. Sendo um índice bem significativo, demonstrando que há sim público para esse tipo de serviço.

Então, essa é uma das ideias criativas para pet shop que merecem ser estudadas e consideradas com carinho e atenção.

2- Pet shop móvel

O pet shop móvel também é uma alternativa para quem busca por um meio mais em conta de ter um pet shop. Ele funciona como uma espécie de food truck, só que de pet shop.

Ou seja, você não tem o espaço físico, apenas o automóvel que te leva para a casa dos clientes. Nele você realiza seus serviços e vende os itens e acessórios necessários.

Se quiser ter uma ideia melhor, veja o vídeo abaixo sobre um pet shop móvel e entenda como funciona:

Se quiser, também temos um guia completo sobre o pet shop móvel. Nele você vai entender todos os detalhes sobre esse modelo de negócio.

3- Alimentação natural

A terceira opção da lista de ideias criativas para pet shop é o segmento de alimentação natural. Essa é inclusive uma das tendências do mercado pet, sendo então uma alternativa atrativa.

Muitos tutores têm optado por oferecer alimentos mais naturais e orgânicos para seus bichinhos. Quando dados de forma correta e com um bom acompanhamento, a alimentação natural pode melhorar o bem estar dos pets.

Então, com isso, há uma procura desse nicho de tutores. Eles podem procurar por:

  • Petiscos naturais
  • Alimentos crus
  • Receitas para alimentação natural
  • Auxílio profissional para introduzir uma dieta natural e balanceada

Enfim, são diversas as formas de dar suporte e atender às demandas dessas pessoas. Por isso, acaba sendo um possível incremento para o seu pet shop.

4- Terapias alternativas

Seguindo a linha da alimentação natural, há quem esteja procurando por terapias alternativas para os pets. Elas não substituem o apoio de veterinários e profissionais especializados, mas diversos donos optam por aderir ao tratamento complementar.

Quando falamos em terapias alternativas, queremos dizer em:

  • Acupuntura
  • Reiki para animais
  • Homeopatia

Nada disso é cientificamente comprovado, mas muitas pessoas notam uma boa recepção dos pets por essas terapias. Ajudando, por exemplo, no estresse e maus comportamentos. Tendo quem fale sobre os benefícios do reiki para animais, por exemplo.

Oferecer algum serviço voltado para esse tipo de terapia, pode ser bem interessante para seu pet shop.

5- Acessórios ou brinquedos artesanais

Donos de pet gostam muito de dar mimos e agradinhos para seus queridos. Então, o ramo de vendas de acessórios ou brinquedos artesanais para animais domésticos tem bastante potencial.

Você pode vender roupinhas, lacinhos, gravatinhas, sapatinhos… ou qualquer outro brinquedo. No vídeo abaixo você vê um pouco sobre a venda de lacinhos pet:

Rola também de aceitar pedidos sob encomenda, gerando uma personalização de itens. Isso é bem bacana e é uma das ideias criativas para pet shop mais legais.

Para começar, vale descobrir como fazer laços pet. Já demos o passo a passo de 3 modelos famosos para você.

6- Pet groomer

Mais do que oferecer os cuidados de um pet shop, o pet groomer funciona como um cabeleireiro de bichinhos. Ele cuida dos pelos e realiza cortes específicos, tendo um senso estético maior.

Dessa forma, deixam os animaizinhos mais bonitos ainda e com os pelos muito bem cuidados. Essa especificação tem ganhado maior destaque e alcançado as graças dos tutores, principalmente dos cachorros.

Já passamos três indicações de curso de penteados em cães. É perfeito para quem tem interesse no pet groomer.

7- Produtos premium

Seguindo a mesma lógica da alimentação natural, os produtos premium ganham um grande espaço. Afinal, os tutores estão cada vez mais dedicados e preocupados com seus pets, visto que para muitos os animaizinhos são a maior companhia.

Então, com isso, a busca por produtos premium aumenta, com donos dispostos a investir bem na saúde dos animais. Quando falamos em produtos, nos referimos a:

  • Ração
  • Petiscos
  • Remédios
  • Exames
  • Acessórios
  • Mimos no geral
  • Itens de higiene

Em resumo, tudo o que puder ser vendido para pets que sejam de fato de primeira linha. Então, uma das ideias criativas para pet shop é ter um estoque forte com produtos desse estilo.

8- Acessibilidade

Focar na acessibilidade para pets que estejam com alguma dificuldade física é uma das ideias criativas para pet shop. Seja para deixar o seu local acessível para esses bichinhos, ou para ter como público-alvo os animais que precisam desse cuidado extra.

9- Kit festa

As festinhas para animaizinhos tem sido cada vez mais comuns. É provável que você já tenha visto na internet alguma imagem ou vídeo de um doguinho com um bolinho comemorando o aniversário de um ano.

Então, oferecer um kit festa na sua loja pode ser uma das ideias criativas para pet shop. Divulgue o serviço e veja se o seu público acha interessante.

Veja três receitas de como fazer bolo para cachorro. Sem contar nos cuidados que deve ter na hora de fazer esse tipo de alimento.

10- Pet café

Para fechar nossa lista de ideias criativas para pet shop, chegamos com o pet café. Obviamente, para aderir a essa sugestão, é preciso um bom espaço físico e também disposição e investimentos para transformar o modelo de negócio.

No Japão os pet cafés se tornaram um dos modos de entretenimento. No vídeo abaixo você vê um Dog Café da região:

Você pode adaptar essa ideia para incluir o seu negócio. Ter um espaço para que os donos deixem os doguinhos socializando e sobre os cuidados da equipe, enquanto tomam um café.

Pode ser bem bacana e uma alternativa para aumentar o ticket médio dos clientes. Só lembre de estudar e pesquisar bem antes para ver se é uma alternativa viável e interessante para seu público.

O que achou das ideias criativas para pet shop?

Aproveita que chegou até aqui e confira os 8 equipamentos para pet shop que são obrigatórios. Assim você já analisa se já tem tudo o que é necessário para inaugurar o seu.

Isabela
Isabela
Gateira dona de dois lindinhos: Stark e Snow. Publicitária que ama música, livros, viajar e vídeos animaizinhos fofos. Nas horas vagas curte fazer playlists ou escrever.

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS