Como acalmar o cachorro quando chega visita? Dicas eficientes.

Quem tem um doguinho agitado sabe bem a dificuldade quando recebe alguém em casa. Por isso fizemos esse conteúdo sobre como acalmar o cachorro quando chega visita. Confira nossas dicas com métodos eficientes.

Alguém chega em casa e o seu crush pet começa a latir, pular, abanar o rabo e fazer a maior bagunça. Talvez a pessoa até não se incomode, mas você se sente desconfortável com a situação e sempre fica na preocupação dele fazer algo.

Essa cena é recorrente para você? Se sim, vale muito a pena descobrir como acalmar o cachorro quando chega visita. Principalmente se o seu cachorro avança nas visitas, por exemplo.

Caso não seja algo comum, pode passar também pela situação do cachorro ficar agitado do nada. E aí, o que fazer quando isso rolar?

Para responder essas dúvidas e te ajudar a lidar melhor com esse cenário, se liga nas dicas de como acalmar o cachorro quando chega visita que você vai ver aqui hoje:

  • Acostume
  • Evite atenção
  • Não pular
  • Distração
  • Comunique as visitas
  • O espaço dele
  • Adestramento

Simplesmente tudo o que você precisa para lidar com essa agitação toda. É sobre adestrar e educar com carinho e jeito. Curtiu a ideia? Então aproveita também para dar um pulo depois no nosso post sobre como adestrar um cachorro em casa.

Agora, sem mais enrolação, vamos descobrir como acalmar o cachorro quando chega visita.

Como acalmar o cachorro quando chega visita

1- Acostume

Um dos motivos da agitação dos dogs ao chegar visita é a falta de costume com a situação. Então é preciso que você treine ele para não se sentir ansioso, estressado e nem muito agitado com a chegada de alguém.

Mas meu cachorro está estranhando todo mundo que chega em casa, por quê? Com a pandemia e isolamento, muitas pessoas tiveram uma diminuição na recepção de amigos em casa. Por isso, com o retorno gradual pode estar rolando essa confusão.

Portanto, o primeiro passo de como acalmar o cachorro quando chega visita é: treine para acostumá-lo. Para isso, deve ser aos poucos e com prática consistente, não sendo algo que se consegue da noite para o dia.

Lembre também de sempre seguir a linha do reforço positivo e não da punição. Ser agressivo com seu crush pet pode só deixá-lo mais confuso e agitado com a situação.

Comece o acostumando com campainha. Para isso, você pode iniciar sozinho com ele.

  • Faça um som similar ao de alguém batendo na porta
  • Veja como ele vai reagir, se ficar muito agitado repita o som só que mais baixo
  • Dessa forma ele irá, aos poucos, se acostumar com a sonoridade
  • Quando ele reagir sem muita agitação, recompense com algum agradinho

Assim você deve ir aumentando gradualmente o treino, como se subisse de level. Depois que ele acostumar com a batida, treine para se acostumar com a campainha (dica: coloque no celular o som de uma campainha).

Depois que fizer isso, chame alguém próximo (familiar ou amigo) para te ajudar no próximo passo. Que será da seguinte maneira:

  • A pessoa deve bater na porta
  • Abra a porta e veja a reação
  • Se ele ficar muito agitado, indo para cima dela, peça para ela voltar atrás sem dar atenção a ele
  • Repita o procedimento até que se acostume
  • Quando tiver um comportamento bacana, recompense com agradinho

Uma dica extra é ensiná-lo a sentar. Assim você pode incluir no processo o comando para que ele receba a pessoa sentadinho e quietinho.

Outra alternativa é ter uma cama para cachorro e ensinar a ele a ficar nela quando alguém chegar em casa.

Essa é uma das formas de como acalmar o cachorro quando a visita chega. Se for filhote, pode ser que pegue de forma mais rápida, sendo uma alternativa para quem quer fazer com que o filhote possa receber visita em casa.

2- Evite atenção

O segundo passo de como acalmar o cachorro quando visita chega é evitar atenção. Depois que o tiver treinado e acostumado com a situação da chegada de alguém, é hora de colocar em prática.

Em um primeiro momento ele pode ficar confuso quando chegar alguém novo e não reagir da exata forma que foi treinado. Existem situações até em que o cachorro avança na visita.

Nessas horas você deve ignorá-lo até que entenda o que está acontecendo. No máximo repetir o comando negativo para que ele entenda que não deve se comportar assim.

Isso é difícil, mas é a melhor forma de lidar. Quando você briga com ele e volta sua atenção para o pet, de certa forma estará entregando o que ele quer que é a sua atenção. Então é preciso demonstrar que não será assim que ele vai conseguir o que quer.

Esse jogo de percepção e sensibilidade estreita os laços com o pet e é essencial nesse processo. Você não pode considerar que o cachorro ficou agitado do nada, tente interpretar o que está acontecendo para saber como lidar.

Assim que ele parar com o mau comportamento, lembre de dar um agradinho para ele. Isso faz com que ele perceba pelo reforço positivo como deve agir. Se quiser algo mais natural, passe no nosso post que ensina como fazer biscoitos naturais para cachorro.

3- Não pular

Uma das piores coisas para quem tem dog agitado com visita é o momento que ele fica pulando sem parar em cima de quem chega. A pessoa pode até não se sentir incomodada, mas é algo que deixa os tutores desconfortáveis.

Se você fica assim, então precisa conhecer algumas dicas para ensinar ele a não pular. Deve fazer da seguinte forma:

  • Recompense ele por manter as quatro patas no chão
  • Se ele pular, mantenha-se calmo e não reaja, o ignorando. Quando ele colocar as patas no chão, recompense.

Dica extra: não fique brigando com ele nem falando para descer. Isso vai confundí-lo, porque você estará dando a ele uma atenção.

Nossos conteúdos sobre como fazer cachorro parar de latir e com 4 dicas de como educar filhote de cachorro agitado e mordendo podem te ajudar também. Essa bagunça inicial é complicada.

4- Distração

Tenha brinquedos para mantê-lo distraído. Se ele for um cachorro muito agitado ou ansioso, esse truque vai ajudar com que ele se acalme.

Então não fique sem um brinquedo na manga. Algo bem duradouro que vai fazer com que ele fique entretido por bastante tempo. 

O vídeo abaixo do canal Bruno Correa ensina como fazer um brinquedo para cachorro. Simples e em conta, vale a pena tentar:

Além disso, você pode adquirir algum na Amazon também, chega rapidinho em casa:

Você encontra mais opções de brinquedos listadas no nosso conteúdo sobre coisas para cachorro. Tem de tudo nele 😉

5- Comunique as visitas

Esse é um passo essencial para quem está começando a ver como acalmar o cachorro quando chega visita. Como já falamos, trata-se de um processo onde você estará ensinando ele. Não é algo que ele vai se adaptar da noite para o dia.

Então é importante você conversar com as visitas que estão chegando em sua casa antes. Falar sobre seu cachorro está passando por essa adaptação e pedir para que evitem de dar atenção para ele em um primeiro momento.

Com a pessoa ciente sobre a situação, não rola nenhum constrangimento e ela não acaba atrapalhando as etapas. Além disso, é bom que você sonda se ela tem algum problema com isso.

Se tiver, vocês podem recombinar para outro dia ou em outro local. O aviso prévio é importante para que ninguém seja pego de surpresa.

6- O espaço dele

Ter um espaço para deixar seu cachorro por lá em situações extremas. Às vezes o dog precisa de um tempo para se acalmar sozinho, distrair e entender a situação e pessoa nova.

Então seja um cômodo, um espaço aberto, ou um cantinho separado. É importante que tenha um espaço dele e que você eventualmente durante o dia-a-dia o acostume a ficar por lá.

Lembre de ter brinquedinhos, comida e tornar o ambiente agradável e com distrações. Assim fica uma espécie de refúgio até ele entender a situação.

Quer aprender como ensinar cachorro a deitar, sentar e dar a pata? Temos uma publicação completa sobre esse ponto, vale a pena conferir.

7- Adestramento

Por fim, nossa última dica de como acalmar o cachorro quando chega visita é: adestramento. Como vocês devem ter notado, demos dicas e métodos simples que vão te ajudar a treinar e educar seu crush pet.

Um bom adestramento fará isso de maneira profissional, auxiliando a adequar as dificuldades comportamentais. Caso seu dog fique muito agitado, é bem bacana que você o coloque no adestramento.

É mais confortável e prático tanto para os tutores quanto para os pets. Só lembre de se certificar de ser com um bom profissional e que irá tratar seu bichinho bem, ok?

Caso você tenha interesse em aprender sobre essa área, dê uma olhada em algumas opções de curso de adestramento de cães. Abaixo algumas delas:

Viu como acalmar o cachorro quando chega visita?

Foram dicas práticas e eficientes como falamos no começo do post. Lembre de salvar a página nos favoritos para retornar e não perder os exercícios e truques que ensinamos.

Agora é hora de seguir na leitura das melhores dicas de como acalmar cachorro agitado. Esse é um guia completo que também fizemos sobre o assunto, pode ser útil nesse processo de educação do seu crush pet.

Crush Pets
  • Crush Pets é um Blog para todos os amantes de Pets. Seja cachorro, gato, tartaruga, furão, peixe... tanto faz! Aqui juntamos a comunidade e falamos sobre como cuidar dos animais que amamos 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS FRESQUINHOS